Este conhecido modelo, possuiu atributos que o tornam porventura no mais desejado do segmento, em especial pelo seu design de competição e desportividade assumida.
A Ford bem ciente do mercado norte americano, e do sucesso de vendas das suas “pick up” não quis deixar os europeus sem conhecerem o ADN desta cultura que tantos gostam.
Este modelo aqui exibido não têm um motor V8 como é habitual em terras do “Tio Sam” mas encontra-se motorizado com uma unidade bem mais acessível para o nosso mercado, não só em termos fiscais como no que a consumos diz respeito.
O seu motor turbodiesel de 2 litros de capacidade debita 210 cavalos de potência e um binário máximo de 500 Nm. Acoplado a esta unidade motriz encontra-se uma caixa de velocidades automática de 10 velocidades.
As performances deste modelo não deixam dúvidas sobre as suas capacidades, falamos de um registo de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e uma velocidade máxima de 170 km/h. Nada mau, quando falamos de um veículo preparado para todo o terreno e com um peso de quase 2,5 toneladas.
O capítulo dinâmico deste modelo tem como principal destaque a suspensão FOX que a própria marca refere como: Os melhoramentos na suspensão do Ranger Raptor tiram o máximo rendimento dos novos amortecedores FOX® Live Valve. A suspensão adapta-se em tempo real para permitir um controlo excecional da carroçaria em estrada, ao mesmo tempo que absorve facilmente irregularidades e sulcos na condução fora de estrada, assegurando o máximo controlo e desempenho”.
Com esta suspensão e um sistema de tracção 4×4 avançado com uma caixa de transferência de duas velocidades on-demand, controlada eletronicamente, combinada com o bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro, permite a este modelo capacidades off road acima de média até mesmo em condições mais radicais.
“Embora a génese do Raptor esteja nas competições todo-o-terreno, é também um veículo extremamente capaz para o dia-a-dia extremamente competente em estrada. Pensámos ‘fora da caixa’ e criámos um veículo todo-o-terreno que não necessita de modificações para ir e voltar a qualquer lado, por mais remoto que seja, com total segurança” – FORD.
Depois juntamente com os modos de condução, o condutor pode seleccionar o tipo de utilização e terreno que irá enfrentar no seu dia à dia.
E destacamos os mesmos:
On-road (Em estrada)
- Normal – concebido para conforto e baixos consumos
- Sport – mais reativo para uma condução dinâmica em estrada
- Slippery – para mais confiança na condução em pisos escorregadios ou irregulares
Off-road (Fora de estrada)
- Rock crawl – para um controlo de condução ideal, a baixa velocidade, em terrenos pedregosos ou irregulares
- Sand – otimiza as passagens de caixa e a entrega de potência de forma a progredir em areia e neve espessa
- Mud/Ruts – para a máxima aderência no arranque e manter o veículo em andamento
- Baja – define todos os sistemas para o rendimento máximo, permitindo velocidades elevadas em condução off-road
E se nunca ouviu falar em cruise control para fora de estrada eis que damos a conhecer este sistema presente na Ranger Raptor: o Trail Control. O condutor apenas tem de selecionar uma velocidade definida inferior a 32 km/h e o veículo fará a gestão automática da aceleração e travagem.
No que ao capítulo estético diz respeito, este modelo destaca-se da restante concorrência pelo seu aspecto robusto e “musculado”:
“Tudo o que foi introduzido no Ranger Raptor tem uma razão de ser”, declarou Dave Dewitt, diretor de designer exterior do Ranger Raptor. “Através desta linguagem, podemos expressar as competências e aptidões do Raptor através do seu visual”.
Os faróis de matriz de LED, com luzes diurnas de LED, não só permitem mais e melhor luz como estão integrados de forma perfeita no design da carroçaria.
Os guarda-lamas permitem albergar as bonitas jantes de 17 polegadas, calçadas com pneus todo-o-terreno Raptor exclusivos deste modelo. As saídas de ar funcionais, as funcionalidades aerodinâmicas e os degraus laterais, em alumínio fundido e aderente, complementa o visual e a funcionalidade da pick-up. Na traseira, as óticas de LED conjugam em simultâneo com o design estético da frente do veículo, enquanto o para-choques traseiro, e com degrau e barra de reboque integrados, foi colocado numa posição elevada para não comprometer o ângulo de saída.
Dentro do habitáculo podemos ver os bancos desportivos dianteiros e traseiros, que permitem um óptimo balanço entre conforto e apoio em curvas a velocidades mais elevadas.
O volante desportivo revestido a couro, com aquecimento, marcação do centro e patilhas em magnésio para comando da caixa de velocidades, completam o pacote.
Para além disto o habitáculo high‑tech apresenta um painel de instrumentos totalmente digital de 12,4 polegadas e um ecrã central de 12 polegadas dotado da nova geração do sistema de conectividade e entretenimento Ford SYNC 4A , o qual oferece compatibilidade wireless com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Um sistema de som B&O de oito altifalantes proporciona a qualidade e potência auditiva para qualquer momento.
Em jeito de conclusão podemos afirmar que este Ranger Raptor é provavelmente a escolha mais acertada para quem procura um modelo todo o terreno com capacidades dinâmica acima da média, com um design desportivo, performances de relevo, um interior recheado de tecnologia e o cunho de uma marca com tanto pedigree como a Ford no mundo do todo o terreno.
Um especial agradecimento à empresa Car à La Carte que disponibilizou a viatura para este contacto.
Esta empresa aposta na consultadoria e no comércio do ramo automóvel:
“Oferecemos-lhe um serviço chave na mão, que começa com a assessoria especializada na escolha da sua viatura e termina com a entrega da mesma, legalizada, na morada por si indicada.
De forma personalizada e transparente, damos-lhe a conhecer todas as fases do processo para que possa acompanhar o trajeto e os procedimentos burocráticos inerentes ao seu novo carro.”
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