Menu Fechar

GOODYEAR PREPARADA PARA A NOVA CATEGORIA LMGT3 DO CAMPEONATO DO MUNDO DE RESISTÊNCIA (WEC) DA FIA

2024 será o ano de maior atividade para a Goodyear nas corridas de resistência, desde o seu regresso em 2020. Com a introdução da categoria LMGT3 no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC), a Goodyear Racing passou meses a desenvolver uma avançada especificação de pneus para esta emocionante nova classe

 Nove das marcas mais reconhecidas nas corridas de GT lutarão em todo o mundo, competindo em alguns dos cenários mais históricos do automobilismo. Em Le Mans, em junho, um total de 23 carros da classe LMGT3 juntar-se-ão a 16 máquinas de LMP2, todos eles com pneus Goodyear, na sua prossecução pelo título mais importante das corridas de resistência.

A Goodyear Racing iniciou o desenvolvimento para a nova categoria LMGT3 em 2022. Foi, então, que começou o processo de desenvolvimento de um pneu capaz de satisfazer as diversas necessidades de uma moderna grelha de GT3. Durante 2024, serão utilizadas duas especificações de pneu para piso seco, e um avançado pneu para piso molhado, para cobrir toda a temporada, desde as temperaturas extremas da Bahrain, à implacável intensidade do Qatar, e à imprevisibilidade de Spa-Francorchamps. 

Enquanto fornecedor exclusivo da categoria LMGT3 no WEC, a Goodyear reiterou o seu compromisso com o automobilismo a nível internacional. As corridas de resistência proporcionam um banco de testes de inestimável valia para desenvolver a próxima geração de pneus de estrada de ultraelevadas prestações (UUHP), e constituem uma oportunidade para a Goodyear demonstrar a sua tecnologia e a sua experiência. 

As características da classe LMGT3 significam que esta é a categoria mais representativa quando se trata de comparar as tecnologias que são transferidas para a gama de pneus UUHP da Goodyear para uso em estrada. As opiniões dos pilotos são cruciais para que a equipa de designers e engenheiros da Goodyear Racing desenvolva um pneu que se destaque em pista. 
De facto, o feedback dos pilotos é fundamental para desenvolver o melhor pneu de competição. Durante o último teste oficial de pneus Goodyear antes do arranque da temporada, no Circuito Monteblanco, em Espanha, um grupo de pilotos do WEC deu a sua opinião sobre a tecnologia de pneus que esperam os leve à vitória em 2024.

Richard Lietz, o veterano piloto da Porsche, elogia o desenvolvimento da Goodyear

 Richard Lietz tem sido piloto oficial de Porsche desde 2007, e, ao longo deste tempo, competiu em todas as edições de Le Mans com a marca alemã. Lietz sabe exatamente o que é que impulsiona o êxito de uma equipa de GT, e desfez-se em elogios à mais recente especificação do pneu para LMGT3 da Goodyear: 

“O ciclo de desenvolvimento da Goodyear foi incrível”, explicou o quatro vezes vencedor de Le Mans. “Fizeram um grande trabalho, disponibilizando um pneu para cada fabricante. O pneu pode suportar uma ampla gama de temperaturas, e arrancar sem aquecedores de pneus. É o mais difícil que se pode pedir, e creio que o pneu que temos agora é um bom ponto de partida, e estamos muito contentes”.

Michelle Gatting, da Iron Dames, tem grande confiança na Goodyear

 2023 foi um grande ano para a Iron Dames. A equipa obteve uma vitória histórica ao tornar-se na primeira formação feminina a triunfar no WEC, nas 8 Horas da Bahrain. 

Quando se preguntou qual a implicação da Goodyear na nova era das corridas de GT, a sua piloto, Michelle Gatting, explicou: “Com os novos pneus Goodyear, o plano para o ano é que os pilotos possam fazer duplos stints com um jogo de pneus”. 

“O plano para 2024 é, obviamente, pensar no meio ambiente, sermos um pouco mais ecológicos. Naturalmente, isto significa utilizar menos pneus. Por isso, a Goodyear criou um pneu que pode funcionar durante, pelo menos, duas horas”. 

“Seguramente que é diferente [ao que estamos habituados], mas a Goodyear fê-lo muito bem. Temos muito boas sensações com o pneu, e dá-nos confiança no carro”. 

Pilotos aplaudem “mega” plataforma LMGT3 da Goodyear

 O piloto britânico Ben Barker correrá com o último GT3 da Ford, com a Proton Racing, em 2024. No discurso proferido no Monteblanco, em novembro, Barker enalteceu o progresso que a Goodyear realizou num espaço de tempo relativamente curto: “A sensação [do pneu] é muito parecida. O pneu que a Goodyear desenvolveu transmite uma sensação fantástica, para ser honesto, pelo que estou ansioso por testá-lo mais, e em diferentes circuitos.” 

Mike McGregor, Diretor do Programa de Resistência da Goodyear Racing, acrescenta: “Trabalhar juntamente com pilotos experientes é parte integrante do processo de desenvolvimento de pneus. Os testes em pista permitem-nos calibrar milhares de horas de dados simulados, e receber comentários dos pilotos sobre como podemos melhorar a sensação geral e a confiança do pneu”.

“Gostaríamos de agradecer aos pilotos e fabricantes a sua cooperação e a preparação desta temporada, e mal podemos esperar por vê-los a batalhar este ano”.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.