
Hennessey Special Vehicles, o fabricante de hipercarros sediado no Texas, revelou o Venom F5 Evolution, o automóvel de estrada de combustão interna mais potente do mundo. Após um extenso programa de desenvolvimento, a próxima geração do hipercarro americano apresenta um conjunto abrangente de actualizações que melhoram o desempenho geral, o comportamento e o conforto.
Em parceria com especialistas de renome mundial em desempenho e aerodinâmica, e impulsionada pela procura dos clientes, a equipa de engenheiros da Hennessey conduziu um extenso programa de desenvolvimento para melhorar ainda mais as capacidades do hipercarro. O novo ‘Venom F5 Evolution’ tem potência e binário aumentados, aerodinâmica actualizada para maior força descendente, nova suspensão adaptável ao modo para melhor manobrabilidade e qualidade de condução, além de um sistema de escape de turismo opcional e bancos de turismo.

A relação de longa data da Hennessey com a Shell Pennzoil e Roger Penske levou a uma parceria com os especialistas em engenharia de alto desempenho Ilmor Engineering para desenvolver o motor V8 twin-turbo de 6,6 litros da Hennessey, com o nome de código “Fury”. Para levar o motor V8 da Hennessey para o próximo nível de desempenho, durabilidade e dirigibilidade, as equipas de engenharia da Ilmor e da Hennessey melhoraram significativamente os elementos-chave do motor e do grupo motopropulsor, incluindo
A nova suspensão adaptativa do F5 Evolution permite ao condutor transformar o carácter do automóvel, selecionando cada um dos modos de potência do F5 através do seletor montado no volante. A capacidade de resposta da direção, do comportamento, do rolamento, da inclinação e da direção é definida automaticamente, permitindo ao condutor alterar a configuração do hipercarro para qualquer coisa, desde uma condução de alto desempenho em pista até um cruzeiro confortável.

Em estrada, o sistema proporciona uma maior confiança quando se faz força em superfícies inconsistentes, ao mesmo tempo que absorve os solavancos e as compressões para tornar a condução mais descontraída. Em pista, o desempenho é acentuadamente melhorado, tornando possível manter as linhas de corrida de forma ainda mais consistente e ultrapassar as curvas com mais força, ao mesmo tempo que se beneficia de uma maior aderência e precisão nas curvas. A nova suspensão é afinada individualmente para os cinco modos selecionáveis do Venom F5 – Sport, Road Race, Drag, Wet e o modo F5 de potência máxima.
O desenvolvimento aerodinâmico baseou-se numa grande quantidade de dados de testes em estradas, pistas, pistas de aterragem e túneis de vento. Trabalhando com o famoso aerodinamicista da Fórmula 1 e da Indycar, Dr. Mark Handford, a equipa estudou a aerodinâmica de todo o carro com novos níveis de detalhe.

Os resultados foram um redesenho completo do splitter dianteiro, com as alterações mais significativas feitas na parte inferior do carro. A equipa da Hennessey também adicionou planos de mergulho simples à frente de cada roda dianteira, deflectores do rasto dos pneus na parte inferior do automóvel e uma grelha por cima de cada arco da roda dianteira. Trabalhando em parceria com a nova suspensão, um novo lábio Gurney no bordo de fuga do spoiler do tablier traseiro melhora a estabilidade a alta velocidade em aceleração e travagem.
A equipa de design e engenharia da Hennessey desenvolveu um conjunto de opções “Touring”, reconhecendo o desejo expresso por vários clientes da Hennessey de levar o seu F5 em viagens mais longas e ralis. As melhorias opcionais incluem alternativas aos assentos leves em carbono e ao escape desportivo, incluindo até um suporte para bebidas em fibra de carbono. Na sequência de estudos antropométricos, foi adicionado um reforço adicional aos “Bancos Touring em Carbono” opcionais para uma condução de longa distância. Mantendo um encosto em carbono exposto, os novos bancos Touring revestidos a pele apresentam também um design “blast off” cortado a laser para acentuar o interior de “inspiração aeroespacial”.

- O BMW Concept Speedtop - 24 de Maio de 2025
- ASTON MARTIN VALHALLA ESTREIA-SE ANTES DO GRANDE PRÉMIO DO MÓNACO - 23 de Maio de 2025
- Bem-vindo ao novíssimo Nissan MICRA EV: sorrisos garantidos - 21 de Maio de 2025