Cinquenta anos após o último Jaguar E-Type ter saído da linha de produção, foram produzidos dois modelos comemorativos Jaguar Classic E-Type Série I em exclusivo para um cliente exigente e obstinado no Sudeste Asiático, para prestar homenagem a este desportivo icónico.
Cada modelo inclui referências a momentos-chave da história do E-Type, desde um esboço inicial até aos últimos Série III. Estes dois majestosos veículos celebram o estilo e a sofisticação do original com novos detalhes requintados para se tornarem nos melhores exemplos das criações Works Bespoke da Jaguar Classic.
As duas criações comemorativas Jaguar Classic E-Type encerram o círculo da história do E-Type, uma vez que são inspiradas nas últimas 50 edições comemorativas de 1974 e nunca mais serão produzidas na oficina Jaguar Classic.
Estas versões comemorativas do Jaguar Classic E-Type representam na perfeição o espírito do E-Type, com especificações exclusivas de produção artesanal que transformam cada veículo numa verdadeira peça de coleção. Todos os pormenores interiores e exteriores foram meticulosamente concebidos pelos especialistas da Jaguar Classic, incluindo atualizações cuidadosamente ponderadas que exigiram mais de 2000 horas de trabalho.
Lennard Hoornik, Chief Commercial Officer, JLR, declarou: “Quando se tratou de criar as versões comemorativas do E-Type, a equipa da Jaguar Classic deparou-se com o desafio de melhorar um design já era praticamente perfeito. Como fabricante original do E-Type, estamos numa posição única para integrar subtilmente melhorias estéticas e técnicas que refletem décadas de experiência, competência e paixão. O resultado das especificações únicas e da parceria com o famoso joalheiro Deakin & Francis é uma experiência semelhante à de conduzir uma máquina criada a partir de metais preciosos”.
Qualidade intemporal com acabamentos inigualáveis
Ambos os veículos comemorativos Jaguar Classic E-Type são descapotáveis, mas cada um incorpora especificações únicas. Um deles apresenta a cor exterior Signet Green, e o outro Opal Black, ambos atualizados em relação à paleta original de 1974.
O exterior elegante é complementado por um interior intemporal com bancos castanhos em Bridge of Weir produzidos manualmente no atelier da Jaguar Classic, com costuras e revestimentos em couro castanho e preto a condizer. Este acabamento apresenta uma textura única nunca antes disponibilizada pela Jaguar Classic e conjuga técnicas tradicionais, e inspiração do design com uma estética contemporânea.
O interior é decorado com detalhes personalizados, onde a consola central em alumínio anodizado incorpora uma gravura completamente única de um esboço antigo do E-Type Series I descoberto nos nossos arquivos. Este esboço foi exposto em conjunto com o E-Type no Museu de Arte Moderna (MOMA) em Nova Iorque. Em complemento, a consola central em alumínio anodizado tornou-se uma imagem de marca dos modelos E-Type produzidos pela Jaguar Classic.
O que realmente distingue os veículos comemorativos Jaguar Classic E-Type são as jóias Deakin & Francis que adornam o interior e o exterior de cada modelo. A joalharia mais antiga de Inglaterra cria obras de arte há sete gerações, desde a sua fundação em 1786.
Graças a esta parceria entre artistas apaixonados que incluem indústrias locais, cada versão comemorativa do E-Type é adornada com madrepérola, prata maciça distinta e pormenores em ouro de 18 quilates.
Da mesma forma que a Jaguar Classic, os prestigiados ourives dedicam-se de corpo e alma a um ofício de longa tradição, trabalhando localmente segundo padrões exigentes no lendário Jewellery Quarter da vizinha Birmingham
Na dianteira, o logótipo na barra decorativa apresenta um acabamento prateado com guilhoché em madrepérola e um ícone Growler em ouro de 18 quilates. Na traseira, os logótipos são produzidos em prata de lei esmaltada.
No interior, o botão da buzina no volante apresenta um acabamento em prata com um logótipo Growler de 18 quilates e madrepérola, enquanto a manete do seletor de velocidades em prata de lei com detalhes Growler em madrepérola e ouro de 18 quilates, cria um acabamento táctil sumptuoso.
Henry Deakin, Diretor-Geral da Deakin & Francis, afirmou: “A Deakin & Francis orgulha-se de anunciar esta excitante parceria com a Jaguar Land Rover Classic, que reúne duas das marcas tradicionais mais icónicas do Reino Unido. Esta parceria exclusiva representa a nossa paixão partilhada para desafiar os limites do design e acabamentos artesanais. Os veículos integram técnicas aperfeiçoadas por Deakin & Francis e nunca antes utilizadas no setor automóvel, estes dois clássicos extraordinários conjugam as capacidades artísticas de Deakin & Francis e a reconhecida qualidade de acabamentos artesanais da Jaguar Land Rover Classic.
Os pormenores requintados estendem-se ao tablier, que apresenta um acabamento estriado prateado com uma moldura prateada distinta. A atenção ao detalhe é também evidente na cobertura da chave, que apresenta um acabamento em prata com madrepérola e ouro de 18 quilates.
Especificações técnicas
Sob o capot elegante de cada modelo comemorativo do E-Type encontra-se o famoso motor 3.8, agora com injeção eletrónica e a caixa manual de cinco velocidades da Jaguar Classic. Este design combina na perfeição a funcionalidade quotidiana com uma experiência de condução ideal.
Os veículos foram também atualizados para o século XXI com o discreto rádio Bluetooth da Jaguar Classic e um para-brisas aquecido que proporciona um desempenho moderno sem perder o carácter e a autenticidade do interior de um E-Type.
- Festa do TT está de volta à vila alentejana de Fronteira - 4 de Dezembro de 2024
- AUDI A6 E-TRON: NOVOS PADRÕES DE DESIGN E AUTONOMIA - 3 de Dezembro de 2024
- Tom Hartley Jnr Ltd nomeado para a venda da extraordinária coleção de carros históricos de Grande Prémio e Fórmula 1 de Bernie Ecclestone - 1 de Dezembro de 2024