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KALLE ROVANPERÄ VENCE E É CAMPEÃO MUNDIAL AOS 22 ANOS

Kalle Rovanperä é o mais jovem Campeão do Mundo da história do WRC. Com apenas 22 anos, cumpridos ontem, o piloto da TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team e seu co-piloto Jonne Halttunen venceram o rali da Nova Zelândia e a Power Stage final da prova, para se sagrarem os campeões do mundo de ralis FIA*.Em apenas 3 épocas a competir ao mais alto nível nos ralis, Rovanperä é cinco anos mais novo que o recordista anterior – Colin McRae – que venceu o campeonato em 1995.

Rovanperä foi o piloto de referência no primeiro ano do novo regulamento do WRC, com os novos carros Rally1 híbridos. A sua vitória na Nova Zelândia é a sexta da época ao volante do GR YARIS Rally1 HYBRID. Tendo liderado o campeonato desde a sua vitória na segunda prova na Suécia, em fevereiro, o jovem finlandês conquistou agora o título, quando faltam ainda dois ralis para o final da época.

Este é o oitavo título mundial de ralis FIA (WRC) conquistado por um piloto da Toyota e o quarto consecutivo nos últimos quatro anos. Rovanperä chega ao título 20 anos depois do último finlandês e é o primeiro a fazê-lo num carro produzido na Finlândia.

A velocidade de Rovanperä no Toyota, em condições climáticas adversas, foi fundamental para a vitória no campeonato de 2022 e foi, mais uma vez, determinante na sua vitória na Nova Zelândia. A dobradinha à geral no rali, com o primeiro e terceiro tempos mais rápidos na Power Stage, permitem que a TOYOTA GAZOO Racing aumente a liderança no campeonato de fabricantes para 81 pontos, com apenas 104 disponíveis.

Resumo da Prova:
O rali teve início na quinta-feira, 29 de setembro 2022, numa super-especial na cidade de Auckland. O percurso em asfalto tornou-se muito escorregadio com a chuva mesmo antes do início da prova, mas os 4 pilotos em GR Yaris Rally1, completaram o percurso sem nenhum incidente. A prova marcou o regresso do francês Sébastien Ogier à TOYOTA GAZOO Racing e o regresso do mundial de ralis à Nova Zelândia após uma década.

No primeiro dia completo de prova, na sexta-feira, as equipas percorreram 158,56 quilómetros competitivos a sul de Auckland. As condições climatéricas variaram ao longo do dia, aumentando o desafio e condições de aderência na terra, contribuíndo para várias trocas de liderança na prova. Os 3 pilotos oficiais da Toyota terminaram em segundo, terceiro e quarto lugar, com apenas 7,2s a separar o primeiro e quatro. Takamoto Katsuta do programa de desafio TGR WRT Next Generation, terminou o dia na oitava posição geral.

No sábado, dia 1 de outubro, dia do seu 22º aniversário, Kalle Rovanperä arrancou em quarto da geral e, como já fez em várias ocasiões esta temporada, mais uma vez, demonstrou o seu virtuosismo na chuva. O jovem assumiu a liderança depois de vencer a segunda especial do dia. Mais duas vitórias nas especiais da tarde permitiram-lhe aumentar a vantagem que levou para o último dia (29,0 segundos para Ogier).

O campeão de 2021, Sébastien Ogier aproveitou a sua vasta experiência para conseguir um forte desempenho ao volante do GR Yaris Rally1. Foi, mais uma vez, consistente em condições exigentes, subindo para o segundo lugar da geral e criando uma margem de 17,4s sobre o terceiro colocado Ott Tänak, apesar de sofrer uma penalização de 10 segundos por chegar tarde a SS12.

Elfyn Evans assumiu a liderança no início do dia, mas foi travado pelas condições escorregadias na segunda especial da manhã, quando saiu de estrada e capotou. conseguiu continuar e voltar à área de serviço a meio do dia em Auckland, mas devido aos danos foi forçado a desistir por motivos de segurança. Takamoto Katsuta subiu para a quinta posição geral quando também foi vítima das condições lamacentas e saiu da estrada em SS12 sendo obrigado a desistir.

Domingo trouxe mais chuva, tornando muito técnicas as quatro especiais finais, mas Rovanperä foi gerindo a sua liderança até à Power Stage que encerrava o rali. Um tempo entre os quatro primeiros bastava para garantir os dois pontos de bónus que precisava para vencer o campeonato, mas mesmo assim, fez o melhor tempo – a sétima vez, esta época, em que foi o mais rápido na Power Stage.

Na sua quarta prova em 2022, Sébastien Ogier e o co-piloto Benjamin Veillas deram a dobradinha à Toyota, desempenhando um papel importante para os seus companheiros de equipa e tirando pontos aos seus rivais no campeonato.



CLASSIFICAÇÃO FINAL DO RALI DA NOVA ZELÂNDIA


1 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) 2h48m01.4s
2 Sébastien Ogier/Benjamin Veillas (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +34.6s
3 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +48.5s
4 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +1m58.8s
5 Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +3m55.3s
6 Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai i20 N Rally2) +10m03.7s
7 Lorenzo Bertelli/Lorenzo Granai (Ford Puma Rally1 HYBRID) +10m39.0s
8 Kajetan Kajetanowicz/Maciej Szczepaniak (Škoda Fabia Rally2 evo) +12m36.8s
9 Shane van Gisbergen/Glen Weston (Škoda Fabia Rally2 evo) +13m28.8s
10 Harry Bates/John McCarthy (Škoda Fabia Rally2 evo) +16m51.6s
Não terminou – Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID)

Pilotos Campeões do mundo com a Toyota:
1990: Carlos Sainz (Toyota Celica GT-Four ST165)
1992: Carlos Sainz (Toyota Celica Turbo 4WD ST185)
1993: Juha Kankkunen (Toyota Celica Turbo 4WD ST185)
1994: Didier Auriol (Toyota Celica Turbo 4WD ST185)
2019: Ott Tänak (Toyota Yaris WRC)
2020: Sébastien Ogier (Toyota Yaris WRC)
2021: Sébastien Ogier (Toyota Yaris WRC)
2022: Kalle Rovanperä* (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID)

Sérgio Gonçalves

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