KIA Sportage 1.7 CRDi 4×2 TX – Pronto para ser líder

Published On 21 de Abril de 2016 | Ensaios

KIA Sportage 1.7 CRDi 4x2 TX

 

A marca coreana continua a apostar forte no mercado automóvel europeu, em especial nos segmentos de maior sucesso. O KIA Sportage está melhor do que nunca sendo um caso de êxito comercial, tornando-se no modelo mais vendido da KIA na Europa.

Este crossover recebeu este ano atualizações de peso que o tornam ainda mais num concorrente “temível” para os adversários. O seu design criado por Peter Schreyer pensamos estar a par com os gostos europeus, e sabendo que este é um segmento em forte crescimento há uns anos para cá, a KIA apostou muito no novo modelo para tentar alcançar os primeiros lugares nas tabelas dos mais comercializados.

KIA Sportage 1.7 CRDi 4x2 TX

Os fortes argumentos como a relação preço/equipamento e os 7 anos de garantia continuam a ser um grande ponto positivo na hora de convencer os potenciais compradores, mas o renovado modelo também trás outros “truques na manga” para ampliar esse efeito.

Mas olhando ao pormenor para este Sportage, é fácil perceber que a renovação teve um claro efeito, nada mais nada menos, que se destacar dos restantes automóveis com linhas modernas, e pormenores estéticos de destaque sem fugir ao ADN estilístico implementado na restante gama.

KIA Sportage 1.7 CRDi 4x2 TX

As jantes especiais de dimensões generosas completam as linhas dinâmicas. O exemplar ensaiado tinha jantes de 19 polegadas e pneumáticos nas medidas 245/45 em ambos os eixos.

As linhas “musculadas” e a imagem em geral agrada, possuindo até ares de veículo com um preço de venda ao público mais premium do que seria de esperar, se é que o leitor nos entende.

KIA Sportage 1.7 CRDi 4x2 TX

O resultado final agrada ainda que este seja sempre um capítulo controverso pois os gostos variam de pessoa para pessoa. Nós dizemos que a marca coreana fez bem em apostar neste conceito estilístico.

Saltando para o interior, o destaque vai para o superior rigor na construção e na adoção de materiais mais suaves ao toque, com mais qualidade. A ergonomia de todos os comandos é também um ponto forte e facilmente se encontra uma boa posição de condução devido ao número de regulações possíveis no banco e no volante.

KIA Sportage 1.7 CRDi 4x2 TX

Está disponível muito espaço no interior para condutor e passageiros, assim como inúmeros espaços para guardar os seus pertences.

Existem vários comandos (úteis) no volante, o sistema de infotainment é fácil e rápido na operação, o painel de instrumentos é de fácil leitura e contém toda a informação necessária para o condutor. Na consola central existe ainda duas fichas de 12 V e uma entrada USB muito útil para carregar o telemóvel ou tablet.

KIA Sportage 1.7 CRDi 4x2 TX

O exterior cresceu em dimensão em relação ao modelo anterior, este novo Sportage tem agora mais 30mm entre eixos e 40 mm a mais no comprimento total.

Quem se sentar atrás não se queixa de falta de espaço tanto em altura como em largura, os bancos são confortáveis e facilmente se acomoda sem qualquer dificuldade três adultos na traseira.

KIA Sportage 1.7 CRDi 4x2 TX

O interior ficou assim mais amplo devido ás novas dimensões exteriores, a capacidade de carga passou de 465 para 503 litros.

Com uma área de carga plana, é possível aumentar essa capacidade para 1480 litros com o fácil rebatimento dos bancos traseiros, tornando este modelo num dos melhores da classe neste capítulo em particular.

KIA Sportage 1.7 CRDi 4x2 TX

A lista de equipamento é vastíssima, tanto no capítulo da segurança como na área da tecnologia e conforto.

A versão ensaiada, com a designação TX, conta com vários extras entre eles um sistema de infoentretenimento com sistema de navegação TomTom com Connect Services, este último fornece informações de radares, trânsito, sistema de leitura dos sinais de trânsito, aviso de transposição indevida de faixa de rodagem (LKAS). Para além disto ainda está equipado com jantes de 19 polegadas, sistema Smart Key Entry, ar condicionado automático, bancos em pele, cruise control, tecto de abrir/panorâmico (opcional), Bluetooth, rádio DAB Assistente de máximos e sensores dianteiro e traseiro com câmara traseira, entre outros.

KIA Sportage 1.7 CRDi 4x2 TX

A nível de motorizações a gama conta com dois motores a gasolina (1.6 GDi 132 cv e 1.6 T-GDi 177 cv) e outros tantos a gasóleo.

O destaque é inteiramente para as motorizações a gasóleo, uma vez que são as mais apetecíveis e desejadas para o nosso mercado.

Existe uma versão com motor turbodiesel (CRDi) com 2 litros de capacidade que debita 136 cavalos e 373 Nm de binário.

KIA Sportage 1.7 CRDi 4x2 TX

A versão ensaiada será, contudo, a escolha favorita dos portugueses devido à fiscalidade. Com motorização turbodiesel (CRDi) de 1,7 litros de capacidade, este debita 115 cavalos e 280 Nm de binário.

Com “apenas” tração dianteira, a unidade ensaiada cumpre o tradicional arranque de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 176 km/h.

A caixa de velocidades manual tem 6 relações e é a mesma que equipa todas as motorizações.

Sentado ao volante durante o ensaio foi possível constatar que este novo Sportage exibe um comportamento desportivo, tal como a marca coreana assim o delineou.

KIA Sportage 1.7 CRDi 4x2 TX

Equipado com suspensão MacPherson na frente e um eixo independente multibraços na traseira, este modelo exibe boas “maneiras” em estrada sem comprometer o conforto.

Os movimentos da carroçaria são controlados com precisão e a estabilidade é imperturbável.

Com chuva persistente durante todo o ensaio foi percetível a grande segurança que se sente a bordo, não só pela boa resposta da suspensão como pelo sistema de estabilidade devidamente afinado para prevenir sustos desnecessários.

O sistema de aviso de transposição indevida de faixa de rodagem (LKAS) funciona bem quando as linhas que delimitam a estrada se encontram bem visíveis, caso contrário é bom confiar mais no seu juízo do que na eletrónica para evitar males maiores.

Todos os comandos são leves e precisos como a direção e pedais, a travagem é potente e a caixa de velocidades é agradável de usar.

KIA Sportage 1.7 CRDi 4x2 TX

O motor 1.7 CRDi é mais do que suficiente para mover o Sportage, é silencioso q.b. e o binário a baixa rotação permite uma desenvoltura agradável.

Os consumos anunciados para este exemplar são: cidade 5,4L/100km, estrada 4,2L/100km ficando o consumo misto em 4,6 L/100 km.

A unidade ensaiada tinha poucos quilómetros percorridos, e o consumo foi um pouco superior ao anunciado algo normal em viaturas novas, mas não será difícil realizar consumos mistos na ordem dos 5,5, 6 litros ao 100, valores competitivos e a par com a concorrência directa.

Em relação ao PVP, o Kia Sportage 1.7 CRDI ISG TX custa de tabela 34.811,88 euros, sendo que neste momento beneficia de um desconto de 3.500€ referente à Campanha de Lançamento, ficando assim no valor final de 31.311,88 euros.

KIA Sportage 1.7 CRDi 4x2 TX

 

Se quiser optar pelo Pack Premium que adiciona à versão TX o tecto de Abrir Panorâmico e os estofos em pele terá que desembolsar mais 1500 euros.

A unidade ensaiada e aqui exibida, beneficiava dos seguintes extras, (375€) da Pintura Metalizada e (950€) do Tecto de Abrir Panorâmico.

Uma vez mais, um especial agradecimento aos responsáveis pelo Stand de vendas Julião Luz & Filhos, LDA na Golegã pela disponibilidade da viatura aqui ensaiada.

Sérgio Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.