Menu Fechar

Low Cost ou Premium é tudo igual ao litro!

A Deco alertou, esta sexta-feira, que o gasóleo é todo igual, mesmo aqueles que são considerados ‘premium’, acrescentando que já denunciou o caso às autoridades e vai levar um abaixo-assinado ao Ministério da Economia.

A Deco testou 4 gasóleos diferentes em 4 carros idênticos e as conclusões são que usar um gasóleo premium ou um low cost é igual ao litro! Os combustíveis utilizados foram os da Galp Force, Galp Hi-Energy, Jumbo e Intermarché, supostamente os líderes do mercado nos seus segmentos.

Em conferência de imprensa, o o secretário-geral da associação de defesa do consumidor Deco, Jorge Morgado explicava que: “Não há razão para o consumidor não comprar o gasóleo mais barato”, explicando que os testes realizados a quatro gasóleos diferentes comprovaram não existirem diferenças em termos de consumo, de emissões e de desgaste dos automóveis.

“A diferença de preço entre o gasóleo Gforce e Hi-Energy, ambos da Galp, resulta de uma acção enganosa e estamos perante uma prática comercial desleal”, refere a instituição de defesa do consumidor, acrescentando que “as promessas de menor consumo, menores emissões poluentes e maior protecção do motor com poupanças futuras não passam de ‘marketing’ para cobrar mais uma dezena de cêntimos ao litro”.

Ou seja, segundo a Deco, o gasóleo de baixo custo, o regular ou o ‘premium’, após 12 mil quilómetros percorridos com quatro carros idênticos “exibiram consumos muito idênticos” e, no interior do motor, a organização não vislumbrou “diferenças relevantes nos depósitos”.

Em matéria de consumo, a Deco mediu as diferenças e considerou “sem significado”, ou seja “0,13 litros aos 100 km entre o pior e o melhor caso, ou seja, uma diferença de 2%”.

Em consequência das conclusões do estudo, a associação diz ser “urgente” a criação de um regulador para o sector “que defenda os consumidores e fixe coimas realmente eficazes”, tendo também informado a Direcção geral do Consumidor e a ASAE do que considera ser uma situação de publicidade enganosa.

As primeiras assinaturas do abaixo-assinado começaram a ser recolhidas, esta sexta-feira, e nos próximos dias vários colaboradores da associação vão estar em seis cidades do país para esse efeito. Convidamos também os leitores a fazerem o mesmo no site igual ao litro.

A Deco entregou as conclusões dos testes às gasolineiras visadas, assim como a todos os grupos parlamentares. “Mostrámos a ponta do ‘iceberg'”, disse Jorge Morgado, acrescentando esperar que o poder político “faça o resto”, nomeadamente promover testes aos outros combustíveis e a criação de uma entidade reguladora para o sector.

Rui Augusto
Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.