Entre 24 e 27 de outubro, a Maserati estará presente na 41ª edição do “Auto e Moto d’Epoca”, em Bolonha, o maior salão e mercado de automóveis e peças de reposição da Europa para veículos clássicos.
Num ambiente tão repleto de significado, focado nos mais belos automóveis históricos de todos os tempos, a Casa do Tridente expõe dois descapotáveis de épocas diferentes, um vintage, o outro da atual gama, unidos pela mesma capacidade de combinar a alta performance, típica de um desportivo, com o conforto adequado para longas distâncias, em concordância com o emblemático conceito de grande turismo.
As duas obras-primas em exibição no stand da Maserati (Hall 31) são um Ghibli Spyder 4.7 e um novíssimo Maserati GranCabrio Trofeo, enfatizando o vínculo inquebrável entre o passado e o presente da marca.
Durante o evento em Bolonha, a presença da Maserati no pavilhão dedicado ao Motor Valley realça como Modena é o coração pulsante da marca, e resulta numa oportunidade para contar a história do trabalho realizado pelo Programa Maserati Classiche.
O departamento Classiche da Casa do Tridente protege e promove a preservação e a originalidade do seu património automóvel, com um serviço de assistência exclusivo, especialmente dirigido aos clientes e colecionadores da marca, e que agora inclui, também, um processo de certificação de autenticidade.
O processo de Certificação é regulamentado por uma comissão de especialistas, e é proposto para automóveis Maserati com mais de 20 anos, e para séries especiais, incluindo modelos do passado recente, como o MC12 e as edições limitadas do Quattroporte. O programa inclui ainda a opção de manutenção do automóvel, bem como um serviço de Car Detailing a pedido, efectuado internamente.
Ao lado de colecionadores e clientes, o programa oferece um serviço para apoiar a preservação dos automóveis, e o restauro de cada pormenor, por forma a corresponder ao original. Um plano de assistência específico oferece acompanhamento aos proprietários de viaturas Classiche, Youngtimer e Speciali, nas diversas etapas dos trabalhos de manutenção ou restauro realizados. As principais atividades do programa Maserati Classiche incluem, ainda, o fabrico, de acordo com as indicações dos projetos originais, de peças de reposição já não disponíveis no mercado. O processo faz uso da melhor tecnologia disponível para incrementar a fiabilidade e a funcionalidade dos componentes, sem alterações na aparência estética.
Para completar a participação no Auto e Moto d’Epoca 2024, a Maserati também marcará presença no stand da it.Motor1.com e da it.Motorsport.com, no Hall 31, com um MC12 Versione Corse, para celebrar “a arte do V12”.
Auto e Moto d’Epoca 2024: modelos em exposição.
Maserati Ghibli Spyder (1969 – 1972)
Em 1966, foram feitos planos para um novo grand tourer, com o objetivo de enfatizar o conceito da tradição desportiva da Maserati. Em relação a outros grand tourers da época, o Ghibli, que vai buscar o seu nome a um vento do deserto, além de manter uma assertividade marcante nas linhas, conseguiu conservar a sobriedade no design, e um estilo elegante e requintado. Com um peso superior a 1300 kg, o Ghibli alcançava e superava 260 km/h de velocidade máxima. Em 1969, à versão coupé juntou-se a versão spyder.
O entusiasmo suscitado pelo Ghibli junto do público e dos críticos, no Salão do Automóvel de Turim de 1966, cedo se tornou num rápido sucesso comercial. A linha de produção inicial foi estabelecida em 100 unidades, depois ampliadas para 400. No total, foram produzidos 1332 exemplares do Ghibli (Coupé e Spyder).
Novo Maserati GranCabrio Trofeo (2024)
Revelado no início de 2024, o Maserati GranCabrio é o novo descapotável da marca do Tridente, dedicado aos entusiastas da condução, e oferecendo conforto e estilo.
Seguindo os passos do Maserati GranTurismo, a versão descapotável combina luxo com performance, e conforto de condução com desportividade. Com uma capota de lona que não ocupa muito espaço quando recolhida na bagageira, o GranCabrio é um verdadeiro quatro lugares, que permite partilhar a emoção de viajar num automóvel único – um símbolo da elegância italiana, combinada com a tecnologia que um Maserati atual consegue oferecer, em todas as suas formas.
O modelo exposto em Bolonha, durante o Auto Moto d’Epoca 2024, é um GranCabrio Trofeo, animado pelo motor Nettuno V6 biturbo de alta performance e 550 cv, e conta com carroçaria pintada em cinzento mate Maratea, e interiores vermelhos contrastantes, para realçar a sua atitude desportiva.
Maserati MC12 Versione Corse (2006)
Desenvolvido em 2006, e baseado no seu irmão de competição, foi concebido exclusivamente para utilização não competitiva em pista, e produzido em série limitada (apenas 12 unidades para clientes, e três protótipos): com o seu extraordinário motor V12 de 755 cv, era o epítome de um automóvel que escreveu capítulos inesquecíveis na história do desporto motorizado.
- Equipa luso-francesa conquista nona vitória em Fronteira - 8 de Dezembro de 2024
- O novo Mercedes-AMG PureSpeed: a pequena série exclusiva celebra a sua estreia mundial - 7 de Dezembro de 2024
- Competição em Fronteira começou para co-pilotos especiais - 5 de Dezembro de 2024