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Mazda CX-3 1.5 Skyactiv-D – Aposta ganha

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O CX-3 é um automóvel que vai dar à Mazda muito sucesso comercial, não só pela estética cativante como pela filosofia que a marca japonesa há muito insere nos seus produtos, um dinamismo que permite ao condutor uma condução divertida e ao mesmo tempo segura.

Num segmento muito concorrido, este novo modelo tem tudo para se impor, a marca japonesa está num rumo de ascensão comercial, como é fácil comprovar pelo sucesso do novo MX-5 (já ensaiado por nós), do CX-5 entre outros.

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Tendo como base a plataforma do Mazda2, um utilitário muito remodelado e com nova plataforma, o CX-3 é também “leve”, o que permite baixo consumos, menos emissões de co2 e claro melhor comportamento dinâmico.

A mecânica adota a tecnologia Skyactiv, uma motorização que será muito apreciada na Europa e em particular no nosso país por “culpa” da fiscalidade alta.

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Sendo mais alto e mais comprido que o Mazda2, é fácil perceber a ligação ao pequeno utilitário porém neste modelo a personalidade é muito própria conseguindo assim o seu lugar de destaque em toda a gama.

Entrando no interior comprova-se que a qualidade de construção e montagem é boa e o design é muito agradável. O minimalismo no desenho é aqui uma mais-valia, e a qualidade dos materiais são mais do que aceitáveis para o segmento.

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Não é difícil colocar 4 adultos a bordo, pois existe espaço q.b. para todos, seja em altura seja na zona dos pés e pernas. Se quiser transportar 5 pessoas, o que vai no lugar do meio terá um pouco mais dificuldade e menos conforto, porém nada que manche em demasia este particular.

Porventura o que poderá não ser do agrado da maioria é que quem se sentar no banco traseiro poderá sentir um pouco de claustrofobia, pois o design da carroçaria rouba um pouco de luz ao interior, em especial na traseira.

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O banco traseiro contudo reúne pontos isofix para fixar cadeiras de bebés e as portas traseiras abrem quase em 45 graus, o que facilita o acesso ao interior, tanto para a operação de inserir a cadeira, como os próprios passageiros tem a vida facilitada.

A bagageira tem 350 litros de capacidade e está dentro dos parâmetros normais do segmento, mais do que suficiente para uma pequena família guardar os seus pertences.

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A ergonomia dos comandos é elevada, o próprio sistema multimédia (ecrã flutuante, tipo tablet) com navegação é muito intuitivo de usar, o comando iDrive junto ao travão de mão é fácil de usar mal se apanhe o jeito, o visor é grande e o gps é rápido e simples de utilizar.

Sentados ao volante é fácil encontrar a posição correta de condução, pois existem regulações na coluna de direção e no próprio banco capaz de acomodar o mais exigente dos condutores.

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Mais um capítulo de grande destaque, pois a posição de condução incentiva ainda mais a conduzir e faz-nos lembrar as mesmas qualidades que existem na restante gama, em especial no MX-5.

Na estrada é fácil apreciar a direção com o peso certo, e feeling pouco habitual no segmento, a embraiagem é leve e quando precisamos de travar, é apreciável a potência e doseamento do sistema de travagem.

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A caixa de 6 velocidades tem um curso reduzido e é muito precisa, tudo isto são características de automóveis desportivos, algo que não é de esperar num veículo deste género.

No capítulo da motorização, a única unidade disponível no nosso país e como tal presente na unidade ensaiada, é um bloco 4 cilindros SkyActiv-D com 1,5 litros de capacidade, um turbocompressor que debita 105 cavalos de potência e 270 Nm de binário.

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As emissões são de 105 g/km de CO2 e os consumos anunciados são de 4,0 litros em circuito misto.

Em termos de performances, a marca anuncia um arranque de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e uma velocidade máxima de 177 km/h.

Na estrada é possível constatar a boa resposta do motor em baixos regimes, fundamental para uma circulação em cidade sem hesitações, aliás o binário é generoso entre as 1600 e as 2400 rotações, o que dá sempre a ideia de um motor “cheio”.

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A caixa de velocidades tem relações bem escalonadas, o que permite retirar todo o “sumo” deste pequeno bloco.

Os consumos reais são naturalmente acima dos declarados mas tendo em conta a juventude do motor e a utilização em teste, os consumos na ordem dos 5 litros são valores muito respeitáveis para um pequeno SUV.

O comportamento dinâmico contudo, é o verdadeiro destaque, pois aqui a Mazda deixa grande parte da concorrência em sentido.

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Os elevados níveis de aderência e agilidade, comprovam o excelente ADN deste modelo e da restante gama Mazda.

É fácil de inserir em curva, a suspensão tem um ótimo compromisso entre desempenho dinâmico e conforto, a direção tem bom tato (feeling) e os travões são potentes. Arriscamos mesmo a dizer que este modelo é um mini GTI…

Para os que necessitam de mais tração, a Mazda também oferece este modelo com sistema de tração integral.

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A unidade ensaiada é a versão 4×2 Evolve HS Navi e a lista de equipamento contém como principais itens: Ar concionado automático, arranque assistido nas subidas, assistência à travagem de emergência, cruise control, controlo de tração, volante em pele, interface multimédia com GPS, airbags frontais, laterais, computador de bordo entre outros.

O PVP desta versão é de 26.005,20€.

Outra versão mais equipada (o CX-3 branco das fotos) com a designação Excellence Navi 27.170,20€. Este tem a mais, equipamentos como bancos em pele, head up display, jantes de 18 polegadas entre outros.

Em jeito de resumo podemos informar os nossos leitores, que este modelo é uma fórmula de sucesso, uma verdadeira aposta ganha por parte da Mazda.

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Reúne as melhores características para este segmento e acrescenta uma qualidade dinâmica superior aos rivais mais diretos. Depois pelos olhares constantes de outros condutores e transeuntes em geral durante o nosso ensaio é possível ver que a estética é do agrado da maioria.

É poupado e pertence a uma das marcas no que diz respeito ao índice de fiabilidade, juntamente com uma garantia de 3 anos.

Uma vez mais, um especial agradecimento aos responsáveis pelo Stand de vendas Julião Luz & Filhos, LDA na Golegã pela disponibilidade da viatura aqui ensaiada.

Sérgio Gonçalves

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