Mazda3 CS 1.5D Skyactiv – A motorização essencial para o nosso mercado

Published On 28 de Junho de 2016 | Ensaios

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Depois de efetuado o ensaiado ao novo CX-3 com a mesma motorização a gasóleo, surgiu agora a oportunidade de testar a mesma unidade motriz mas desta feita num Mazda 3, automóvel que até então sofreu um pouco para se impor no seu segmento, uma vez que num mercado dominado pelo gasóleo, as versão a gasolina disponível (também 1.5) teve pouco impacto comercial.

A marca japonesa não quis perder mais tempo e dotou o Mazda 3 hatchback e sedan com os mesmos argumentos do CX-3, modelo que tem conhecido enorme sucesso na europa e ao qual no nosso país não é diferente.

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A unidade ensaiada de 4 portas CS ou Coupe Style, revela umas linhas desportivas, e recebe elementos estéticos de vários modelos das gamas. Mesmo sendo a versão berlina, menos popular no nosso país, a verdade é que esteticamente é um automóvel que reúne consenso por onde é visto. As jantes de 18 polegadas de diâmetro (opcionais) ajudam e muito a esse efeito.

O interior tem os mesmos traços estilísticos, é muito agradável, com bons materiais e com qualidade de construção. O espaço é generoso tanto para o condutor como respetivos passageiros. A ergonomia encontra-se em bom plano, o sistema de infotainment não requer grande habituação pois é intuitivo e rápido nas suas operações, com a ajuda do comando central junto ao travão de mão. Talvez o aspeto menos positivo é á falta de espaços de arrumação no interior, em especial nas portas.

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O condutor facilmente encontra uma posição de condução ao seu gosto devido às inúmeras possibilidades de regulação. A posição de condução é excelente e os comandos são leves e precisos.

Ligando o motor 1.5 turbodiesel de 105 cavalos facilmente percebermos que é uma unidade relativamente silenciosa e suave, outra mais valia para o conforto a bordo.

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A caixa de 6 velocidades tem um comando preciso e agradável de utilizar. O binário de 270 Nm logo às 1600 rpm permite uma condução descontraída tanto em cidade como em estrada, nunca faltando folego para as respetivas ultrapassagens.

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As performances deste modelo são as seguintes; 0 a 100 km/h em 11 segundos e atinge uma velocidade máxima de 186 km/h.

Valores respeitáveis para uma unidade de 1,5 litros, onde o baixo consumo é o principal objetivo. Nesse capítulo a marca anuncia um consumo médio de 3,8 litros/100km (99 g/km de co2) em regime combinado. Facilmente conseguem-se alcançar consumos na casa dos 5 litros em condução real.

O comportamento dinâmico, contudo, é uma vez mais o verdadeiro destaque, pois aqui a marca japonesa não deixa os seus créditos em mãos alheias.

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A agilidade, segurança e um elevado nível de aderência fazem deste modelo uma referência no segmento. Algo comum com a restante gama da Mazda, onde o comportamento desportivo é um factor privilegiado.

Contudo a suspensão consegue um bom equilíbrio entre dinamismo e conforto, mesmo quando o modelo ensaiado se encontrava equipado com jantes de 18 polegadas e pneus de baixo perfil.

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Os travões são potentes e fáceis de dosear.

A unidade ensaiada é a versão Evolve HS Navi e a lista de equipamento contém como principais itens: Ar concionado automático, arranque assistido nas subidas, assistência à travagem de emergência, cruise control, Bluetooth, ar condicionado bi-zona, controlo de tração, volante em pele, interface multimédia com GPS, airbags frontais, laterais, computador de bordo entre outros.

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Em jeito de resumo podemos afirmar que a Mazda continua a produzir automóveis com um excelente comportamento dinâmico, elevador rigor de construção, fáceis de conduzir, práticos e económicos.

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A adoção deste motor a um segmento tão importante vai permitir conquistar novos clientes, uma vez que o nosso país continua diesel “dependente”.

Tanto opte pela versão de 4 ou 5 portas ficará com um automóvel que reúne os melhores pergaminhos da marca. Com garantias de enorme fiabilidade, onde os três anos de garantia ajudarão com certeza.
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O preço de venda ao público da versão ensaia do Mazda 3 1.5 Skyativ-D 105cv, com o nível de equipamento Excellence Navi e que custa 28.904,10€.

Tanto a versão de 5 portas como a versão de 4 partilham o mesmo PVP.

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A gama Mazda 3 começa, no entanto na versão com uma versão a gasolina denominada 3 HB 1.5 Skyactiv-G (100cv) Essence com um valor de 19.780,04€.

A gama Mazda 3 é composta pelos níveis de equipamento Essence, Evolve e Excellence, que podem ser conjugados com diversos packs.

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Uma vez mais, um especial agradecimento aos responsáveis pelo Stand de vendas Julião Luz & Filhos, LDA na Golegã pela disponibilidade da viatura aqui ensaiada.

 

 

Sérgio Gonçalves

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