Menu Fechar

Mercedes-Benz Concept GLC Coupé

Mercedes-Benz Concept GLC Coupé

Numa transição fluente, a Mercedes-Benz cria o seu próximo coupé: o Concept GLC Coupé é um estudo aproximado de um veículo de produção, que transporta consigo a fórmula bem sucedida do GLE Coupé para um segmento mais compacto. O protótipo com uma aparência vincadamente dinâmica, combina caraterísticas de design típicas de um coupé com o idioma de design puramente sensual das futuras gerações dos SUVs da Mercedes-Benz. Esta fusão emocionalmente apelativa é ainda mais enriquecida por detalhes com um forte carácter. Uma grelha do radiador com lâmina dupla, capot com design desportivo e um sistema de escape de quatro saídas, criam um contraste estético com a harmoniosa e quase natural secção principal da carroçaria. Por outro lado, elementos robustos do segmento todo-o-terreno, tais como os pneus de grandes dimensões de 21 polegadas, as proteções dianteira e traseira do chassis, a maior distância ao solo e os estribos laterais, são indicativos do potencial desempenho em todo-o-terreno do Concept GLC Coupé.

A combinação bem-sucedida de um SUV multifuncional com o segmento de coupés da Mercedes-Benz, que foi recebida de forma tão entusiasta com o GLE Coupé, é agora repetida com o Concept GLC Coupé. Contudo, este protótipo insere-se num segmento de veículos mais compactos, tal como demonstrado pelo comprimento exterior de 4.73 metros e uma distância entre eixos de 2.83 metros. Estas duas dimensões, em combinação com a secção principal da carroçaria atraente e musculada, a superfície dos vidros alongada e as jantes de grandes dimensões de 21 polegadas, conferem uma base ideal para as proporções típicas e tão vincadas da jovem geração de coupés desportivos, com o toque caraterístico de todo-o-terreno.

Dianteira distintiva, faróis com design escultural
Na dianteira, um vão nitidamente curto com grelha do radiador na vertical e lâmina dupla, tão caraterística dos modelos desportivos Mercedes-Benz, conferem uma primeira indicação da filosofia desportiva que suporta o Concept GLC Coupé. A crença “Nascido para percorrer qualquer terreno” é confirmada pelo capot desportivio, as linhas curvilíneas da asa “A” debaixo da grelha do radiador, as entradas de ar de grandes dimensões e a proteção inferior da carroçaria com uma aparência dominante. Tal como todos os elementos de revestimento neste veículo, este SUV é caraterizado por elementos na cor silver shadow, que criam um contraste atrativo com a pintura da carroçaria na cor solar-beam e com todas as aplicações de revestimento na cor matt gun metal magno.

Mercedes-Benz Concept GLC Coupé

Os atraentes faróis em LED conferem uma aparência expressiva ao Concept GLC Coupé. Todas as funções de iluminação são combinadas num único local: as luzes diurnas e as luzes de mudança de direção estão na parte superior e em forma de faixa, denominada “sobrancelha” pelos designers. Abaixo das mesmas, encontram-se três lentes rotativas, que aparentam flutuar, e que se adaptam à situação de condução para iluminar de forma ideal a estrada ou o terreno. Naturalmente, os faróis não encandeiam o tráfego em sentido inverso em modo luzes de médios, luzes de máximos, luzes de berma ou luzes ativas. Isto é obtido através da cobertura da zona do cone de iluminação incidida sobre o tráfego em sentido inverso.

Perfil lateral do SUV
A perfeição com a qual os diferentes segmentos coupé e SUV foram combinados harmoniosamente, é revelada em particular pelo Concept GLC Coupé com um perfil lateral inferior a 1.60 metros de altura e uma linha do tejadilho alongada, típica de um coupé desportivo. Tal como as barras do tejadilho integradas e os manípulos da porta totalmente embutidos, a superfície vidrada estreita com os seus vidros laterais sem moldura, combina perfeitamente com o perfil lateral do veículo, salientando adicionalmente o carácter coupé. A interligação com a linha de cintura alta, ombros largos e rebordos das jantes acentuados, salientam as elevadas proporções que conferem ao Concept GLC Coupé um dinamismo emocionante. Esta forte interação é ainda mais destacada pela continuação da linha de cintura entre a linha descendente e o contorno inferior traseiro ligeiramente ascendente.

Traseira com herança coupé distinta
A traseira do Concept GLC Coupé com precisamente dois metros de largura, revela em particular os ombros largos e musculados, com guarda-lamas harmoniosamente esculpidos que alojam os pneus de grandes dimensões 285/45 R 21 instalados em jantes de 53.3 cm (21 pol.). As quatro saídas de escape em aço inoxidável conferem uma aparência atraente. Instaladas aos pares, acima da asa “A” similar à da dianteira e com uma função de proteção inferior da carroçaria, as ponteiras de escape destacam o estilo desportivo do coupé.

Potência plena: cadeia cinemática de tração integral com 367 cv
A tecnologia de propulsão do Concept GLC Coupé corresponde à aparência visual do veículo. Um motor V6 com uma potência de 270 kW (367 cv) e um binário de 520 Nm, permite um desempenho altamente desportivo. Familiar dos modelos desportivos AMG, o motor biturbo de injeção direta é combinado com uma caixa de nove velocidades automática 9G-TRONIC e uma transmissão integral permanente 4MATIC, permitindo a este protótipo uma aceleração vigorosa e conferindo ao mesmo tempo uma nota acústica ao desempenho impressionante. Dependendo da configuração do modo da transmissão, as saídas de escape podem emitir um som grave moderado ou o som apaixonante de um veículo de competição de elevada potência.

Rui Augusto
Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.