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Novo Dacia Bigster: elementos essenciais elevados

Anunciada como parte do plano estratégico da Renaulution em janeiro de 2021, a Dacia pretende conquistar o segmento C. Sendo já a marca líder do segmento B na Europa, a Dacia está a entrar no segmento C-SUV com o Bigster, um veículo totalmente novo que incorpora fortemente os valores da Dacia – Essencial mas Cool, Eco-Smart, Robusto e Outdoor.

O novo Bigster foi concebido de acordo com as exigências específicas de um mercado em constante crescimento. Os consumidores enfrentam custos crescentes, tornando-se um problema para muitos compradores do segmento C-SUV que querem comprar um carro novo sem comprometer o conforto, o desempenho e o espaço.

A Dacia está a entrar no segmento C-SUV com uma estratégia de produto cuidadosamente planeada. Assim, ao novo Bigster seguir-se-ão dois outros veículos.

DESIGN: A DACIA MANTÉM A SUA PROMESSA COM O NOVO BIGSTER
Em janeiro de 2021, o Bigster Concept – um carro emblemático da Renaulution – ilustrou a ambição da Dacia de escalar alturas maiores e, mais especificamente, o segmento C-SUV. O Bigster Concept foi uma promessa clara que, desde então, criou uma expetativa considerável.

Atualmente, o Novo Bigster cumpre todas as promessas feitas pelo Conceito Bigster.

Os valores da Dacia estão em perfeita sintonia com os requisitos do segmento C-SUV. O design do novo Bigster mostra o seu estilo robusto e a sua capacidade de apoiar os compradores de automóveis nas suas actividades profissionais, de lazer e familiares. As dimensões generosas são acentuadas por formas e volumes geométricos e esticados. As grandes asas sobre as rodas e a posição dos faróis e das luzes traseiras nas extremidades do veículo reforçam a postura assertiva do Bigster na estrada.

A forte presença do Novo Bigster e a perceção de um estilo robusto são ainda sublinhadas por uma frente compacta e vertical, típica dos SUV. A dianteira é também fiel à linguagem de design da Dacia, com uma grelha larga em preto brilhante com o icónico “Dacia Link” no centro. O capot esculpido e horizontal foi concebido para proporcionar ao condutor uma visão clara da estrada.

O estilo do Novo Bigster vai direto ao essencial, sem esquecer o toque “cool” que faz parte dos valores da marca Dacia e que é esperado pelos clientes de C-SUV.

Mas, famosa por fazer as coisas de forma diferente, a Dacia está a jogar com a calma à sua maneira. As caraterísticas de design gráfico acrescentam um toque de elegância casual na parte da frente e nas portas, bem como por cima da matrícula traseira. Em vez de seguir uma tendência e adotar apenas o preto brilhante, os designers da Dacia optaram por uma mistura de preto brilhante e mate, criando um acabamento mais robusto e resistente.

As placas de proteção dianteiras e traseiras são tingidas na massa, tornando-as mais duráveis e resistentes. A proteção que envolve toda a carroçaria – nas laterais, nas cavas das rodas e na parte inferior dos para-choques – é feita de Starkle®. A Dacia está a utilizar este material para uma abordagem mais sustentável. Desenvolvido pelos engenheiros da marca e incorporando materiais reciclados, o Starkle® é utilizado numa forma não tratada e não pintada.

Muito Dacia e, por conseguinte, muito funcional, o novo Bigster adapta-se aos gostos e às expectativas dos clientes do segmento C-SUV. O Novo Bigster tem jantes de liga leve de 17 ou 18 polegadas de série, com jantes de 19 polegadas na versão topo de gama Journey. Nos níveis de acabamento mais elevados, os clientes podem optar por um tejadilho preto, criando um acabamento de dois tons que realça as linhas do veículo – uma novidade para a Dacia.

Está também disponível uma nova cor de carroçaria, o Indigo Blue. Exclusiva do Novo Bigster, esta tonalidade metálica acrescenta um toque de elegância.

O Bigster é o primeiro modelo do Grupo Renault a integrar a nova motorização HYBRID 155, que associa um motor a gasolina de 4 cilindros com 107 cv, dois motores eléctricos (um motor de 50 cv e um arrancador/gerador de alta tensão), uma bateria de 1,4 kWh (230V) e uma caixa de velocidades automática eléctrica. Tem quatro mudanças para o motor ICE e duas outras para os motores eléctricos. Esta tecnologia combinada é possível graças à ausência de embraiagem.

A unidade de tração HYBRID 155 complementa a gama HYBRID 140 disponível no novo Duster e no Jogger. Proporciona mais potência (mais 15 cv), mais binário (mais 20 Nm para 170 Nm apenas para o motor de combustão) e maior capacidade de reboque (mais 250 kg para cerca de uma tonelada). A eficiência também foi melhorada, com uma redução de 6% no consumo de combustível e nas emissões, devido principalmente à otimização da gestão do regime do motor.

Combinando a travagem regenerativa com a elevada capacidade de recuperação de energia da bateria e a eficiência da caixa de velocidades automática, o Bigster pode permanecer em modo totalmente elétrico até 80% do tempo na cidade. O carro arranca sempre em modo totalmente elétrico.

Novo Bigster TCe 140. Disponível pela primeira vez na gama Dacia com este nível de potência, este grupo motopropulsor baseia-se no TCe 130 disponível no novo Duster. Este primeiro nível de eletrificação associa um motor a gasolina de 1,2 litros e 3 cilindros turbo de nova geração, baseado no ciclo Miller (eficiência optimizada e perdas de bombeamento reduzidas), a um sistema híbrido suave de 48V e a uma caixa manual de 6 velocidades.

O sistema híbrido apoia o motor de combustão durante as fases de arranque e de aceleração, optimizando o prazer de condução e reduzindo o consumo médio de combustível (5,6 l/100 km) e as emissões de CO2 (129g/km) em cerca de 10%, em comparação com um ICE de potência equivalente. A travagem regenerativa recarrega a bateria de 0,8 kWh num processo totalmente transparente para o condutor.

Novo Bigster TCe 130 4×4. O novo Bigster foi concebido para sair dos circuitos habituais, com um sistema de tração integral associado a uma caixa manual de 6 velocidades e um sistema híbrido moderado de 48V para maximizar a eficiência. Este sistema híbrido apoia o motor turbo de 1,2 litros e 3 cilindros durante o arranque e a aceleração, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de CO2, ao mesmo tempo que proporciona um maior prazer de condução. A travagem regenerativa recarrega a bateria de 0,8 kWh num processo totalmente transparente para o condutor.

Sérgio Gonçalves

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