Menu Fechar

NOVO OPEL ASTRA SPORTS TOURER

A nova geração do Astra de cinco portas já está em produção na linha de montagem de Russelsheim. Agora, a Opel junta à gama do novo Astra a versão carrinha, o novo Astra Sports Tourer, disponível para encomenda em Portugal a partir de outubro de 2022. A novo modelo estará disponível com dois níveis de potência para as versões híbridas ‘plug-in’, tornando o Astra Sport Tourer na primeira carrinha eletrificada do construtor alemão. O novo modelo perpetua a tradição da Opel no segmento das carrinhas compactas, que começou há cerca de 60 anos com o Kadett Caravan, o primeiro automóvel deste género da marca de Russelsheim.

Além das versões eletrificadas, o novo Astra Sports Tourer estará disponível com motores a gasolina e Diesel altamente eficientes. A potência situa-se nos 130 cv nas variantes a gasolina e Diesel, e entre 180 cv e 225 cv para os modelos híbridos ‘plug-in’ (Consumo combinado de 5,9-1,1 l/100 km, emissões de CO2 de133-25 g/km, valores WLTP1). Adicionalmente, o Astra Sports Tourer dará continuidade à ofensiva elétrica da Opel; a versão 100% elétrica alimentada por bateria completará a gama em 2023.

Flexibilidade: bagageira prática com piso ajustável “Intelli-Space”

Com dimensões de 4642 x 1860 x 1480 milímetros (comprimento x largura x altura) e uma altura de carga de cerca de 600 mm, o novo Astra Sports Tourer reforça ainda mais o estatuto de liderança da Opel no segmento das ‘station wagon’ e exibe a qualidade típica da marca em matéria de eficiência de conceção. Ainda assim, o comprimento total é 60 mm mais curto que o anterior modelo, graças a uma projeção dianteira particularmente curta. Isto apesar da distância entre eixos 70 mm mais longa (2732 mm) que a versão anterior (mais 57 mm que o novo Astra ‘hatchback’).

A bagageira do novo Astra Sports Tourer oferece até cerca de 600 litros de espaço útil de carga com os bancos traseiros na posição vertical, e até 1634 litros com os bancos rebatidos, um nível de capacidade suficiente para acomodar, por exemplo, uma caixa de transporte para um cão de tamanho médio. Além disso, com o banco traseiro rebatido (rebatimento assimétrico 40:20:40 de série), o piso mantém-se totalmente plano. Apesar da bateria de iões de lítio, Apesar da bateria de iões de lítio alojada sob o piso, as variantes híbridas ‘plug-in’ disponibilizam volumes de carga útil superiores a 548 e 1574 litros, respetivamente.

A capacidade da bagageira das versões com motores de combustão interna é otimizada com o opcional sistema “Intelli-Space”. Este versátil piso da bagageira pode ser facilmente ajustado com apenas uma mão nas posições alta ou baixa e fixada num ângulo de 45 graus. Além disso, para ainda maior comodidade, a chapeleira retrátil pode ser guardada por baixo do piso ajustável quando este está na posição mais alta ou na mais baixa.

O novo Astra Sports Tourer com ‘Intelli-Space’ pode também facilitar a tarefa de trocar uma roda em caso de furo. Os ‘kits’ de reparação de pneus e de primeiros socorros estão alojados em práticos compartimentos sob o piso, com acesso a partir do porta-bagagens ou dos bancos traseiros. Isto significa que ambos podem ser alcançados sem necessidade de retirar toda a carga da bagageira. Naturalmente, o portão traseiro abre e fecha automaticamente, com comando elétrico, apenas com um movimento do pé sob o para-choques traseiro.

Arrojado e puro: o Astra Sports Tourer é a primeira ‘station wagon’ Opel a adotar o conceito Vizor e uma pintura bicolor.

A par do seu ‘irmão’ de cinco portas, o novo e elegante Astra Sports Tourer é uma verdadeira afirmação de ‘design’ e a primeira ‘station wagon’ da Opel a interpretar a ousada e pura filosofia de ‘design’ da marca. Contudo, apesar do fator emocional, o novo Sports Tourer retém todos os pontos fortes e a versatilidade dos seus antecessores. Além disso, o novo Astra Sports Tourer tem disponível, em opção, uma atraente pintura bicolor. A cor contrastante do tejadilho faz com que o novíssimo modelo pareça ainda mais elegante e longo.

O Opel Vizor, o novo ‘rosto’ da marca, acompanha o Opel Compass onde se intersectam os eixos verticais e horizontais – o vinco pronunciado no capô e o grafismo em forma de asa das luzes diurnas – com o logótipo ‘Blitz’ da Opel ao centro.

Um novo paradigma de iluminação nas carrinhas compactas: faróis exclusivos Intelli-Lux LED Pixel

Estendendo-se por toda a secção dianteira, fazendo o novo Astra Sports Tourer parecer ainda mais largo, o Vizor integra também, de uma forma harmoniosa, tecnologias como os faróis ultrafinos Intelli-Lux LED® Pixel e a câmara frontal. O sistema, isento de efeito de encandeamento e composto por 168 elementos LED, é herdado diretamente dos topo de gama Insignia e Grandland, e coloca a ‘station wagon’ na Opel na liderança destacada em matéria de iluminação entre os modelos dos segmentos compacto e médio.

Visto de perfil, o Astra Sports Tourer apresenta-se especialmente dinâmico, enquanto na traseira o Opel Compass repete-se através do logótipo Opel colocado ao centro, da luz de travagem superior verticalmente alinhada e farolins traseiros LED ultrafinos, presentes em todos os modelos Astra.

Inovação no interior: ‘cockpit’ Pure Panel totalmente digital

O interior também deu um enorme passo em frente, em linha com o lema ‘detox to the max’. A Interface Homem-Máquina (IMH) Pure Panel, totalmente digital, oferece aos clientes uma experiência genuína e intuitiva. O sistema é operado através de um ecrã táctil de grandes dimensões, com movimentos intuitivos como os que são utilizados em ‘smartphones’. As principais configurações, como o controlo da climatização, podem também podem ser selecionadas diretamente através de um reduzido número de teclas. A nova geração de sistemas de informação e conectividade multimédia pode ser conectada sem fios aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto através de ‘smartphones’ compatíveis.

Os condutores contam com o apoio adicional de sistemas de assistência de última geração, tais como o ‘head-up display’ Intelli-HUD e o Intelli-Drive.

O excelente conforto dos bancos é uma tradição na Opel. Desenvolvidos pelo próprio fabricante, os bancos dianteiros do novo Astra Sports Tourer são certificados pela agência alemã de especialistas em ergonomia Aktion Gesunder Rucken e.V. (AGR)/’Campaign for Healthier Backs’ (Campanha para Costas Saudáveis). Os bancos ultra-ergonómicos são os melhores em todo o segmento dos modelos compactos, apresentando uma vasta gama de regulações opcionais, desde a regulação elétrica da inclinação do assento ao apoio lombar electropneumático. Revestidos a couro Nappa, estes bancos oferecem também ventilação e massagem para o condutor e passageiro, com opção de aquecimento para os bancos dianteiros e traseiros.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.