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Novo Peugeot 308 SW – Muito mais que uma mera atualização

Desde o ensaio efetuado há quase 3 anos da 308 SW, um modelo que fez crescer a popularidade da marca francesa contribuindo para um aumento nas vendas, muito por culpa de uma mudança significativa em qualidade, dinamismo e design.

Surge agora a renovação esperada, um ligeiro facelift na carroçaria, várias novidades no interior, a estreia de um novo motor a gasóleo, uma nova caixa de velocidades automática de 8 velocidades e um filtro de partículas em estreia absoluta num motor a gasolina, são as grandes diferenças deste novo 308.

Olhando para o exterior é possível ver diferenças no design sem que as mesmas sejam de certa forma radicalmente diferentes. Na frente é possível uma nova grelha, um capô mais alto com novo desenho, um novo para-choques dianteiro que juntando aos novos faróis de nevoeiro e respetivos faróis diurnos dão um ar mais desportivo a quem olha de frente para esta proposta.

Na questão dos faróis frontais é importante referir que os mesmos utilizam lâmpadas de halogeno e que nas versões mais equipadas como a GT Line, GT ou GTi estes componentes são totalmente full LED.

Na traseira do novo 308 SW as diferenças para o modelo anterior são basicamente na iluminação, com as famosas “garras” nos farolins traseiros que agora estão sempre iluminadas.

A completar o diferente design exterior, entra na equação os novos modelos de jantes, que em opção podem ir até às 18 polegadas, com vários níveis de acabamentos assim como a possibilidade de combinar com as 10 cores disponíveis para a carroçaria.

As diferenças para a geração anterior não incluem mudanças no tamanho da carroçaria ou da área de carga, com a berlina a possuir 420 e 620 litros na versão carrinha.

Saltando para o interior é fácil perceber uma evolução, em especial com o novo sistema de infotainment a que a marca dá o nome de Peugeot i-Cockpit. Os materiais e respetivos acabamentos parecem estar num patamar superior de qualidade.

No que à tecnologia diz respeito, o ecrã central tátil possui um novo sistema onde estão incluídos uma conta Wi-fi que está ligado ao TomTom Traffic. Para além disso existe a possibilidade de comandos por voz, para fazer chamadas, enviar sms, sintonizar o rádio ou inserir endereços de GPS.

Para além disto, este sistema também inclui a função Mirror Link, que permite conexão em modo “espelho” para controlar o seu Android Auto ou Apple Carplay através do ecrã do 308.

Em termos de segurança e ajudas à condução, este novo modelo possui Active Safety Brake, Distance, Distance Alert, Alerta Activo de Transposição Involuntária de Faixa, Sistema de Detecção de Fadiga, reconhecimento automáticos dos sinais de velocidade e de Recomendação na estrada, Cruise Control Adaptativo, Sistema Activo de Vigilância de Ângulo Morto, Park Assist e o Visiopark 1. Este último permite uma visão 360 graus que auxilia e muito nas manobras ou estacionamentos.

As motorizações disponíveis são para todas as carteiras e gostos. No que toca a gasolina a oferta “começa” no 1.2 Puretech com 120 cavalos com caixa manual de 5 velocidades, 1.2 Puretech de 130 cavalos com a possibilidade de escolha entre uma caixa manual de 6 de velocidades ou automática com o mesmo número de relações, 1.6 THP de 205 (GT) cavalos com caixa manual de 6 velocidades e a versão topo de gama GTi com 270 cavalos extraídos do mesmo bloco 1.6 THP acoplado a uma caixa manual de 6 relações.

Em relação aos 308 com motorizações a gasóleo, a oferta inicia-se com o motor 1.6 BlueHDi com dois níveis de potência à escolha, 100 ou 120 cavalos e que podem ser acoplados a uma caixa manual de 5 ou 6 velocidades. Em opção poderá optar por uma caixa automática de 6 velocidades.

Existe também uma nova motorização 1.5 BlueHDi com 130 cavalos com caixa manual de 6 velocidades e também duas variantes do bloco 2.0 BlueHDi, uma com 150 e outra com 180 cavalos. Nestes tanto pode optar por uma caixa manual de 6 velocidades como uma nova caixa automática de 8 velocidades. A introdução desta nova caixa de velocidades permite reduzir o consumo em cerca de 7% face à caixa automática de 6 relações.

A unidade ensaiada contava com a motorização 1.6 BlueHdi com 120 cavalos de potência e 300 Nm de binário.

Com as mesmas qualidades de conforto e ergonomia já experienciados na versão anterior, facilmente encontramos uma boa posição de condução e nos familiarizamos com os comandos à nossa volta.

As prestações melhoraram em relação à versão SW que tínhamos ensaiado anteriormente (1.6 HDi de 115 cv), já que o arranque de 0 a 100 km/h é cumprido em 10,1 segundos em vez dos 10,6. A velocidade máxima anunciada também subiu ligeiramente para os 194 km/h me vez dos 191 km/h.

O consumo baixa marginalmente em 0,1l para um total de 3,7 l/100km e as emissões baixam para os 96 g/km em vez dos anteriores 100 g/km.

No curto ensaio em estrada foi possível verificar que mantêm-se o mesmo dinamismo do chassis e da resposta pronta de todos os comandos. Com um comportamento seguro e de certa forma “desportivo”, o conforto nunca é posto em causa, garantindo um bom “pisar”.

Quando se exagera na condução, os “policias” de serviço entram em ação para garantir que nada de mau possa acontecer. Os travões são potentes e garantem travagens em segurança.

O motor tem prestações suficientes com consumos reais muito agradáveis para não esgotar a carteira dos futuros proprietários.

Em jeito de conclusão podemos afirmar que as mudanças efetuadas dão ainda maior destaque a este modelo para aqueles que procuram uma carrinha económica, confortável e muito espaçosa que ainda por cima é muito agradável de conduzir. Os que querem fugir às novas tendências dos SUV têm nesta proposta uma escolha de referência.

A unidade ensaiada é a versão Allure e tem um preço de venda ao público de 31.875€.

Um especial agradecimento à Peugeot LPM, S.A. (Tomar), em particular ao Responsável da Área de Negócio Rui Farinha, pela disponibilidade da viatura aqui exibida para ensaio.

Para mais informações:
www.lpm.pt
Telefone: 249 310 700

Sérgio Gonçalves

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