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O Enyaq RS Race: um novo conceito de desporto automóvel com ideias sustentáveis para modelos de produção

A Škoda Motorsport apresenta um novo conceito de carro de corrida totalmente elétrico: o Enyaq RS Race. Enraizado no ADN de corrida da marca checa, este conceito apoia o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e materiais sustentáveis, servindo como um projeto-piloto para futuros modelos de produção. O concept car, mais baixo e mais largo, incorpora peças inovadoras e sustentáveis em biocompósito que proporcionam as mesmas vantagens de rigidez e peso que a fibra de carbono, contribuindo para uma redução de peso global de 316 kg em comparação com o Škoda Enyaq Coupé vRS em que se baseia.

Os engenheiros da Škoda Motorsport desenvolveram um carro de competição totalmente elétrico que se aproxima do comportamento e do espaço interior do bem sucedido Škoda Fabia RS Rally2. O ADN de competição da Škoda e as rigorosas exigências do desporto motorizado continuam a ultrapassar os limites da inovação técnica.

O desenvolvimento do Enyaq RS Race começou em 2023. O projeto mostra as atividades da Škoda no campo do automobilismo eletrificado, impulsionando o progresso em direção a um futuro mais sustentável. Baseado no Škoda Enyaq Coupé vRS, o carro-conceito usa o mesmo trem de força elétrico, mas é 70 mm mais baixo, 72 mm mais largo na frente e 116 mm mais largo na traseira. Mais importante ainda, é significativamente mais leve do que o modelo de produção. Os componentes biocompostos, que incorporam fibras de linho na carroçaria e no interior, ajudam a reduzir o peso do automóvel.

Além disso, o conceito beneficia de inúmeras modificações visuais e técnicas, incluindo um chassis mais largo e rebaixado, para-choques redesenhados, bem como

Além disso, o conceito beneficia de numerosas modificações visuais e técnicas, incluindo um chassis mais largo e rebaixado, para-choques redesenhados, bem como amortecedores e molas modificados. Um sistema de travagem de alto desempenho completamente novo, bancos de competição e uma gaiola de proteção asseguram a máxima segurança ativa e passiva possível. Os faróis dianteiros escurecidos apresentam o logótipo distintivo da Škoda Motorsport, com as caixas dos faróis modificadas para acomodar as jantes maiores. As luzes traseiras também foram escurecidas. Na grelha da Škoda, a Crystal Face do modelo de produção foi substituída por uma única faixa de LED alongada que liga os dois faróis.

Para reduzir o peso em comparação com o modelo de produção, os engenheiros da Škoda Motorsport utilizaram materiais inovadores e sustentáveis, removendo todos os componentes não necessários para a utilização prevista do automóvel. Além disso, incorporaram janelas laterais e traseiras feitas de policarbonato leve. Estas medidas em conjunto resultaram numa poupança de peso total de 316 kg. As peças de biocompostos sustentáveis, desenvolvidas em colaboração com o parceiro de desportos motorizados da Škoda, Bcomp, são utilizadas na carroçaria, incluindo os para-choques, os guarda-lamas, o tejadilho, a abertura do tejadilho e a asa traseira. Estes materiais leves são também aplicados no interior, como o painel de instrumentos, os painéis das portas e os apoios para os pés do condutor e do passageiro. Além disso, o teto panorâmico de vidro do modelo de série foi substituído por um painel de biocompósito.

Um total de 16 componentes do veículo são fabricados a partir de materiais sustentáveis, com fibras naturais de linho a substituir o carbono tanto no interior como no exterior. Estes são testados sob as condições de corrida mais exigentes, por exemplo, no Škoda Fabia RS Rally2, juntamente com lubrificantes sustentáveis para motores, transmissões e amortecedores. Um exemplo é o AmpliTex, um tecido de reforço técnico fabricado a partir de fibras de linho renováveis cultivadas na Europa. Estas fibras tecidas não só reduzem as vibrações no interior e contribuem para a redução do peso, como também servem como um elemento de design visualmente atrativo. Para além disso, as fibras são processadas mecanicamente e não quimicamente, e o cultivo do linho tem um impacto significativamente mais baixo no ambiente.

Para criar a carroçaria do Enyaq RS Race, foram retiradas da linha de produção peças individuais da carroçaria, redesenhadas de raiz e montadas de novo. Para além da gaiola de proteção feita de aço cromado-molibdénio de alta resistência – que reforça a carroçaria e protege os ocupantes – o concept car apresenta outros elementos de segurança derivados do Škoda Fabia RS Rally2. Estes incluem bancos de competição Atech com cintos de segurança de seis pontos, enchimento de segurança das portas e um extintor de incêndio automático. Tal como nos carros de rali WRC, as luzes verdes e vermelhas em ambos os lados do veículo indicam o estado do sistema de alta tensão. A altura de condução foi reduzida em 70 mm e os patins de proteção especiais na parte inferior do veículo evitam o desgaste excessivo dos componentes do chassis e protegem a bateria.

O pacote aerodinâmico inclui uma grande asa traseira, um tejadilho aerodinamicamente optimizado e uma entrada de ar NACA que canaliza o ar para o interior. Pequenos winglets na parte traseira do tejadilho direcionam o fluxo de ar diretamente para a asa traseira. A entrada de ar para o sistema de arrefecimento também foi redesenhada, com a secção dianteira agora completamente sólida e o ar aspirado através da parte inferior do para-choques, necessitando de uma parede do radiador inclinada. Para-choques redesenhados com duas cortinas de ar adicionais à frente, guarda-lamas mais largos e um novo difusor traseiro, juntamente com a asa traseira de grandes dimensões, aumentam a força descendente, melhorando a dirigibilidade a velocidades mais elevadas. A turbulência à volta das rodas é minimizada por elementos de orientação do ar em forma de asa, enquanto as grelhas de ventilação nas cavas das rodas dianteiras e traseiras melhoram a aerodinâmica e o arrefecimento dos travões. O Enyaq RS Race pode também ser equipado com jantes aerodinamicamente optimizadas.

Os especialistas da Škoda Motorsport adaptaram vários componentes do Enyaq RS Race. Por exemplo, o sistema de travões do modelo de produção foi substituído por uma configuração de alto desempenho, com discos de travão de carbono-cerâmica, pinças de dez pistões à frente, pinças de quatro pistões atrás e um novo sistema de arrefecimento dos travões. Além disso, o carro-conceito foi equipado com um travão de mão hidráulico do tipo rali com uma alavanca longa e o sistema de pedal do Škoda Fabia RS Rally2. Em vez da suspensão DCC de série, foi instalada uma suspensão desportiva especial, que permite ajustes individuais da rigidez da mola, da compressão e do ressalto.

As jantes de 20 polegadas estão equipadas com pneus de baixo perfil. Os dois motores eléctricos, com uma potência combinada de 250 kW, e a bateria de 82 kWh são idênticos aos do modelo de produção. Tal como o Škoda Enyaq Coupé vRS, a velocidade máxima é de 112 mph (180 km/h), mas o mais leve Enyaq RS Race pode agora acelerar dos 0 aos 62 mph em menos de cinco segundos.

O interior completamente redesenhado é inspirado no Škoda Fabia RS Rally2 e inclui também um sistema de infoentretenimento modificado. Com novos botões, o volante de competição assemelha-se ao do bem sucedido carro de rali do cliente. Em vez da direção progressiva de cremalheira e pinhão utilizada no Enyaq Coupé vRS, o Enyaq RS Race está equipado com uma direção linear, com peso de direção ajustável controlado através de software, e a relação de transmissão foi optimizada para o desempenho de corrida. Neste veículo de dois lugares, o seletor de condução e o painel central para ligar o carro e ativar o sistema automático de extinção de incêndios estão situados entre os bancos.

Sérgio Gonçalves

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