O novo Mercedes-Benz Classe G continua a história de sucesso da série de modelos que foi criada em 1979. O ícone do todo-o-terreno continua a basear-se na comprovada construção em estrutura de escada, em três bloqueios mecânicos do diferencial e na redução do diferencial LOW RANGE, bem como num eixo traseiro rígido e numa suspensão dianteira independente.
O Mercedes-Benz Classe G é, desde há muito, considerado um ícone automóvel e está agora, mais uma vez, a reforçar a sua posição de liderança entre os veículos todo-o-terreno de luxo. Os novos modelos destacam-se em todas as condições – com um desempenho melhorado graças aos sistemas de propulsão electrificados, modernos sistemas de assistência ao condutor, maior conforto e digitalização avançada. Criada em 1979, a série de modelos oferece agora o mais diversificado portefólio de propulsão de todos os tempos e opções de personalização quase ilimitadas. Ao mesmo tempo, mantém o seu inconfundível carácter todo-o-terreno e a sua aparência única.
O ícone todo-o-terreno baseia-se no conceito testado e comprovado de estrutura em escada e inclui três bloqueios mecânicos do diferencial e redução da velocidade todo-o-terreno LOW RANGE, bem como um eixo traseiro rígido e uma suspensão dianteira independente. A elevada distância ao solo e a suspensão de longo curso constituem a base das características todo-o-terreno do novo Classe G. Os números falam por si:
Até 100% de capacidade de subida em superfícies adequadas
Distância ao solo entre os eixos de pelo menos 241 mm
Profundidade máxima de passagem de 70 cm para água e lama
Condução estável em inclinações laterais até 35
Ângulos de aproximação e de saída de 31° à frente e de 30° atrás (sem engate de reboque)
Fora dos circuitos habituais, o novo OFFROAD COCKPIT oferece uma visão geral dos dados relevantes para a condução fora de estrada, tanto no ecrã do condutor como no ecrã multimédia, bem como funções de apoio à condução fora de estrada.
Para além do novo todo-o-terreno de alto desempenho da Mercedes-AMG, o novo Mercedes-Benz G 450 d (consumo energético combinado: 10,0-8,7 l/100 km | emissões de CO2 combinadas: 261-227 g/km | classe de CO2: G)1 e o novo Mercedes-Benz G 500 (consumo de energia combinado: 12,3-10,9 l/100 km | emissões combinadas de CO2: 281-248 g/km | classe de CO2: G)1 também estão disponíveis para escolha. Todos os motores são agora totalmente electrificados. Como híbridos suaves com tecnologia de 48 volts, oferecem maior desempenho com consumo de combustível reduzido. A primeira variante totalmente eléctrica do Classe G completará o portfólio de modelos numa data posterior.
O Mercedes-Benz Classe G não mudou significativamente a sua aparência durante cerca de 45 anos. O design exterior dos novos modelos é apenas subtilmente modificado. As alterações visíveis incluem uma grelha do radiador com quatro, em vez das anteriores três, persianas horizontais e para-choques dianteiro e traseiro. Os para-choques dianteiros têm um aspeto de esquilo renovado. O novo revestimento do pilar A e o lábio do spoiler no bordo do tejadilho contribuem para melhorar a aerodinâmica e aumentar o conforto acústico.
O interior é luxuoso e funcional. Com a integração do sistema de infotainment MBUX (Mercedes-Benz User Experience), o novo Classe G é mais digital do que nunca. O KEYLESS-GO, os suportes para copos com controlo de temperatura e o sistema de som surround Burmester® 3D estão todos equipados de série no Reino Unido. O sistema MBUX High-End Rear-Seat Entertainment está disponível mediante pedido. Além disso, existem sistemas de segurança e assistência adicionais e melhorados. A gama MANUFAKTUR para uma personalização alargada do interior e do exterior foi novamente alargada.
Uma forma inconfundível e angular é a imagem de marca do Classe G. E o seu design icónico mantém-se praticamente inalterado, mesmo durante os últimos desenvolvimentos. Os pormenores clássicos continuam a ser características. Estes incluem os puxadores das portas e o som caraterístico do fecho das portas, os robustos acabamentos de proteção exteriores, a roda sobresselente exposta na porta traseira e as luzes indicadoras salientes. A nova grelha do radiador tem quatro lâminas horizontais em vez das três anteriores. Além disso, os para-choques dianteiro e traseiro foram redesenhados, apresentando os dianteiros um novo aspeto em forma de esquilo. A câmara de marcha-atrás tem uma nova posição no centro do para-choques, acima do suporte da matrícula. Está instalado um bocal de líquido limpa para-brisas ao lado da câmara de marcha-atrás, para o caso de esta ficar suja. Este é acionado quando o condutor ativa o sistema de lavagem do vidro traseiro.
Os modelos com motor convencional também incorporam alguns elementos que foram desenvolvidos para a primeira versão totalmente eléctrica da lenda do todo-o-terreno. Especificamente, o novo revestimento do pilar A, um spoiler na borda do tejadilho e novos materiais de isolamento contribuem para melhorar a aerodinâmica e aumentar o conforto acústico.
A linha AMG confere ao novo Classe G um toque decididamente desportivo. A sua aparência dinâmica é caracterizada pelas extensões dos arcos das rodas, jantes de liga leve AMG de 50,8 centímetros (20 polegadas) de série e um volante desportivo multifunções em couro nappa. O Pacote Noturno, que inclui elementos de design desportivos e expressivos em preto, também está disponível como opção.
O interior – qualidade impressionante e linguagem de design pioneira
No interior do novo Classe G, o carácter todo-o-terreno encontra-se com o equipamento de topo. Inúmeros elementos de design exterior podem ser encontrados no interior. Por exemplo, as saídas de ar laterais tomam a forma dos faróis redondos e estão agora também disponíveis com iluminação. A pega de mão do lado do passageiro continua presente. Entretanto, os interruptores para os três bloqueios de diferencial continuam a ser elementos centrais do centro de controlo off-road redesenhado. Este último oferece agora também a opção de acesso rápido – por exemplo, ao OFFROAD COCKPIT. O volante multifunções de última geração com superfícies de controlo tácteis é estofado em pele nappa de série. A iluminação ambiente e os estofos em pele completam o ambiente.
Equipado de série no Reino Unido, o EXCLUSIVE Line Interior amplifica a atmosfera de bem-estar no interior do novíssimo Classe G. Entre outras coisas, inclui uma escolha alargada de estofos em pele nappa. Há também iluminação ambiente para as saídas de ar e o sistema de som surround Burmester® 3D com um altifalante satélite iluminado no teto. O Pacote MANUFAKTUR, opcional, introduz o Interior da Linha SUPERIOR, que transforma o habitáculo num luxuoso lounge. Para isso contribuem o pack Active Multicontour Seat Plus, os estofos em pele napa e os elementos exclusivos e costuras decorativas em design de diamante.
Sistema de infotainment MBUX – o novo Classe G está mais ligado do que nunca
O sistema de infotainment MBUX (Mercedes-Benz User Experience) com ecrãs para o condutor e multimédia de 31,2 centímetros (12,3 polegadas), incluindo controlo tátil, está pela primeira vez em todas as variantes do modelo. A integração do smartphone liga o telemóvel sem fios ao sistema multimédia MBUX através do Android Auto Wireless® ou Apple CarPlay™. Isto permite que os ocupantes utilizem da melhor forma as funções do seu telemóvel. Também desfrutam das vantagens do rádio digital (DAB+) com o MBUX. Uma porta USB-C permite ligações a outros dispositivos móveis.
O MBUX Augmented Reality for Navigation também faz parte do equipamento de série do novo Classe G. O sistema sobrepõe informações gráficas de navegação e de trânsito a imagens ao vivo no ecrã multimédia. Isto pode ajudar os condutores a encontrar o seu caminho mesmo em situações de trânsito complexas e a chegar ao seu destino de forma rápida, segura e sem stress. O sistema também fornece apoio nos semáforos: apresenta a cor atual do semáforo, ajudando assim quando a visibilidade do sinal é limitada.
O MBUX também traz a assistência por voz para o novo Classe G, que é capaz de dialogar e aprender. Algumas acções podem agora ser desencadeadas sem o termo de alerta “Hey Mercedes”. O assistente de voz dispõe ainda de cerca de 20 comandos de voz criados exclusivamente para utilização no novo Classe G.
Novas funcionalidades para ainda mais comodidade
O interior do novo Classe G vem com características de conforto adicionais. Estas incluem suportes para copos com controlo de temperatura e um sistema de carregamento sem fios para dispositivos móveis. O sistema MBUX High-End Rear Seat Entertainment também está disponível como opção. Este último é composto por dois ecrãs tácteis de 29,5 centímetros (11,6 polegadas) totalmente integrados, assegurando que os passageiros traseiros também se mantêm totalmente entretidos durante uma viagem. Graças à ligação ao sistema multimédia MBUX, podem ver filmes, navegar na Internet e aceder a informações de viagem, entre outras coisas. Se necessário, os utilizadores podem mover o conteúdo de forma interactiva dos ecrãs na segunda fila de bancos para o ecrã multimédia à frente. Podem também reproduzir os seus próprios conteúdos multimédia através de várias interfaces.
O novo Classe G está equipado com KEYLESS-GO. Isto permite que as portas laterais e a porta traseira sejam trancadas e destrancadas simplesmente premindo o botão no puxador da porta. Para tal, não é necessário segurar a chave do veículo. Em vez disso, esta pode ser guardada num bolso. O veículo também pode ser ligado convenientemente com o toque de um botão – sem inserir a chave na ignição. O único requisito é que a chave esteja dentro do veículo com o condutor. Uma dashcam2 também está equipada de série. Esta pode filmar o trânsito à frente do veículo e regista a hora e a velocidade. Isto permite aos condutores documentar um acidente, por exemplo, ou captar rotas e paisagens cénicas. Podem visualizar o material de vídeo no seu computador em casa ou no ecrã multimédia no veículo (quando parado).
Com o sistema de som surround Burmester® 3D3 de série, o novo Classe G oferece uma qualidade de som incomparável. Inclui a imersiva experiência áudio Dolby Atmos®, que confere à música mais espaço, clareza e profundidade. O sistema transforma o novo Classe G numa sala de concertos topo de gama sobre rodas. Um altifalante adicional iluminado está integrado no forro do tejadilho. Seis canais adicionais estão agora disponíveis na parte lateral do amplificador, permitindo audivelmente uma melhor separação de frequências e posicionamento do som.
Carroçaria e suspensão – o Classe G é e continua a ser o GELÄNDEWAGEN
O novíssimo Classe G beneficia de cerca de 45 anos de experiência e conhecimento no segmento todo-o-terreno. O ícone dos veículos todo-o-terreno continua a basear-se na comprovada construção em estrutura de escada, em três bloqueios mecânicos dos diferenciais e na combinação de uma suspensão dianteira independente de duplo braço e um eixo traseiro rígido. A elevada distância ao solo e a suspensão de longo curso constituem a base das características off-road.
A suspensão do novo Classe G inclui amortecimento ajustável adaptativo de série, que só estava disponível como opção nos modelos anteriores. Isto proporciona ainda mais controlo fora de estrada. Os amortecedores compensam ainda melhor os desníveis do terreno e suportam forças de amortecimento significativamente maiores do que os amortecedores passivos. Com a estabilização da rotação e da inclinação, o sistema regula continuamente as características dos amortecedores em função da situação de condução e reduz automaticamente os movimentos da carroçaria. Vários componentes dos amortecedores reguláveis adaptativos foram concebidos para resistir a condições extremas, tais como água a correr, condução na lama, pedras a voar e sujidade.
O comprovado sistema de direção eletromecânico de cremalheira e pinhão é de série. Consome menos energia do que um sistema assistido hidraulicamente. Dependendo do programa de condução selecionado, proporciona uma sensação de direção confortável ou desportiva na estrada. Fora de estrada, proporciona um feedback preciso com bastante assistência à direção. Um travão de estacionamento elétrico está equipado de série. Os discos de travão dianteiros têm 354 milímetros de diâmetro e 32 milímetros de espessura. Na traseira, o diâmetro é de 345 milímetros e a espessura de 22 milímetros.
DYNAMIC SELECT com três programas adicionais de condução fora de estrada
Com o DYNAMIC SELECT, as características do veículo do novo Classe G podem ser ajustadas com o toque de um botão e em apenas alguns segundos. O sistema altera as características de condução do motor, da transmissão, da suspensão, do ESP® e da direção. Os programas de condução em estrada “Comfort”, “Sport”, “Eco” e “Individual” são fáceis de definir utilizando o interrutor DYNAMIC SELECT.
Estão disponíveis três programas de condução adicionais no novo Classe G para a condução fora de estrada. O programa “Trail” oferece um comportamento optimizado em terrenos mais suaves com superfícies soltas – por exemplo, em estradas de terra ou gravilha. O programa de condução “Rock” foi concebido para a condução em terrenos médios e difíceis, irregulares, com superfícies duras e rochosas. A configuração da suspensão e as regulações da direção foram concebidas para serem firmes. Como terceira opção off-road, o programa “Sand” oferece uma dinâmica de condução melhorada através de intervenções de controlo agilizadas. O ESP® foi especialmente concebido para superfícies arenosas e proporciona maior segurança durante a condução dinâmica, por exemplo, durante a travagem. Os condutores também podem definir os programas de condução fora de estrada utilizando o interrutor DYNAMIC SELECT.
Tudo à vista – o novo COCKPIT OFFROAD
A unidade de controlo todo-o-terreno redesenhada leva o condutor diretamente ao novo OFFROAD COCKPIT. Este fornece uma visão geral dos dados mais relevantes para a condução fora de estrada, tanto no ecrã do condutor como no ecrã multimédia. Também oferece funções de apoio à condução fora de estrada. O conteúdo é apresentado em vários mosaicos, que podem ser alterados utilizando as setas de direção ou passando o dedo. Existem também botões para acesso rápido a determinadas funções do veículo que são relevantes para a condução fora de estrada. Os dados apresentados incluem um horizonte artificial, posicionamento, bússola, altitude, ângulo de direção do eixo dianteiro, binário, potência, pressão e temperatura dos pneus, bem como o estado dos bloqueios do diferencial.
Para uma experiência de condução fora de estrada ainda mais confortável – o “capot transparente”
A função “capot transparente” pode ser acedida através do menu off-road no ecrã central. Em conjunto com a câmara de 360°, permite uma visão virtual por baixo da frente do veículo. Para a visualização da câmara do “capot transparente” no ecrã central, o veículo combina as imagens da câmara frontal e das duas câmaras dos espelhos retrovisores exteriores. Além disso, uma visualização da faixa de rodagem ajuda a selecionar a melhor rota. Isto permite aos condutores do novo Classe G reagir rapidamente, se necessário – por exemplo, ao encontrar obstáculos como escombros ou pedras. A função também ajuda a avaliar de forma optimizada cristas, taludes e depressões, se estes já não forem visíveis através do para-brisas devido ao ângulo demasiado acentuado.
A gama de motores do novo Classe G é totalmente electrificada. Como híbridos suaves com geradores de arranque integrados (ISG) e sistemas eléctricos de bordo de 48 volts, oferecem maior desempenho com consumo de combustível reduzido. Graças à eletrificação, os novos modelos também oferecem uma resposta melhorada e maior conforto. Para além do novo Mercedes-AMG G 63 (consumo energético combinado: 15,7-14,7 l/100 km | emissões combinadas de CO₂: 358-335 g/km | classe de CO2: G) são o novíssimo Mercedes-Benz G 500 (consumo de energia combinado: 12,3-10,9 l/100 km | emissões combinadas de CO₂: 281-248 g/km; classe de CO2: G)1 e o novíssimo Mercedes-Benz G 450 d (consumo de energia combinado: 10,0-8,7 l/100 km | emissões combinadas de CO₂: 261-227 g/km | classe de CO2: G).
O novo Mercedes-Benz G 500 é alimentado por um motor de seis cilindros em linha de 3,0 litros com turbocompressor duplo através de um turbocompressor de gases de escape e um compressor auxiliar elétrico. O motor a gasolina produz 330 kW (449 cv) e proporciona um binário máximo de 560 Nm. O ISG fornece brevemente mais 15 kW (20 cv) de potência e 200 Nm de binário. Também alimenta o sistema elétrico de bordo de 48 volts. A gama de motores é completada pelo motor diesel de seis cilindros do novo Mercedes-Benz G 450 d. A unidade debita 270 kW (+15 kW) (367 cv + 20 cv). O binário é de 750 (+200) Nm.
Transmissão automática comprovada
A transmissão de potência é assegurada pela caixa automática com conversor de binário 9G-TRONIC, especialmente adaptada às exigências do ícone do todo-o-terreno. A grande amplitude da transmissão torna a condução confortável e silenciosa, especialmente a baixos regimes do motor. Ao mesmo tempo, ajuda a reduzir o consumo de combustível. A mecânica e a unidade de controlo hidráulico asseguram mudanças de velocidade rápidas, suaves e confortáveis. Permitem também acelerações intermédias rápidas. Três sensores de velocidade permitem o que é conhecido como “skip shifting”, em que – dependendo da situação de condução – várias mudanças são saltadas. O comportamento das mudanças depende do programa de condução selecionado. Como é habitual nas transmissões automáticas da Mercedes-Benz, os condutores também podem engrenar manualmente as mudanças através das patilhas DIRECT SELECT no volante.
No programa de condução ECO, por exemplo, a função ECO start/stop ajuda a uma condução económica, desligando o motor quando o veículo está parado. A função “coasting” também ajuda a poupar combustível. A embraiagem da transmissão abre-se assim que o condutor tira o pé do pedal do acelerador. Como resultado, a velocidade do motor desce para o ralenti e a resistência à condução é reduzida pelas forças de compressão e de fricção do motor no acelerador de arrasto. O novíssimo Classe G “desloca-se” e utiliza brevemente a sua própria energia cinética para propulsão. A tração é restabelecida assim que o pedal do acelerador ou do travão é novamente pressionado.
Caixa de transferência com redução off-road
A caixa de transferência está configurada de forma a que 40% do binário de tração seja transferido para o eixo dianteiro e 60% para o eixo traseiro. A tração integral permanente garante uma excelente tração. A redução de velocidade off-road aumenta significativamente o binário nas rodas motrizes quando se viaja fora de estrada. Ao mesmo tempo, reduz a velocidade máxima e aumenta a tração. Isto permite que o novo Classe G domine mesmo terrenos muito difíceis. A redução off-road pode ser activada no modo de transmissão “N” através do interrutor LOW RANGE até uma velocidade de 40 km/h. A relação da caixa de transferência muda então de 1,00 na configuração de condução em estrada HIGH RANGE para 2,93. É possível mudar de LOW RANGE para HIGH RANGE até 70 km/h.
A embraiagem inteligente de placas múltiplas assegura uma manobrabilidade duradoura. Comporta-se como um diferencial de deslizamento limitado controlado automaticamente e regula o comportamento do veículo durante a condução. Passa para um bloqueio fixo com 100% de efeito de bloqueio quando o interrutor do bloqueio do diferencial central é acionado.
Os bloqueios dos diferenciais dianteiro e traseiro são concebidos como bloqueios de diferencial normais com 100% de efeito de bloqueio. Funcionam de forma puramente eletromecânica e estão totalmente ligados em rede. Todos os bloqueios podem ser accionados individualmente durante a condução, tanto em LOW RANGE como em HIGH RANGE. O veículo muda automaticamente para o programa de condução todo-o-terreno “Rock” quando os bloqueios são accionados. Os interruptores para os três bloqueios do diferencial permitem ao condutor reconhecer qual dos bloqueios está ativado em qualquer momento. O estado é igualmente indicado no ecrã multimédia.
Electrificado – o motor AMG V8 biturbo de 4,0 litros
O novíssimo Mercedes-AMG G 63 é alimentado pelo motor AMG V8 biturbo de 4,0 litros, testado e comprovado. Este debita 430 kW (585 cv) e fornece um binário máximo de 850 Nm. Uma nova caraterística é a combinação com a tecnologia de 48 volts e um gerador de arranque integrado (ISG). Esta eletrificação fornece um impulso adicional de 15 kW (20 cv) e 200 Nm de binário durante um curto período de tempo. A partir de uma paragem, o novo Mercedes-AMG G 63 demora apenas 4,4 segundos a acelerar até aos 100 km/h. Esta propulsão dinâmica mantém-se até uma velocidade máxima de 220 km/h.
Com estabilização hidráulica ativa do rolamento – suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL
O novíssimo Mercedes-AMG G 63 oferece a sensação de uma condução ágil e um conforto acrescido. A suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL com estabilização hidráulica ativa do rolamento e amortecimento ajustável adaptativo contribui significativamente para isso. Os elementos hidráulicos activos substituem os estabilizadores transversais mecânicos convencionais com barra de torção. Os amortecedores adaptativos estão equipados com duas ligações hidráulicas – uma em cada fase de compressão e outra de recuperação do amortecedor. As câmaras dos amortecedores nas quatro rodas estão ligadas através de linhas hidráulicas e do bloco de válvulas.
Mudanças rápidas: a transmissão AMG SPEEDSHIFT TCT 9G
A caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G de série faz as delícias dos condutores desportivos com características de mudança dinâmicas e uma função de aceleração intermédia (dupla embraiagem) emotiva. Dependendo do programa de condução selecionado, permite passagens de caixa desportivas e rápidas ou confortáveis e pouco perceptíveis. Graças às suas nove mudanças disponíveis, o motor encontra-se frequentemente na gama de velocidades ideal. Para além disso, a transmissão AMG SPEEDSHIFT TCT 9G combina eficiência e dinâmica. Se necessário, a transmissão com conversor de binário passa para uma velocidade mais baixa num curto espaço de tempo, utilizando várias mudanças de velocidade, de modo a utilizar toda a potência do motor. As características gerais da transmissão podem ser influenciadas através do AMG DYNAMIC SELECT – existe uma escolha de diferentes programas de condução com definições de condução específicas.
AMG DYNAMIC SELECT: cinco programas de condução em estrada e três fora de estrada
Com os cinco programas DYNAMIC SELECT em estrada “Slippery”, “Comfort”, “Sport”, “Sport+” e “Individual”, a diferenciação vai desde o eficiente e confortável até ao muito desportivo. São alterados parâmetros como a resposta do motor, da transmissão, da suspensão e da direção. As três fases do amortecimento regulável adaptativo – “Comfort”, “Sport” e “Sport+” – podem ser seleccionadas separadamente, se necessário. Os três programas de condução todo-o-terreno “Sand”, “Trail” e “Rock” estão disponíveis para utilização fora de estrada.
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