O novo Renault 4 E-Tech 100% elétrico foi oficialmente apresentado hoje no Salão Automóvel de Paris 2024. Tal como o Renault 4 original nasceu para responder aos desafios do seu tempo, o novo Renault 4 E-Tech 100% elétrico é uma reinvenção retro-futurista que reflecte o compromisso da Renault em acelerar a transição energética.
A grelha frontal é o primeiro aspeto a chamar a atenção. Inspirada no Renault 4 original, é realizada numa única peça de 1,45 m de comprimento e é única no sector, com um contorno contínuo e iluminado que enquadra perfeitamente o logótipo Renault no seu centro. Na traseira, os icónicos faróis tripartidos do original ganham uma nova vida, com linhas modernas e uma assinatura LED distintiva.
Estas são apenas duas das muitas referências ao design do Renault 4 original; outras incluem as linhas do capot que se prolongam até à base da grelha, a forma do óculo traseiro, as três linhas esculpidas nas portas que fazem lembrar os protectores de plástico do original e as formas distintivas do tejadilho, agora adornado com barras de tejadilho.
Entretanto, também evocando o original, um tejadilho elétrico de lona plein sudTM traz o espírito do ar livre para o habitáculo. Abre-se com o toque de um botão ou por comando de voz para revelar uma vista de 80×92 cm para o céu que pode ser apreciada por todos os passageiros. Quando fechado, o seu revestimento proporciona excelentes qualidades acústicas e de estanquidade, sem perda de peso ou de altura livre.
Uma nova cor exclusiva, o verde Hauts-de-France, presta homenagem ao azul Île-de-France dos anos 60, e junta-se a seis outras tonalidades elegantes e com estilo: Branco Glaciar, Cinzento Urbano, Preto Diamante, Vermelho Carmim, Castanho Terracota e Azul Nuvem. As opções bicolores também estarão disponíveis, para que haja um Renault 4 E-Tech 100% elétrico para todos.
Maior que o Renault 5 (com o qual partilha 68% dos seus componentes), o Renault 4 E-Tech 100% elétrico oferece um espaço interior impressionante graças à sua distância entre eixos alargada de 2,62m. Com 4,14 m de comprimento, os ocupantes dos bancos traseiros beneficiam de 16,4 cm de espaço para os joelhos, enquanto a altura livre de 85,3 cm é particularmente generosa para um veículo do segmento B.
Os ecrãs horizontais duplos conferem ao habitáculo um aspeto contemporâneo. O ecrã multimédia central de 10 polegadas é de série e pode incluir o premiado sistema OpenR Link com Google incorporado. Este permite aceder a uma série de serviços Google, incluindo o Google Maps, que oferece um planeamento de rotas optimizado para o carregamento, activando mesmo o pré-condicionamento da bateria à medida que se aproxima uma paragem de carregamento, bem como uma variedade de aplicações da loja Google Play.
Apresentado pela primeira vez no Renault 5, Reno – o companheiro de viagem virtual – está também presente no Renault 4 E-Tech 100% elétrico. Avatar com personalidade real, o Reno acompanha os clientes ao longo de toda a sua experiência de propriedade, dentro e fora do automóvel. O Reno pode responder a perguntas e efetuar tarefas como o agendamento do carregamento, ajudando a facilitar o dia a dia.
O excecional espaço da bagageira de 420 litros é revelado pela porta traseira eléctrica, um espaço ainda mais acessível devido à abertura larga e alta e à soleira de carga baixa, enquanto vários toques engenhosos, como os quatro ganchos de amarração, dois ganchos para sacos, elásticos para manter os objectos no lugar e compartimentos de arrumação inteligentes – incluindo uma área debaixo do piso de 35 litros, perfeita para o cabo de carregamento – tornam o dia a dia das famílias atarefadas mais fácil. Esta versatilidade pode ser alargada ainda mais, com um banco traseiro rebatível.
Construído sobre a mesma plataforma AmpR Small que o R5, o Renault 4 E-Tech 100% elétrico mantém o sentido de praticidade do Renault 4 original, com uma distância ao solo aumentada (mais 1,2 cm que o Captur). A suspensão foi optimizada para uma condução mais suave e confortável para todos os ocupantes, enquanto o sistema de direção foi revisto com uma relação mais curta (14:5) e um círculo de viragem apertado de apenas 10,8 m, perfeito para as ruas da cidade e para uma condução fácil.
Estão disponíveis dois grupos motopropulsores, ambos equipados com uma bomba de calor para maximizar a sua eficiência, bem como com carregamento bidirecional com funcionalidade V2L (veículo para carga) e V2G (veículo para rede) que pode alimentar dispositivos externos a partir da bateria ou devolver a eletricidade à rede, conforme necessário.
A bateria de 52 kWh utiliza a tecnologia NMC (Níquel Manganês Cobalto) e uma arquitetura simplificada que significa que agora pesa menos de 300 kg. A bateria alimenta um motor elétrico de 110 kW (150 cv, 245 Nm) que acelera o Renault 4 E-Tech 100% elétrico de 0-100 km/h em menos de 8,5 segundos, com uma autonomia WLTP até 400 kms. Equipado com um carregador de 100 kW DC, pode recarregar a bateria de 15 a 80% em apenas 30 minutos, ou uma carga de 11 kW AC 10-100% em 4 horas e 30 minutos. Está igualmente disponível uma bateria de 40 kWh, associada a um carregador de 80 kW DC e a um motor elétrico de 90 kW (120 cv, 225 Nm) para oferecer uma autonomia de até 300 kms.
O Renault 4 E-Tech 100% elétrico está equipado com a nova função “One Pedal”. Optimizando a travagem regenerativa, o veículo desacelera suavemente quando o condutor solta o pedal. Otimizando a travagem regenerativa, o veículo desacelera suavemente quando o condutor solta o pedal do acelerador, parando sem que o condutor tenha de acionar o travão.
Este sistema junta-se a um conjunto de ajudas à condução avançadas que reforçam a segurança e o conforto de condução, muitas das quais raramente vistas no segmento B, incluindo o alerta de saída em segurança para o ocupante traseiro, o assistente ativo ao condutor que combina o cruise control adaptativo com Stop & Go e o assistente de centragem na faixa de rodagem, bem como a monitorização do ângulo morto e o estacionamento mãos-livres. O Renault 4 E-Tech 100% elétrico integra igualmente o My Safety Shield, uma funcionalidade presente em toda a gama Renault, que permite ao condutor ativar as suas configurações preferidas com um simples toque num botão.
O Renault 4 E-Tech 100% elétrico é construído em Maubeuge, no complexo ElectriCity, enquanto o motor elétrico é fabricado em Cléon e a bateria é montada em Ruitz. De facto, 75% dos fornecedores estão situados num raio de 190 milhas da fábrica, respeitando os compromissos de sustentabilidade do Grupo Renault. 26,4% de todos os materiais provêm da economia circular; o tecido dos bancos dos níveis de equipamento Techno e Iconic é fabricado com 100% de fibras recicladas; e no final da sua vida, o Renault 4 E-Tech 100% elétrico tem uma reciclabilidade global de 88,6%.
O Renault 4 E-Tech 100% elétrico está previsto chegar ao Reino Unido em meados de 2025, com especificações e preços a serem anunciados no início de 2025. Os clientes que desejem ser os primeiros ao volante podem adquirir um R-Pass por £150, para efetuar a sua encomenda 10 dias antes de todos os outros.
- VOLKSWAGEN VEÍCULOS COMERCIAIS ENTREGA 111 VIATURAS PARA FROTAS GNR E PSP - 13 de Janeiro de 2025
- TOYOTA URBAN CRUISER FAZ A SUA PRIMEIRA APARIÇÃO NO SALÃO AUTOMÓVEL DE BRUXELAS - 11 de Janeiro de 2025
- O 911 CARRERA S MAIS DINÂMICO DE SEMPRE - 8 de Janeiro de 2025