Menu Fechar

O TAYCAN TURBO GT REGISTA NOVO RECORDE DE VOLTA EM INTERLAGOS

Depois de estabelecer recordes em Nürburgring Nordschleife, no Circuito Inter- nacional de Shanghai e no WeatherTech Raceway Laguna Seca, na Califórnia, o Taycan Turbo GT com o Pacote Weissach estabeleceu agora um recorde de volta rápida para automóveis elétricos em Interlagos, São Paulo. Esta é a quarta vez, e no quarto continente, que a Porsche garante um recorde de volta com o automóvel desportivo elétrico criado para o circuito.

O piloto tricampeão do IMSA e três vezes vencedor das 24 horas de Daytona, o brasileiro Felipe Nasr, percorreu os 4,3 quilómetros do circuito de Interlagos em 1:42,1 minutos. O tempo de volta estabelecido no passado dia 5 de fevereiro de 2025, não só reduziu em quase oito segundos o recorde do Taycan Turbo S de 2022 (1:49,8 minutos), como também foi cerca de um segundo mais rápido do

que o anterior recorde de volta de um automóvel de produção, estabelecido pelo 911 Turbo S (1:43,087 minutos). Com secções técnicas e de alta velocidade, bem como muitas alterações de altitude, o circuito de Interlagos oferece uma série de desafios.

“Vir a Interlagos e sentar-me ao volante do Taycan Turbo GT logo após vencer as 24 Horas de Daytona foi uma experiência incrível. Estava à espera de uma aceleração forte e de um binário brutal, mas, em última análise, foi a performance geral que real- mente me impressionou” referiu Felipe Nasr. “Na subida que antecede a Curva do Café, mesmo antes da reta principal, utilizei o Attack Mode e o automóvel atingiu 272 km/h no final da curva. À saída da Curva do Sol, já estava a atingir mais de 200 km/h para a reta da meta. É incrível a brutalidade com que o automóvel acelera e debita a potência”, continuou o piloto da equipa Porsche Penske Motorsport. “A direção do Taycan Turbo GT foi muito precisa nas curvas lentas e manteve-se estável mesmo em travagens mais fortes. O equilíbrio, a aderência – uma verdadeira máquina de perfor- mance”.

“O nosso objetivo era estabelecer um novo recorde para mostrar os pontos fortes da nova gama Taycan – a tempo da sua estreia no mercado brasileiro”, diz Peter Vogel, CEO da Porsche Brasil. “A excelente performance do Taycan Turbo GT é realmente impressionante”.

Oficialmente conhecido como Autódromo José Carlos Pace, a casa brasileira da Fór- mula 1 e do FIA Endurance Championship (WEC), o circuito é conhecido mundial- mente pelos sucessos do herói nacional Ayrton Senna nas corridas do início da dé- cada de 1990.

O Taycan Turbo GT também tem provado as suas credenciais no desporto automóvel ao ser o Safety Car da Fórmula E desde maio de 2024, quando substituiu o Taycan Turbo S. Conduzido pelo português Bruno Correia, é o Safety Car mais potente dos Campeonatos do Muno da FIA. Há sempre dois Taycan Turbo GT Safety Car em cada corrida da Fórmula E. Um está equipado com o Pacote Weissach e o outro sem o pacote. Equipados com o equipamento de segurança e um sistema de comunicação de alta tecnologia, alternam entre as funções de viatura principal e de reserva.

Outros recordes do Taycan noutros continentes

O recorde em São Paulo segue-se a três outros recordes conquistados pelo Taycan Turbo GT, estabelecidos pelo piloto de desenvolvimento da Porsche, Lars Kern, em circuitos muito diferentes em todo o mundo. O mais recente, em outubro de 2024, estabeleceu o tempo mais rápido no Circuito Internacional de Shanghai (2:11,28 mi- nutos), o primeiro recorde de volta oficialmente reconhecido pelo circuito.

Na primavera de 2024, Kern fez uma visita bem-sucedida ao WeatherTech Raceway Laguna Seca, na Califórnia. Com um tempo de 1:27,87 minutos, estabeleceu a volta mais rápida do que qualquer outra conseguida por um piloto num automóvel elétrico homologado para estrada. Pouco tempo antes, uma versão de pré-produção do mo- delo tinha conseguido um novo tempo mais rápido da classe em Nürburgring. Com Lars Kern ao volante, o circuito de Nordschleife foi percorrido em apenas 7:07.55 mi- nutos. Com esta volta oficial, foi 26 segundos mais rápido do que o seu recorde ante- rior, em agosto de 2022, num Taycan Turbo S com o Pacote Performance.Sobre o Taycan Turbo GT e o Taycan Turbo GT com o Pacote Weissach

A Porsche completou a gama do desportivo elétrico com os topos de gama Taycan Turbo GT e Taycan Turbo GT com Pacote Weissach. No eixo traseiro é utilizado um inversor de pulsos mais potente e mais eficiente com carboneto de silício como mate- rial semicondutor. Os outros modelos atingem uma potência máxima limitada superior a 1.100 CV. Ao premir de um botão, o Attack Mode proporciona um aumento de po- tência de até 120 kW durante um máximo de 10 segundos. O sistema foi otimizado para uma utilização em pista e tem um funcionamento semelhante aos monolugares 99X que a Porsche utiliza no ABB FIA Formula E World Championship. O aumento de potência é indicado por um contador decrescente no painel de instrumentos e repre- sentado de forma dinâmica por anéis animados no velocímetro.

Com medidas inteligentes de construção de baixo peso, a Porsche reduziu o peso do Taycan Turbo GT em até 75 kg em comparação com o Taycan Turbo S. Vários com- ponentes em fibra de carbono contribuem para esta poupança. O Taycan turbo GT com o Pacote Weissach foi especialmente concebido para o circuito e dispensa os bancos traseiros em prol de uma melhor relação peso-potência.

Os dois modelos estão equipados de série com a suspensão Porsche Active Ride com afinação específica GT. Em situações de condução dinâmica, este sistema assegura uma ligação quase perfeita à estrada graças a uma distribuição equilibrada das cargas nas rodas.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.