Com a variante Country Tourer, a nova família Opel Insignia fica completa. Se a bem sucedida Sports Tourer é uma elegante station wagon familiar, o novo Insignia Country Tourer oferece características orientadas para actividades mais aventureiras. Com uma altura de carroçaria ao solo mais elevada em 20 mm, este novo Opel proporciona a liberdade de ir além dos limites das fronteiras do espaço urbano e das estradas de asfalto. O Insignia Country Tourer tem protecções nas secções inferiores da carroçaria e arcos de rodas mais proeminentes. O sofisticado sistema de tracção integral Adaptive 4×4 garante capacidade de tracção acrescida e excelente comportamento dinâmico em qualquer tipo de estrada. As duas motorizações seleccionadas para as versões Country Tourer são turbodiesel: 2.0 CDTI de 163 cv e 2.0 BiTurbo CDTI de 195 cv, esta com um elevado binário máximo de 400 Nm.
A nova gama Insignia, incluindo a variante Country Tourer, apresenta agora um habitáculo com novo ambiente e novas tecnologias, a par de um estilo exterior ainda mais atraente, numa interpretação mais sofisticada da premiada filosofia de design da ‘arte escultural aliada à precisão alemã’. O Insignia recebeu também evoluções ao nível de chassis com o objectivo de optimizar o conforto. No habitáculo sobressai um novo painel de instrumentos com sistema de informação e entretenimento da geração mais recente, o qual permite a interligação de várias funções de telefones ‘smartphones’ e pode ser utilizado de forma simples e intuitiva com um ‘touchpad’ colocado na consola central.
Todas as versões Country Tourer possuem equipamento de série extremamente completo, integrando o sistema de faróis direccionais adaptativos AFL+ e suspensão com controlo electrónico, entre muitos outros. Os preços iniciam-se em 44.300 euros.
Tracção integral sofisticada
O sistema de tracção integral Adaptive 4×4, com comando electrónico, inclui um diferencial viscoso de elevada qualidade, cuja configuração segue o princípio Haldex, e um diferencial traseiro autoblocante com controlo electrónico para maximizar a tracção tanto em estradas pavimentadas como em pisos mais difíceis. O sistema adapta-se constantemente às condições de aderência e faz variar – de 0 a 100 por cento, e de forma contínua – a distribuição do binário entre os eixos dianteiro e traseiro e entre as rodas traseiras.
Por comparação com os sistemas mecânicos convencionais, a grande vantagem deste sistema hidráulico de tracção integral é que as rodas não têm que derrapar ou ‘patinar’ para que o sistema proceda ao ajustamento necessário. Quando os sensores detectam uma situação mais crítica, o sistema actua em cerca de 80 milésimos de segundo – o equivalente a um pestanejar – para enviar a necessária informação e efectuar a entrega e distribuição de binário às rodas. Articulado com o avançado sistema de suspensão FlexRide com controlo electrónico, que faz parte do equipamento de série, o sistema Adaptive 4×4 estabelece novas referências em tempo de reacção e controlo do veículo.
Os vários módulos de comando da tracção integral recebem permanentemente informações de sensores que analisam a taxa de guinada, a aceleração longitudinal e lateral, o ângulo da direcção, a velocidade de rotação das rodas, a posição do pedal do acelerador, e o regime e o binário do motor, adaptando a distribuição da potência com base nesses dados. O diferencial traseiro eLSD (electronic limited slip differential) comanda a distribuição de binário entre as rodas traseiras, transmitindo mais binário à roda com mais aderência.
Ao mesmo tempo que melhora a tracção em pisos escorregadios, o funcionamento sofisticado deste sistema 4×4 adaptativo garante os mais elevados níveis de controlo e segurança activa em todas as situações. O Insignia Country Tourer consegue avançar mesmo quando três rodas estão sem aderência e apenas uma roda traseira possui tracção.
No sentido de reduzir perdas por atrito e economizar combustível, o sistema mantém em funcionamento apenas a tracção às rodas dianteiras quando o automóvel circula em estrada em condições normais.
Motores turbodiesel de elevado binário
A Opel seleccionou para a nova carrinha Insignia Country Tourer dois motores Diesel sobrealimentados, com elevado binário, que são pares perfeitos para o sistema Adaptive 4×4. O 2.0 BiTurbo CDTI debita uma potência máxima de 195 cv e 400 Nm de binário máximo. Neste propulsor, os dois turbocompressores funcionam de forma sequencial e possuem, cada um, o seu próprio permutador de calor (intercooler). A outra opção na gama de motorizações do Insignia Country Tourer é o 2.0 CDTI de 163 cv, que debita 350 Nm de binário, podendo este valor subir momentaneamente em fases de aceleração para 380 Nm, graças à função de overboost.
O motor 2.0 CDTI pode ser associado a caixa manual ou caixa automática, ambas de seis velocidades, enquanto o motor 2.0 BiTurbo CDTI está disponível apenas com caixa automática.
O novo Insignia Country Tourer possui também elevada capacidade de reboque. A segurança de elevado nível é garantida pelo sistema ‘Trailer Stability Assist’ (TSA), que é ativado automaticamente quando se liga a ficha do atrelado. Este dispositivo sofisticado recorre ao ESPPlus para compensar qualquer instabilidade provocada pelo atrelado.
Novo tablier com sistema de informação e entretenimento de nova geração
A evolução operada no habitáculo do Insignia centrou-se em três critérios: utilização simples e intuitiva, personalização do sistema de informação e entretenimento e, obviamente, conforto e segurança de condutor e passageiros.
A nova consola central foi drasticamente simplificada. Possui, apesar disso, um desenho sofisticado e acolhe uma série de funções e tecnologias avançadas. O novo sistema de informação e entretenimento precisa agora apenas de algumas teclas de comando. O mesmo é válido para o sistema de climatização.
O sistema de infoentretenimento de nova geração pode ser comandado através de um ecrã táctil policromático de 8 polegadas. A partir do ecrã inicial o condutor acede a todas as funções e submenus, que incluem estações de rádio, títulos de músicas, ligação para ‘smartphones’ ou sistema de navegação 3D, tudo isto comandado através do ecrã táctil, das teclas colocadas no volante, do sistema de comando por voz ou do revolucionário ‘touchpad’ que é até capaz de reconhecer letras manuscritas. O sistema de informação e entretenimento é personalizável, permitindo o armazenamento múltiplo de alinhamentos musicais, contactos telefónicos ou endereços de navegação.
Os melhoramentos operados na troca de informações entre homem e máquina incluem o novo desenho do painel de instrumentos, que integra um ecrã policromático de alta resolução, com 8 polegadas de diagonal. Além das leituras habituais, como a velocidade, as rotações do motor e o nível de combustível, o condutor pode regular e visualizar directamente informações detalhadas de navegação, do telefone inteligente e das opções de áudio.
Formas atraentes numa station wagon com carácter de SUV
A nova edição Insignia assinala uma evolução da elogiada filosofia de design da Opel subordinada ao tema “arte escultural aliada à precisão alemã”. Nas novas linhas sobressaem a execução premium e a dinâmica, com uma secção dianteira mais baixa e larga para realçar visualmente o porte do Insignia.
O novo Insignia Country Tourer exibe uma grelha ampla e profunda, que se destaca claramente. Em baixo surge um painel de protecção, com um acabamento prateado, prolongando-se para debaixo do compartimento do motor. Semelhante elemento de design é visível na traseira, enquadrando a saída de escape (que é dupla na versão BiTurbo CDTI).
Outro elemento exclusivo do Country Tourer é o revestimento das embaladeiras e das secções inferiores da carroçaria, bem como os arcos das rodas mais salientes. O remate visual é dado pelos grupos ópticos dianteiros e traseiros. Os faróis escurecidos, com contornos cromados, integram luzes diurnas LED em forma de asa. Este mesmo tema de design gráfico é repetido na traseira, onde as luzes LED traseiras emitem também uma iluminação brilhante.
Conforto e segurança maximizados com tecnologia avançada
O novo Opel Insignia dispõe de um vasto conjunto de tecnologias e equipamentos de segurança e conforto, incluindo avançados sistemas auxiliares baseados em múltiplos sensores, em câmara de alta definição e em radar, desde o controlo adaptativo da velocidade de cruzeiro ao alerta de colisão dianteira. O programador de velocidade adaptativo mantém a velocidade seleccionada pelo condutor e ao mesmo tempo observa a distância de segurança para o veículo da frente previamente seleccionada. Nas versões equipadas com caixa automática o sistema pode aplicar os travões até o automóvel parar, se for necessário. A câmara traseira e as funções de Alerta de Tráfego em Movimento Atrás, Alerta de Saída de Faixa de Rodagem e Alerta de Ângulo Cego são um contributo importante no que diz respeito a visibilidade. O mesmo é válido para o sistema de faróis direccionais adaptativos AFL+, com variadas funções de iluminação como a luz de cidade, luz de autoestrada, luz de cruzamento e feixes direccionais, entre outros.
No capítulo da segurança, o novo Opel Insignia possui equipamentos de alto nível, como o programa electrónico de estabilidade ESPPlus, sistema ABS com controlo electrónico de travagem em curva e assistência à travagem de emergência. A segurança passiva é assegurada por ‘airbags’ frontais, laterais e de cortina. Recorde-se que o Insignia obteve a classificação máxima de cinco estrelas do Euro NCAP logo no primeiro teste após o lançamento.
- PKE Automotive aposta em novo configurador - 12 de Novembro de 2018
- Standvirtual celebra 14º Aniversáriocom campanha de descontos - 13 de Setembro de 2018
- Projeto ’round trip without sleep’ - 9 de Dezembro de 2017