Menu Fechar

OS AUTOMÓVEIS E MOTOS MISTERIOSOS DA SUZUKI REAPARECEM NO HALLOWEEN

A celebração da noite de Halloween é o melhor momento para dar a conhecer os veículos mais misteriosos da Suzuki, aqueles automóveis e motos que, por desafiarem todas as convenções, ou serem demasiado avançados para o seu tempo, não chegaram à produção, e ficaram escondidos do mundo real. Hoje, a Inteligência Artificial (IA) ajuda-nos a que tenham um condutor, para irem a uma festa imaginária. Perguntámos-lhe que personagens de Halloween imaginaria a conduzir estes protótipos, e imaginou Joker, Drácula, Jack Skellington, o Abominável Homem das Neves ou Beetlejuice, entre outros. Esta é a divertida seleção de máquinas e condutores.

Suzuki Nuda

Em 1986, o mundo parou com a apresentação, no Salão de Tóquio, da incrível e espetacular concept bike Suzuki Nuda. A sua aparição fez sonhar milhões de adeptos, e influenciou para sempre a indústria e o design das motos. A Nuda era um protótipo funcional, que contava com o motor da GSX-R750, e o impressionante avanço da tração a ambas as rodas. A combinação do poder tecnológico com um design futurista fazia com que, ao seu lado, as restantes motos parecessem ultrapassadas, tornando-se num ícone mundial e, possivelmente, na moto conceptual mais famosa da história. Seria a moto ideal para passear no Halloween.

Para a IA, “imagino Jack Skellington, de “The Nightmare Before Christmas”, montado numa Suzuki Nuda para ir a uma festa de Halloween. Jack Skellington é um personagem de Halloween emblemático, que vive no mundo dos pesadelos, e a sua aparência esquelética, e a sua personalidade aventureira, encaixariam na perfeição com o estilo de uma moto como a Suzuki Nuda. Seria uma combinação interessante e um pouco aterradora, perfeita para a época do Halloween”.

Suzuki Misano

A Suzuki e 24 estudantes do Instituto Europeu de Design (IED), em Turim, criaram este concept que reúne valores tão importantes para a Suzuki como as dimensões compactas, a eletrificação e a leveza, combinados com a essência desportiva das motos. A sua pequena e fluída carroçaria, com apenas um metro de altura, conta com uma trabalhada aerodinâmica sem compromissos, que, inclusivamente, coloca o passageiro atrás do condutor, o que também recorda as motos da marca.

“Um vilão relacionado com a eletricidade que encaixaria no design e na tecnologia do Suzuki Misano é Electro, da banda desenhada do Homem-Aranha. Electro, cujo nome real é Max Dillon, tem a capacidade de gerar e controlar a eletricidade” refere a IA. “Imagino Electro a conduzir um concept car Suzuki Misano, modificado para aproveitar os seus poderes elétricos, criando uma combinação de alta tecnologia e poder elétrico, perfeita para ir a uma festa de Halloween repleta de faíscas e relâmpagos”.

Suzuki Stratosphere

Em 2005, o projeto Suzuki Stratosphere procurava criar um novo conceito de superbike luxuosa e elegante, enriquecida com a herança da Suzuki. Foi desenvolvido um novo motor de 6 cilindros em linha de 1100 cc, com um curso longo, que entregava 180 cv, combinados com um elevado binário, e com um quadro que recordava a mítica Suzuki Katana.

“Imagino Ghost Rider a conduzir uma concept bike Suzuki Stratosphere. O Ghost Rider é um personagem da banda desenhada e dos filmes, conhecido pela sua aparência sobrenatural, e pela sua moto em chamas, que encaixaria na perfeição com a estética única da Suzuki Stratosphere. Imagine-o a percorrer as estradas escuras da noite com a sua moto em chamas, a caminho da festa, enquanto castiga os malfeitores”, diz-nos a IA.

Suzuki Q-Concept

A Suzuki experimentou, em 2011, um veículo urbano de dois lugares, com o passageiro atrás do condutor, motor elétrico, apenas 2,5 metros de comprimento, e com um amplo acesso. Apostou-se num design que não deixasse ninguém indiferente, com muitas formas circulares, que incluía portas giratórias.

A IA não tem dúvidas: “Imagino Beetlejuice a conduzir um concept car Suzuki Q-Concept. Beetlejuice é um personagem peculiar e extravagante de Halloween, conhecido pelo seu estilo excêntrico, e pela sua atitude brincalhona. O Suzuki Q-Concept é um veículo compacto e moderno, que poderia complementar a sua personalidade amalucada. Imagine-o ao volante deste veículo enquanto faz travessuras, e causa o caos no Grande Além. Seria uma combinação divertida para uma festa de Halloween”.

Suzuki Ugly Duck

A Suzuki voltava a agitar o Salão de Tóquio, em 1991, com uma fun-bike que reunia as capacidades de uma moto de cross, a diversão de um veículo de praia e a tração a ambos os eixos. Na frente montava um sistema de três correntes, suspensão basculante e conjunto mola/amortecedor duplo. Pensava-se que, com tração total, e pneus extralargos, poderia substituir os trikes da época, tão difíceis de conduzir. A estética resultante, e o seu objetivo jovial, fez com que a Suzuki não tivesse dívidas em chamar-lhe Ugly Duck (patinho feio).

Jackpot! A IA imagina “o Jocker, o arqui-inimigo de Batman, a conduzir uma concept bike Suzuki Ugly Duck. O Joker é um personagem emblemático do Halloween, conhecido pela sua personalidade caótica, e pelo seu sentido de humor retorcido. A Suzuki Ugly Duck é uma concept bike com um design peculiar e extravagante, o que a torna perfeita para alguém como ele. Imagine-o montado nesta moto invulgar enquanto liberta o seu caos característico pelas ruas de Gotham City. Jocker voltaria a surpreender-nos a todos, chegando à festa montado nesta moto”.

Maruti Suzuki concept Future-S

Numa festa de Halloween não podem faltar abóboras. Por isso, o convidado de honra deve ser o Suzuki Concept Future-S, que, com a sua cor laranja metalizada, e o seu visual desafiante, encarna na perfeição as icónicas representantes da noite mais tenebrosa do ano.

Conhecemo-lo no Salão Auto Expo da Índia, de 2018, e antevia o atual Suzuki S-Presso, com elementos estéticos muito vincados, como o para-brisas vertical, o capot elevado, os para-choques musculados, e as suas peculiares óticas.

“Imagino Jack O’Lantern, um personagem emblemático de Halloween, associado às abóboras talhadas. O aspeto de abóbora deste concept car encaixaria na perfeição com este personagem. Imagine Jack O’Lantern, com a sua cabeça de abóbora talhada, ao volante deste veículo futurista, chegando à festa de Halloween. Seria uma imagem memorável!” afirma a IA.

Suzuki Biplane

Em 2007, a Suzuki voltou a deixar todos boquiabertos no Salão de Tóquio. Apresentou a concept-bike Suzuki Biplane, inspirada na liberdade de voar num biplano, como o dos irmãos Wright, mas num conceito de moto futurista, baixa e comprida, como as motos custom personalizadas. Conta com uma postura agressiva e exposta do motociclista, um inédito motor V4, suspensão dianteira girder type, e uma carenagem completa, que se prolonga até um banco individual flutuante. Para a fazer brilhar, foi escolhido um dourado metalizado, adornado com inúmeros detalhes, como o painel de instrumentos sobre o depósito.

“Imagino o Cavaleiro sem Cabeça, da lenda de Sleepy Hollow, conduzindo uma concept bike Suzuki Biplane. O Cavaleiro sem Cabeça é um personagem emblemático do Halloween, conhecido por montar a cavalo com uma abóbora no lugar da cabeça. A sua montada poderia ser esta moto futurista, que mantém a essência misteriosa e assustadora do Cavaleiro sem Cabeça. Esta moto voadora poderia ter uma decoração que recordasse a estética do Halloween, com detalhes como luzes ténues e uma aparência sombria, que encaixaria na perfeição com a temática da lenda, e com a festa do Halloween”.

Suzuki LC Concept

Com essa combinação de estética retro, esse “look” tão adorável, e o seu interior vermelho, seria o contraponto ideal para uma noite de Halloween. Apresentado no Salão de Tóquio de 2005, o LC homenageia dois modelos históricos da Suzuki: o Suzulight e o Fronte 360, ​​de 1967. A sua estética não deixa ninguém indiferente; de facto, é um dos automóveis que mais simpatia e ternura desperta quando é contemplado. Este keicar estava equipado com uma eficiente mecânica de três cilindros e 658 cm3, montada sobre o eixo traseiro (outra evocação do Fronte, tal como o seu nome, LC, idêntico ao da série de motores desse modelo).

“Um personagem de Halloween que poderia encaixar com o visual peculiar, com o estilo “cute”, e com o interior vermelho, do concept car Suzuki LC Concept é o Conde Drácula, do Hotel Transilvânia. Este Drácula é uma versão mais amigável e cómica do personagem, e o concept car LC, com a sua aparência peculiar e linda, seria uma escolha adequada. Imagine Drácula a desfrutar de um descontraído passeio neste veículo enquanto se mistura com outros monstros do hotel. Seria uma imagem divertida e apropriada para uma festa de Halloween”, diz a IA.

Suzuki Falcorustyco

Se a Suzuki Falcorustyco, de 1985, merece um prémio, é o da criatividade. Os engenheiros da Suzuki romperam barreiras para levar a tecnologia ao limite. Começaram por não fazer uso de um chassi, utilizando o motor como membro estrutural, ao qual eram acopladas as suspensões e a carenagem. O motor de 500 cc enviava a potência a ambas as rodas através de uma transmissão de bomba hidráulica. Também contava com direção hidráulica, travões eletromagnéticos e amortecimento eletrónico regulável.

Neste caso, a IA imagina “um Yeti, ou um Abominável Homem das Neves, a conduzir uma concept bike Suzuki Falcorustyco branca e azul. A tração às duas rodas da Suzuki Falcorustyco seria perfeita para ele, dado que lhe permitiria navegar habilmente através de terrenos cobertos de neve e montanhosos, em busca de aventuras na temporada de Halloween. A combinação da moto branca e azul com a imagem de um Yeti tornaria a cena ainda mais emocionante e apropriada para a ocasião”.

Suzuki EE-10 Concept

Outro automóvel apropriado para o Halloween, pelas suas formas evocativas, pela sua linha de perfil, pelas suas janelas duplas, e pelo seu “look”. Apresentado em 1993, contava com soluções técnicas muito avançadas, com um pequeno motor de combustão sobre o eixo dianteiro, e um motor elétrico em cada roda traseira.

“Imagine Frankenstein ao volante de um concept car Suzuki EE-10 híbrido. O personagem de Frankenstein é outro ícone clássico do Halloween, conhecido pela sua natureza monstruosa e pela sua relação com a ciência e com a criação. O EE-10 híbrido, que combina tecnologia elétrica e de combustão interna, poderia representar a dualidade entre a vida e a morte, que é um tema central na história de Frankenstein”, conta-nos a Inteligência Artificial. “No design do veículo poderiam ser incorporados elementos góticos e macabros, como pormenores em forma de parafusos ou costuras, e a sonoridade do motor de combustão interna poderia recordar o rugido o monstro. Esta combinação poderia ser uma representação impactante e apropriada para as festividades do Halloween, destacando a relação entre a tecnologia e o monstro criado pelo Dr. Frankenstein”.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.