
Ao longo dos seus 125 anos de história, a Goodyear tem sido sempre conduzida pela inovação tecnológica. Uma dessas façanhas é o orgulho da Goodyear de ter desenvolvido o “pneu mais rápido do mundo” – uma afirmação válida em múltiplas vertentes.
A 23 de outubro de 1970, foi estabelecido um marco no campo da tecnologia automóvel quando o automóvel foguete Blue Flame, equipado com pneus Goodyear, bateu o recorde de velocidade em terra da Federação Internacional do Automóvel (FIA), alcançando a assombrosa cifra de 622,407 mph (1001, 666 km/h) numa milha lançada, e 630,388 mph (1014,511 km/h) num quilómetro lançado.
Estes feitos foram alcançados nas planícies salgadas de Bonneville, as quais proporcionavam as condições ideais para testar os limites de velocidade e de performance dos veículos. Adicionalmente, o extraordinário feito de bater os recordes de velocidade foi conseguido nas desafiantes circunstâncias de existirem 5 cm de neve, o que realça ainda mais a sua natureza impressionante.
A Goodyear concebeu pneus de medida 8:00-25 para o veículo, com um diâmetro exterior de 34,8 polegadas, e uma superfície macia na banda de rolamento, para evitar a acumulação de calor, insuflados com nitrogénio a 350 psi.

O design e a engenharia excecionais do Blue Flame, incluindo o seu avançado sistema de propulsão por foguete, foram decisivos para superar o recorde anterior, e o feito serviu como catalisador para continuar a inovar nesta área. Não subsistem dúvidas de que o notável feito do veículo, de bater o recorde, dependeu dos seus pneus Goodyear de alta performance, sem os quais tal façanha teria sido impossível. Estes pneus são uma notável demonstração da inovação humana, e da especialização em termos de engenharia, uma vez que permitiram ao veículo alcançar um nível de velocidade e de performance sem precedentes.
Contudo, o feito da Goodyear não foi um exemplo isolado, dado que a empresa já tinha anteriormente demonstrado a sua propensão para bater recordes. Em 1963, a Goodyear foi a primeira a desenvolver um pneu capaz de superar as 400 mph (643,7376 km/h), quando Craig Breedlove conduziu o seu primeiro Spirit of America até ao êxito.

Nos últimos anos, a Goodyear também equipou o veículo JCB DieselMax, de fabrico britânico, que estabeleceu, em 2016, um recorde de velocidade terrestre de 328 mph (527,864832 km/h) para veículos Diesel; e o The Iron Knight da Volvo Trucks, que bateu, também em 2016, dois recordes mundiais de velocidade para camiões. O camião alcançou uma velocidade média de 105 mph (169,98112 km/h) num tempo de 21,29 segundos, ao longo de 1000 metros, após um arranque parado. O Iron Knight também bateu o recorde para a distância de 500 metros, alcançando 81,6 mph (131,32247 km/h) em 13,71 segundos, após um arranque parado.
A Goodyear nunca deixou de superar os limites do possível. Os seus pneus representam, agora, um século e um quarto de inovação, impulsionada pelo avanço tecnológico, e pela paixão por disponibilizar pneus da mais alta qualidade e perfeitamente adaptados às necessidades de cada cliente. O legado da Goodyear vai muito para além do mero desenvolvimento dos seus pneus; a sua influência se deriva dos significativos avanços em termos de progresso e de inovação que a sua tecnologia registou ao longo dos últimos 125 anos.
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