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Peugeot 508 SW 1.6 e-HDI – Familiar estradista

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Presente no mercado há alguns anos, o modelo 508 foi revisto o ano passado e surgiu com “cara” renovada, com algumas alterações importantes que deram um novo impulso à carreira do modelo em solo europeu.

A Peugeot deu novos argumentos ao modelo, com um “facelift” que em termos de design se assemelha a restante imagem adotada para a maioria dos modelos que comercializa, em particular com uma nova grelha dianteira.

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Para além da atualização estética, a marca francesa também dotou o modelo com uma nova geração de motores e caixas de 6 velocidades (antes era de “apenas” 5).

Este é um modelo importante para a Peugeot em especial no capítulo das frotas de empresa, que representam qualquer coisa como 85% das vendas.

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Porém este é um mercado dominado pelas alternativas germânicas, e a Peugeot não quis ficar para trás, e dotou o 508 com novos argumentos ao nível da qualidade de construção, comportamento dinâmico, conforto e tecnologia com o intuito de se bater de igual para igual com as alternativas germânicas.

Já as famílias mais exigentes e numerosas (e respetivas bagagens) não terão problemas de espaço em viajar no modelo aqui ensaiado, pois o conforto e espaço a bordo são abundantes.

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O modelo ensaiado e presente nas fotografias é 508 SW 1.6 e-HDI, e revela ser uma aposta clara da marca francesa para o nosso pais, não só pelas suas qualidades como pela motorização usada e já vai perceber porquê.

Olhando para as linhas desta carrinha, constatamos que as suas formas são muito elegantes e agradam à vista, a nova versão trás uma grelha com o símbolo a meio, faróis dianteiros renovados e o modelo não dispensa de série as luzes diurnas de LED.

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Os faróis traseiros foram redesenhados, apresentando agora uma respetiva traseira mais “agressiva” e ao mesmo tempo mais elegante combinando harmoniosamente com a frente do automóvel.

Já no interior é possível constatar que os materiais utilizados são agradáveis ao toque, existe muito equipamento, os comandos são de fácil leitura e utilização, e existem espaços de arrumação suficientes para os pertences habituais.

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Em termos de espaço para condutor e acompanhantes, existe abundância tanto para largura como em altura e facilmente uma família de 4 ou 5 se sente confortável nos respetivos lugares.

Já a capacidade da mala possuiu um valor de referência que se encontra entre as melhores do segmento, com 518 litros de capacidade.

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Com os bancos traseiros rebatidos a capacidade de carga aumenta para 1598 litros. Na mala existe uma rede muito útil para prender os objetos que se queiram transportar sem que andem a rebolar de um lado para o outro.

Em termos de equipamento a unidade ensaiada tem como nível, a versão Active. Na gama ainda existe a versão base de acesso, conhecida como Access, em seguida a versão Active, depois a versão Allure e por fim a versão topo de gama a que a Peugeot dá o nome de GT.

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No nível Access da versão ensaiada a lista do principal equipamento inclui: ABS, REF, AFU e ESP, ar condicionado manual, barras de teto, controlo de velocidade de cruzeiro, faróis diurnos LED, sistema de ajuda ao arranque em plano inclinado (Hill Assist), volante em couro, ajuda ao estacionamento traseiro, jantes em liga leve de 16 polegadas, ecrã tátil, Bluetooth, USB e ar condicionado automático.

Equipada com a motorização mais apetecível para o mercado nacional em termos de fiscalidade, o revisto motor turbodiesel de 1.6 litros de capacidade debita 120 cavalos de potência e um binário de 300 Nm. Esta unidade permite andamentos vivos com consumos baixos.

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As performances anunciadas, revelam que o exercício de 0 a 100 km/h é efetuado em 11,3 segundos e a velocidade máxima é de 199 km/h.

Ao volante é possível constatar que a nova caixa manual de 6 velocidades extrai o melhor desta motorização em termos de performances mas também permite consumos mais baixos. Revela sempre binário e potência suficiente para uma condução descontraída em especial em ultrapassagens.

Os consumos anunciados são de 4,7 l/100km em circuito urbano, 3,5 l/100km extra-urbano e consumo combinado de 3,9 l/100km. As emissões de co2 ficam-se pelos 100 g/km.

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O comportamento dinâmico exibido pelo modelo francês revela um caracter misto entre conforto e “desportividade”, que com a ajuda dos sistemas eletrónicos de segurança ativa permite uma condução viva e sem “sustos”, se assim o desejar, nunca desapontando neste capítulo.

Se precisa de (muito) espaço de carga, muito equipamento de série, um automóvel seguro e dinâmico, baixos consumos sem prejudicar em demasia no capítulo das performances e respetiva componente ambiental, esta poderá ser uma ótima solução para si.

Se quiser adquiri o modelo usado, exibido aqui nas fotos pertencente à LPM, S.A. em Tomar, terá que desembolsar 30.000 euros.

Um especial agradecimento à Peugeot LPM, S.A. (Tomar), em particular ao Responsável da Área de Negócio Rui Farinha, pela disponibilidade da viatura aqui exibida para ensaio.

Para mais informações:
www.lpm.pt
Telefone: 249 310 700

Sérgio Gonçalves

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