Se há algo que distingue o CUPRA Terramar e o torna facilmente reconhecível, mesmo na escuridão da noite, são os seus “olhos”. A assinatura luminosa inconfundível da marca, com os seus três triângulos, brilha intensamente e destaca-se na multidão, iluminando a estrada à sua frente. Para além do design, estes faróis são o resultado de um meticuloso trabalho de investigação e desenvolvimento que posiciona este modelo como um veículo topo de gama.
“Com os seus 25.000 píxeis e tecnologia de alta-definição Matrix Ultra LED, o CUPRA Terramar alcançou os mais elevados padrões de desempenho luminoso”, explica Magnolia Paredes, responsável pelo Desenvolvimento Eletrónico de Iluminação na CUPRA. Estas são as chaves por detrás do olhar do CUPRA Terramar.
Precisão de última geração
Uma das maiores inovações é a função automática Máximos sem Reflexo, que deteta o trânsito em sentido contrário ou veículos à frente e os “protege” para evitar o encandeamento, tudo isto sem reduzir a visibilidade em outras áreas da estrada. “A nossa tecnologia funciona com uma precisão milimétrica, graças à compartimentação da luz emitida pelos LEDs em doze segmentos independentes”, explica Maite París, responsável pelo Desenvolvimento de Faróis na CUPRA. “A partir dos 30 km/h, com os máximos ativados e no modo automático, estes sectores de luz regulam-se de forma inteligente e desligam-se de forma independente, adaptando-se às necessidades da estrada”, acrescenta. No local exato onde o sistema deteta outro veículo, é criada uma sombra que elimina o encandeamento, enquanto ilumina as áreas circundantes.
Tecnologia para maior segurança
Equipados com tecnologia de alta-definição, os médios oferecem funções de iluminação inovadoras adicionais. Por exemplo, em estradas com mais de três faixas, entra em ação a função Lane Light Basic. “Foca luz adicional na sua faixa e define-a ao adaptar-se ao traçado da estrada, tornando a condução noturna mais fácil”, explica Magnolia. Entretanto, a função Lane Line Indicator visa facilitar as mudanças de faixa: “Cria uma linha de luz mais potente de um dos lados, sincronizada com os sinais de pisca, para tornar mais clara aos outros condutores a sua intenção de mudar de faixa”, afirma Maite. Mas a assistência à condução dos faróis não se fica por aqui: “Existe também a função Lane Change Assist, que funciona em coordenação com o Side Assist do veículo”, explica Magnolia. “Projeta uma linha de luz mais ténue no lado onde deteta outro veículo, alertando o condutor de que não pode mudar de faixa naquele momento”, acrescenta. Esta função é complementada por um aviso visual no espelho retrovisor exterior.
Pronto para qualquer situação
Outras inovações na iluminação incluem as funções Coming/Leaving Home, que projetam animações na superfície em frente ao veículo ao abrir e fechar as portas, e a Orientation Light Basic, que exibe linhas no chão correspondentes à largura do veículo, facilitando a navegação em estradas muito estreitas. “Também inclui um Hazard Warning quando se circula a mais de 65 km/h com uma temperatura exterior abaixo de 4ºC”, explica Magnolia. Com esta função automática, “o carro projeta o símbolo de um floco de neve na estrada, acompanhado por um aviso emergente no painel de instrumentos, que alerta para o risco de gelo na estrada”, conclui Maite.
O CUPRA Terramar está equipado com todas estas inovações tecnológicas em iluminação, que em breve também estarão disponíveis nos novos CUPRA Leon e Formentor.
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