Menu Fechar

A Porsche produziu recentemente um 928 e poucas pessoas se aperceberam desse facto

 

Porsche Panamera V8

Se leu o título e já se está a interrogar o porquê do mesmo, ou se pura e simplesmente ficámos doidos, continue a ler e dê-nos algum crédito por aquilo que vamos expor nas próximas linhas.

Se bem se lembra o Porsche 928 foi um modelo desportivo produzido pela marca alemã no período compreendido entre 1978 e 1995. Um GT com motor V8 e tração traseira, caixa de velocidades manual, que ao longo da sua produção viu várias atualizações, mas sem nunca perder as principais características mecânicas.

Porsche 928

Ao longo dos últimos anos foram muitos os rumores que circularam pela imprensa automóvel sobre um possível regresso do 928, porém até agora isso não aconteceu, pelo menos com a famosa sigla.

Porém existe uma versão do Panamera que poucos conhecem (e ainda menos compraram) e que partilha muito do charme, conceito e características mecânicas do clássico 928.

porsche 928

Sabia que a Porsche chegou a comercializar um Panamera com apenas tração traseira e motor V8 a gasolina, acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades? Pois é, muitos nunca se aperceberam deste facto interessante, já que os modelos Turbo de tração integral e caixa automática de dupla embraiagem, juntamente com as unidades a gasóleo dominaram as vendas.

No entanto se é fã do Porsche 928, este tipo de Panamera com o seu motor atmosférico 4.8 V8 a gasolina, caixa de 6 velocidades e tração traseira (com mais duas portas) pode ser considerado a reincarnação do “velhinho” sem ofender os mais puristas.

drive_20141229_Porsche_engine_bay

A Porsche sabia que não iria comercializar muitas unidades deste modelo, contudo (e ainda bem) produziu o modelo em questão.

O facto de ser pouco conhecido ou dos poucos ensaios por parte de imprensa especializada, tornam este modelo numa raridade quase desconhecida. Porém não será difícil imaginar o superior prazer de condução pelo simples facto de ser tração traseira e de pesar ligeiramente menos que o irmão com tração integral.

958-13-copyright-porsche

Com o lançamento do novo Panamera, uma caixa de velocidades manual não voltará a estar disponível, o que torna o antigo modelo numa “espécie” rara o que poderá valorizar as poucas unidades disponíveis com três pedais e um punho de mudanças.

$_20

Não é fácil encontrar um Panamera V8 de tração traseira com a respetiva caixa manual de 6 velocidades, portanto se está a fazer contas à vida para tentar adquirir esta versão terá que procurar em mercados como o alemão onde ainda é possível ver algumas unidades à venda.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.