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QUATRO NSU TYPE 6/60 PS NAS QUATRO PRIMEIRAS POSIÇÕES NO GRANDE PRÉMIO DA ALEMANHA NO CIRCUITO AVUS

A marca NSU e o desporto motorizado estão unidos pela tradição e, acima de tudo, por emoções fortes. Quatro NSU Type 6/60 brancos com motores seis cilindros sobrealimentados terminaram nos quatro primeiros lugares da sua classe no primeiro Grande Prémio da Alemanha no circuito AVUS, em Berlim, em 1926, feito que se destaca na história da NSU entre as duas guerras mundiais. Neste nono episódio sobre a história da NSU no ano que se celebra o 150º aniversário da marca, a Audi Tradition apresenta o NSU Type 6/60 PS, o automóvel de competição do pré-guerra.

A NSU estreou-se em corridas internacionais de automóveis logo em 1908. A participação da empresa no Prince Henry Tour de 1909 – e em numerosas corridas de resistência e de fiabilidade – foi um grande sucesso. Após a Primeira Guerra Mundial, o Automobil-Verkehrs-und Übungsstraße (AVUS) foi inaugurado em Berlim em 1921. O circuito, que esteve fechado ao público até 1940, serviu enquanto primeira pista para corridas e para testes na Alemanha, demonstrando a competitividade da indústria automóvel do país. Um “pequeno” NSU, o NSU 8/24 PS, foi o vencedor da sua classe na primeira corrida AVUS, em setembro de 1921. O design básico da versão de corrida era o mesmo do modelo de produção: tudo o que a empresa sediada em Neckarsulm teve de fazer foi modificar ligeiramente o carro para criar um automóvel de competição descapotável de dois lugares.

A empresa, então conhecida como Neckarsulmer Fahrzeugwerke Aktiengesellschaft, voltou à “garagem” e desenvolveu o NSU Type 6/60 PS especificamente para corridas. Este carro de competição foi o primeiro modelo de seis cilindros da NSU. O “6” designava a sua “potência fiscal”, necessária para a classificação na sua classe. O descapotável de dois lugares tinha uma potência de 60 cv e pesava 830 kg, atingindo uma velocidade máxima de 175 km/h. Foi construído em 1925 e 1926 e os regulamentos da época exigiam que só fosse vendido em branco, a cor designada para as corridas alemãs.

Em 1925, a empresa sediada em Neckarsulm inscreveu um dos novos veículos com motor sobrealimentado de seis cilindros na Corrida Internacional Taunus, de 450 quilómetros – e ganhou. No ano seguinte, a NSU celebrou uma vitória expressiva ao colocar quatro NSU Type 6/60 PS nos quatro primeiros lugares do primeiro “Grande Prémio da Alemanha de 1926” na classe de 1,5 litros, no AVUS, a 11 de julho, obtendo o quinto lugar da geral. Organizado pelo AvD, o Automóvel Clube da Alemanha, o Grande Prémio foi o evento desportivo automóvel do ano em 1926, com cerca de duzentos e cinquenta mil espectadores a marcarem presença no AVUS. Foram recompensados com uma corrida insuperável em drama e tragédia: durante os treinos, ocorreu um acidente fatal e a corrida foi afetada por uma forte chuva que tornou a pista cada vez mais escorregadia. O número de desistências aumentou e, no final, apenas 17 carros cruzaram a linha da meta.

O segredo do sucesso dos automóveis de competição NSU estava no seu novo motor de seis cilindros em linha, o qual provou a sua robustez e fiabilidade ao longo dos mais de 400 km de prova, ajudando a que os primeiros quatro lugares na classe “F”, a classe até 1.500 cc, fossem para a NSU. De volta a Neckarsulm, a equipa vitoriosa foi recebida com entusiasmo na fábrica: os funcionários e então diretores Fritz Gehr e Georg Schwarz felicitaram os pilotos, que depois levaram os seus carros de corrida numa visita publicitária a Heilbronn e Estugarda. O sucesso do NSU Type 6/60 PS na competição levou à decisão em Neckarsulm de desenvolver um novo carro que se enquadrasse na então popular classe fiscal de 6 PS, o NSU 6/30 PS. O motor de seis cilindros derivado diretamente de um motor de competição era uma verdadeira novidade. O novo automóvel foi entregue aos concessionários no final de 1927. Mas só foi construído até ao final de 1928. Depois disso, a NSU cessou a produção e concentrou-se no seu sucessor tecnológico, o NSU Type 7/34 PS.

NSU Type 6/60 PS: um dos veículos mais raros da Audi collection

“É um grande golpe de sorte termos um destes raros modelos do Grande Prémio de 1926 na coleção de veículos históricos da Audi”, diz Timo Witt, responsável pela coleção na Audi Tradition. Um dos carros de corrida NSU 6/60 PS chegou a Berlim por meios desconhecidos, onde um entusiasta de automóveis o comprou em 1931 por 150 marcos imperiais. Em 4 de junho de 1932, de acordo com a informação contida no “bilhete de identidade” original do veículo, o proprietário foi autorizado a conduzir o antigo veículo de competição na via pública. No entanto, as autoridades revogaram a sua autorização em 1937, por considerarem que o veículo fazia demasiado barulho. E foi assim que o proprietário desta raridade começou a trabalhar: com o objetivo de renovar o carro, desmontou o NSU 6/60 PS.

O projeto foi interrompido com o início da Segunda Guerra Mundial. Em 1945, os soldados russos descobriram o amontoado de peças do carro e quiseram confiscá-lo. No entanto, rapidamente se aperceberam que a montagem do veículo era uma tarefa demasiado complexa. Assim, o NSU 6/60 PS permaneceu na Alemanha no seu estado desmantelado. O proprietário da raridade continuou a trabalhar no restauro, mas acabou por não conseguir obter uma licença de circulação. O berlinense manteve o antigo carro de corrida na sua garagem durante muitos anos até que decidiu vendê-lo em 1965. Escreveu à NSU a dizer que queria devolver o antigo carro de corrida à fábrica. Rapidamente foi acordada uma troca: o “salvador” deste veículo único, tão valioso para a história da NSU na competição, recebeu um NSU Type 110 novinho em folha. De volta à fábrica, os estagiários demoraram cinco meses a restaurar o automóvel. Removeram os guarda-lamas e as luzes, restaurando a carroçaria, que tinha sido pintada de vermelho, para o branco original. Atualmente, este NSU Type 6/60 PS é um dos carros mais antigos e raros da coleção de veículos históricos da Audi.

Todos os meses, até dezembro, a Audi Tradition apresenta um modelo NSU diferente, incluindo clássicos de duas e quatro rodas, protótipos e modelos únicos. Para aprofundar a complexa história dos produtos da histórica marca NSU, recomendamos o livro da Audi Tradition Edition “NSU-Automobile. Typen – Technik – Modelle”, escrito por Klaus Arth e publicado pela Delius Klasing Verlag.

Sérgio Gonçalves

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