Menu Fechar

Realizar o sonho: um Speed Six muito especial

A paixão de muitos proprietários de Bentley pela marca começa na infância, e o proprietário do terceiro de doze exemplares da Série Speed Six Continuation não é exceção. No seu caso, foi um modelo Blower Bentley à escala “Models of Yesteryear”, que lhe foi oferecido pelo seu tio, que desencadeou um fascínio para toda a vida pelos carros de corrida Bentley anteriores à guerra.

O proprietário e a sua esposa desfrutam de um conjunto de Bentleys construídos em Crewe, incluindo um Continental GT de primeira geração, um Continental GT3R inspirado nos desportos motorizados, um Continental Supersports de segunda geração e um Bentayga First Edition. No entanto, o lugar de destaque vai para o seu Continuation Series ‘Blower’ 4½ Litre Supercharged e a mais recente adição, um Continuation Series Speed Six. Não só manteve o estimado modelo à escala ‘Blower’ até hoje, como também lhe serviu de inspiração visual para os seus dois carros da Série Continuation da Bentley.

Nas oficinas da Mulliner Classic, realizar os sonhos de um cliente é tanto a sua vocação como o seu orgulho. O Continuation Speed Six #3 (de 12) é um exemplo disso; criado com uma atenção meticulosa aos detalhes para ser idêntico em todos os aspectos ao carro de corrida original dos anos 30, também apresenta vários toques pessoais nas suas especificações que o tornam verdadeiramente individual, desde o acabamento de pintura único até ao número de corrida 3 que ostenta no flanco e no radiador.

Tanto a Série Continuação Speed Six como a Série Continuação Blower são a terceira de doze na sua série, e a Speed Six também ostenta o número de corrida 3. O número que tem associações carinhosas com o proprietário, que jogou râguebi a um nível semi-profissional como tighthead prop, usando a camisola número 3, durante muitos anos.

Tanto o Blower como o Speed Six têm acabamentos no mesmo tom de verde especialmente misturado, escolhido após cuidadosa consideração para ficar a meio caminho entre o verde claro do modelo à escala do proprietário e o tradicional British Racing Green. A tonalidade foi baptizada de “Verde Embelo”, utilizando as primeiras letras das três filhas do casal. Tal como o Bentley do proprietário, o interior do seu Speed Six Continuation Series é estofado a vermelho, embora o casal tenha optado por uma tonalidade mais suave do que a do brinquedo.

Tal como acontece com todos os Bentleys deste proprietário, o Speed Six será conduzido com regularidade e entusiasmo. Assim, outro pedido especial foi que a equipa Mulliner fornecesse dois sistemas de escape com o Speed Six: um sem silenciador, como a especificação original do Speed Six, e outro com um silenciador para circuitos onde são exigidas restrições de ruído. A engenharia da Bentley Mulliner desenvolveu este silenciador especificamente para a série Speed Six Continuation. Os toques finais incluem uma mancha branca na extremidade dianteira do guarda-lamas dianteiro para facilitar a identificação ao entrar nas boxes e uma bandeira da União pintada à mão no lado do condutor do automóvel.

A encomenda de um Bentley da Série Continuação é um processo altamente pessoal e, tal como muitos clientes da Mulliner Classic, o proprietário do Speed Six n.º 3 tornou-se uma figura familiar nas oficinas de Crewe. Um artesão altamente capaz por direito próprio, chegou mesmo a passar um dia a trabalhar como parte da equipa Mulliner para colocar o tecido Rexine, correto para a época, na carroçaria estilo Weymann do seu Blower. Embora os compromissos de trabalho não lhe tenham permitido fazer o mesmo com o seu Speed Six, ele tenciona utilizá-lo como W.O. Bentley pretendia – rápido, fiável e com um desempenho impressionante.

Speed Six foi introduzido em 1928 como uma versão mais desportiva do Bentley 6½ Litre. O motor foi modificado para libertar mais potência, com carburadores duplos SU, uma taxa de compressão mais elevada e uma árvore de cames de alto desempenho.

Foram construídos 182 modelos Speed Six entre 1928 e 1930. Duas vitórias na corrida das 24 Horas de Le Mans, em 1929 e 1930, cimentaram o lugar preeminente do Speed Six na história das corridas da Bentley.

Para a Continuation Series Speed Six, a Mulliner Classic utilizou dois Speed Six originais como modelo: o Speed Six da própria empresa, GU409, e o “Old Number 3”, um Speed Six de fábrica conduzido na corrida das 24 Horas de Le Mans de 1930 por Sammy Davis e Clive Dunfee. Este último foi generosamente cedido pelo seu proprietário e forneceu à equipa Mulliner dados valiosos sobre dimensões, materiais e componentes. A equipa Mulliner Classic está também em dívida para com a W.O. Bentley Memorial Foundation, que forneceu 80% dos desenhos e notas originais utilizados pela equipa.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.