O legado de modelos como o Clio 1.8 16V, o Clio Williams, o Clio 2.0 R.S. e o Clio 2.0 R.S. Gordini aumentava a responsabilidade… Independentemente da geração ou da versão, todos marcaram a sua época como incontornáveis referências no segmento dos compactos desportivos, tanto na competição, como na estrada. Todos foram objecto de desejo por essa grande minoria que nunca deixa de sonhar com automóveis emocionais, aqueles que proporcionam emoções e sensações que não se esvaem na memória… A tal ponto, que hoje têm o estatuto de automóveis de culto, de autênticas peças de colecção…
A Renault tinha, portanto, a “obrigação” de fazer um novo Clio Renault Sport à altura da história, mas também de uma quarta geração que autenticamente revolucionou o segmento. Com uma base irrepreensível, o “know-how” da Renault Sport e a experiência na Fórmula 1, o resultado só podia ser… o melhor Clio Renault Sport da história!
O MELHOR CLIO RENAULT SPORT?
As próximas linhas poderão ajudar à resposta, mas nada como uma experiência de condução – perdão, pilotagem! – para esclarecer os mais cépticos…
Mas ainda antes de passar ao volante, o primeiro impacto…visual! A primeira impressão é que o novo Renault Clio R.S. 200 EDC não tem uma imagem tão radical como o Clio R.S. da geração anterior. Mas isso não quer dizer que seja banal, antes pelo contrário. A “culpa” é da versão base que tem uma imagem bastante moderna e emocional. Aliás, exteriormente, as diferenças entre as versões familiar e desportiva são bem evidentes e não são apenas de pormenor: a grelha dianteira exclusiva (com a sigla R.S. abaixo do logo Renault); a lâmina dianteira com luzes diurnas LED; as jantes específicas de 18 polegadas, com pneus Dunlop Sport Maxx; bem como o difusor (com dupla ponteira de escape) e o aileron traseiros. Componentes desenvolvidos com base na experiência da Fórmula 1 e que contribuem para um significativo aumento do apoio aerodinâmico (+20% devido ao aileron e +80% derivado do difusor).
Ainda no exterior, é facilmente perceptível a menor altura ao solo em relação à versão “civil”; enquanto a cor amarelo sirius, ligeiramente torrado (um opcional exclusivo do modelo), acentua – ainda mais – o carácter desportivo.
AMBIENTE DE COMPETIÇÃO
Mas a imagem desportiva é transversal ao habitáculo. Para além dos acabamentos específicos em vermelho e cromado, os bancos em couro, com costuras a vermelho, impressionam pelo apoio lateral. Tal como na competição, os pedais são em alumínio; o volante específico, em couro, tem o marcador de ponto zero e os cintos de segurança são, também, vermelhos. Mas é atrás do volante que se esconde um dos segredos do novo Renault Clio R.S. 200 EDC: as patilhas!
Na realidade, o novo Renault Clio R.S. 200 EDC é o único modelo do segmento equipado com uma caixa de velocidades com comandos por patilhas no volante. Com passagens sequenciais que podem ser feitas em escassos 150 milésimos de segundo (a mais rápida caixa do mercado), esta caixa de dupla embraiagem de 6 velocidades é perfeita para desafiar os limites, mas tem a vantagem de também conciliar o conforto, nomeadamente em percursos urbanos.
Mas atrás da manete específica da caixa de velocidades, há um outro pormenor que o diferencia da versão familiar: em vez do botão “Eco”, o botão “RS Drive”. Uma função que permite mudar o “carácter” do Renault Clio R.S. 200 EDC em função do estado de espírito e da disposição do condutor, ou simplesmente das obrigações ditadas pelos ponteiros do relógio.
TRÊS TEMPERAMENTOS
Nesse sentido, o RS Drive permite a declinação em três modos: “Normal”, “Sport” e “Race”. O primeiro privilegia a suavidade e o conforto (sim, o Clio R.S. 200 EDC é, também, confortável). O regime de ralenti é às 750 rpm, a sensibilidade do acelerador é comum a qualquer automóvel e a direcção assistida é suave.
No modo “Sport”, a dinâmica é mais apurada, os tempos de resposta são mais reduzidos e até o regime do motor ao ralenti sobe para as 1.005 rpm – uma nova “alma” que até ganha em sonoridade. O ESP e o ASR só actuam verdadeiramente no limite e o Launch Control passa a estar disponível. Mais um equipamento inédito no segmento. Com a ajuda da electrónica, os arranques são ainda mais eficazes…
Por fim, o modo “Race”… Sinónimo de “montanha-russa”! Um deleite para quem procura levar as emoções e as sensações ao extremo. As passagens de caixa fazem-se em reduzidíssimos 150 milésimos de segundo, o acelerador ganha uma ainda maior sensibilidade (mais directo), a direcção ganha firmeza, o “braço” substitui o ESP e o ASR (que se desligam) e, claro, há o Launch Control.
E porque não aproveitar esta tecnologia para os primeiros quilómetros aos comandos do novo Renault Clio R.S. 200 EDC? Ligado o motor, impressiona a sonoridade do motor 1.6 turbo de 200 cv e 240 Nm de binário, a partir das 1.750 rpm. Um bloco de injecção directa que foi alvo de afinações específicas nomeadamente ao nível da admissão variável e do turbo.
PIONEIRO EM TECNOLOGIA
Accionado o modo “Sport” ou “Race”, o funcionamento do Launch Control não podia ser mais simples: pé esquerdo no travão, pressão prolongada nas duas patilhas atrás do volante e surge logo a mensagem no painel de instrumentos “launch control on”. O automóvel está imobilizado e com o pé direito no acelerador, a fundo, as rotações sobem até às 2.500 rpm.
Em modo “Sport”, assim que se tira o pé do travão, o Novo Clio R.S. 200 EDC produz a melhor aceleração, gerida pelo ASR e as velocidades são engrenadas no momento ideal.
Em modo “Race”, o ASR está desligado. É o modo “expert”, mais eficaz em condições ideais de aderência, mas muito mais exigente em termos de pilotagem.
Independentemente da cartografia, o novo Renault Clio R.S. 200 EDC impressiona pelo carácter desportivo. Para ir dos 0 aos 100 km/h são precisos escassos 6,7 segundos – apenas mais sete décimos que o Mégane R.S.! Com partida parada, não são precisos mais do que 27,1 segundos para cumprir os 1.000 metros.
As subidas de rotações, numa ampla faixa de utilização, são incrivelmente rápidas. Em estrada ou em pista, percebe-se que o novo Renault Clio R.S. 200 EDC não se limita a receber a assinatura Renault Sport. Ele é mais um produto da excelência tecnológica do departamento e de anos de experiência da competição ao mais alto nível, nomeadamente da Fórmula 1.
CHASSIS INPIRADO NA COMPETIÇÃO
O chassis impressiona pelo comportamento, independentemente do percurso ser mais ou menos rápido e do ângulo das curvas. O eixo dianteiro assenta numa arquitectura pseudo-McPherson mais rígida, enquanto, no eixo traseiro, o destaque vai para a barra estabilizadora de grandes dimensões, de que resulta um incremento de 10% em relação ao Clio R.S. III.
Mas os apoios de compressão hidráulicos e o diferencial electrónico são outras duas novidades do catálogo tecnológico do novo Renault Clio R.S. 200 EDC. Duas tecnologias com a assinatura exclusiva da Renault Sport Technologies. A primeira: a incorporação de um amortecedor secundário ao amortecedor da suspensão principal. Uma solução desenvolvida pela marca há mais de uma década para os ralis e que se traduz em excelentes resultados ao nível do conforto e da dinâmica. Quanto ao diferencial electrónico, é um sistema patenteado pela Renault Sport Technologies, que melhora consideravelmente a motricidade e logo a aceleração em curva.
Uma referência, ainda, para os potentes e eficazes travões Brembo, com estribos vermelhos de acordo com a imagem desportiva do modelo.
Sublinhe-se que o novo Renault Clio R.S. 200 EDC está disponível com dois chassis: Sport e Cup. O chassis Cup (em opção) é o que tem carácter mais desportivo e onde a pilotagem e as performances são mais genuinamente exploradas. Ainda assim, não deixa de ser surpreendente a suavidade e o conforto que revela em andamentos mais moderados ou em percursos urbanos, sendo mesmo capaz de consumos na ordem dos 6,3 litros por cada 100 quilómetros, a que correspondem emissões de CO2 limitadas a 144g/km.
R.S. MONITOR 2.0 INTEGRA O R-LINK
R.S. Monitor 2.0 é a ferramenta de telemetria a bordo mais completa do mercado para um automóvel de série e é um equipamento único no segmento.
Quer seja sob a forma de manómetros, histogramas ou de esquemas visuais, os ecrãs personalizáveis do R.S. Monitor 2.0 apresentam valores instantâneos de:
– Binário, potência temperatura da água e do ar de admissão, pressão do turbo, abertura da borboleta, pressão da travagem, ângulo do volante, regime do motor, temperatura do óleo da caixa, temperatura das embraiagens da caixa EDC, binário à roda…
– Leitura das performances: 0/50 km/h, 0/100 km/h, 0-400m e 0-1000m com partida parada, bem como o tempo de travagem para 100 km/h – 0 km/h.
– Diagrama GG: leitura das acelerações longitudinais e laterais, bem como visualização dos valores máximos registados. Os sensores do ecrã podem ser gravados numa pen.
– Taxa de patinagem, em %, das rodas motrizes.
– Visualização das curvas de binário e de potência em tempo real.
– Visualização esquemática interna da caixa EDC: relação utilizada, relação pré-seleccionada, temperatura da embraiagem.
– Cronómetro manual ou activado automaticamente pelo GPS (é possível descarregar o traçado do circuito numa pen)
– Ecrã de manutenção: para anotar a quilometragem dos pneus, amortecedores, pastilhas e discos desde a última mudança.
– Conselhos de pilotagem
– Regulações do automóvel:
– “Shift light”: ajustamento do timing do sinal de mudança de relações de caixa.
– Datalogger: o R.S. Monitor 2.0 pode registar, em tempo real, todos os parâmetros registados durante um dia num circuito e associá-los às posições GPS correspondentes, tornando assim possível a sua análise num computador. A posição do automóvel pode ser projectada sobre um mapa (obtido por satélite) com os parâmetros de condução correspondentes afixados de forma dinâmica. Todos estes elementos podem ser gravados: 1 hora de condução ocupa um ficheiro com apenas 3MB. Os resultados podem ser consultados através de um software que estará disponível, posteriormente, para os clientes.
Finalmente, é possível preparar as visitas a uma pista editando os circuitos e carregando a informação numa pen. A Renault Sport propõe alguns circuitos pré-seleccionados e a comunidade de utilizadores pode partilhar as suas edições, e enriquecer e partilhar, uma base de dados de circuitos.
RS SOUND PIPE NO CLIO RS
A Renault Sport não se contentou a criar uma nova “assinatura sonora” de escape do Novo Clio R.S.. E, porque um desportivo tem que oferecer sensações sonoras gratificantes tanto a bordo como no exterior, o som da admissão do ar no Novo Clio R.S. é amplificado mecanicamente por uma membrana e transmitido, para o habitáculo, através de uma conduta.
R-SOUND EFFECT: A APLICAÇÃO QUE SIMULA O SOM DE DESPORTIVOS LENDÁRIOS
Acoplada ao R-Link, esta aplicação simula, através dos altifalantes do rádio, o som realista de um motor. Estão disponíveis 7 sons dos quais 3 são específicos do Novo Clio R.S.: Alpine A110, R8 Gordini e mesmo o do Nissan GTR. O algoritmo de gestão do som integra o regime do motor, a posição do acelerador e a velocidade do automóvel para obter um realismo impressionante. Através do sistema áudio, os parâmetros sonoros, a começar pelo volume, são reguláveis no ecrã. Uma forma divertida e realista para criar um ambiente ainda mais desportivo.
O Novo Clio R.S. 200 EDC é, ao mesmo tempo, um automóvel desportivo de elevadas performances, mas é, também, o porta-estandarte da gama do Novo Clio. E, por isso, está dotado com um nível de equipamento impressionante: jantes de liga leva de 18’, bancos em couro, volante com regulação em altura e profundidade, retrovisores eléctricos (com desembaciamento), navegação táctil (R-Link ou MédiaNav), cartão mãos-livres, Radio Bluetooth® e USB Plug-In, sistema Bass Reflex, regulador-limitador de velocidade, limpa-vidros automático, ar condicionado, ajuda ao estacionamento com sensores ou câmara (opção ligada ao sistema multimédia), bancos rebatíveis 2/3 – 1/3.
Quanto a preços, o novo Renault Clio R.S. 200 EDC já está disponível, por encomenda, na Rede de Concessionários, por 29.500 €. A exemplo da restante gama Renault, é abrangido pelos 5 anos ou 150.000 quilómetros de Garantia Renault.
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