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Sabe quanto custa segurar um Tesla?

Com a abertura do primeiro stand oficial da Tesla em Portugal previsto para a segunda metade de 2017, a plataforma gratuita de comparação de produtos financeiros ComparaJá.pt analisou a oferta das principais seguradoras nacionais e concluiu que o proprietário de um Model S 60 pode ter de desembolsar mais de 2.300 euros de prémio anual.

A análise do ComparaJá.pt incidiu sobre a oferta mais completa entre as opções pré-definidas da cobertura de Danos Próprios da LOGO, N Seguros, Liberty Seguros, Fidelidade, Allianz, Lusitania Seguros, Mapfre e Ageas a partir do perfil de homem de 34 anos, residente na cidade do Porto, com carta desde 2000 e sem histórico de sinistralidade, isto tendo em conta a versão 320 cv da luxuosa berlina da marca fundada por Elon Musk, cujo preço se fixa 81.300 euros.

Da análise excluíram-se, por razões diferenciadas, a Tranquilidade – a seguradora não permite simulações para veículos com cilindrada zero (próprio dos carros elétricos) -, a Generali – que não inclui este modelo na sua plataforma de simulação – e a Direct – que não permite a simulação dado o elevado valor de capital seguro em questão. Por não registarem diferenças significativas entre as várias seguradoras, as coberturas de Ocupantes, Proteção Jurídica e Assistência em Viagem não foram escrutinadas nesta análise.

A partir dos resultados obtidos pelo portal independente de comparação financeira, conclui-se que a diferença entre a opção mais económica e a mais dispendiosa é de quase 1700€ por ano. No entanto, porque é fundamental ter em atenção a abrangência das coberturas oferecidas pelas seguradoras, a escolha dos consumidores não deve recair exclusivamente no fator preço.

O preço é importante, mas as coberturas ainda mais

“Na altura de escolher o melhor seguro para o seu automóvel, o consumidor deve dar especial atenção ao tipo de coberturas incluídas, assim como os capitais e franquias que cada produto oferece”, afirma Miguel Mamede, responsável pela área de seguros do ComparaJá.pt. “Existem algumas soluções que, apesar de terem preços mais competitivos, excluem, por exemplo, a garantia de valor em novo da viatura, aspeto que será certamente diferenciador para quem procura uma proteção à altura do seu Tesla S 60”, acrescenta.

Na garantia de valor em novo, em caso da perda total ou roubo do veículo em decorrência de um sinistro previsto nas condições do contrato, a seguradora paga ao tomador o valor do automóvel em novo aos preços de mercado aquando da aquisição da viatura. De realçar que esta cobertura é específica para veículos novos e tem um prazo de vigência previamente fixado (normalmente entre 2 a 3 anos).

“Outro fator a ter em conta é a franquia que se paga na eventualidade de sofrer um sinistro, isto é, o valor do prejuízo que fica a cargo da pessoa segura. Isto significa que, se por exemplo, a franquia for de 50 euros e o prejuízo do sinistro for de 100 euros, a seguradora só é responsável pelo correspondente a metade dos custos do prejuízo”, explica Miguel Mamede, acrescentando que “importa privilegiar os produtos que não possuem franquia”.

“Tendo em conta a relação preço/cobertura, destaca-se a opção da Allianz. Embora represente o dobro dos encargos face à oferta da LOGO, seguradora que apresenta o prémio mais reduzido entre as ofertas analisadas, o produto da Allianz oferece uma cobertura mais alargada com um fator diferenciador: a inexistência de franquia”, conclui o responsável do ComparaJá.pt.

Os prós e contras de adquirir um carro elétrico da Tesla
Para quem tem preocupações com o ambiente, adquirir um carro elétrico é – por si só – uma mais-valia neste sentido. Há, no entanto, outros fatores que podem levar a que comprar um Tesla beneficie o seu proprietário. Os custos de manutenção de um carro elétrico são mais reduzidos do que um veículo convencional, visto que não usam correias, óleos de motor ou filtros. Também permitem uma redução em impostos, visto que este tipo de veículos está isento de Imposto sobre Veículos aquando da sua aquisição e também está desobrigado do pagamento de Imposto de Circulação.

Contudo, os carros elétricos em comparação aos carros convencionais ainda apresentam um custo elevado visto não serem ainda produzidos em grande escala. Apresentam ainda uma autonomia relativamente reduzida, estando dependentes dos postos de carregamento que ainda são raros.

A Tesla, entretanto, comprometeu-se a instalar três supercarregadores nas autoestradas que ligam o Norte ao Sul de Portugal. Um carro da marca com matrícula portuguesa vai poder cruzar toda a Europa, até alcançar o Círculo Polar Ártico, carregando as baterias somente em postos oficiais.

No que respeita à manutenção, e após a promessa de Elon Musk no Twitter, sabe-se que os consumidores portugueses vão ter em breve a possibilidade de se dirigir a um centro de serviços oficial. Por confirmar está ainda a possível a abertura de uma fábrica Tesla em Portugal, tema amplamente debatido no nosso país nos últimos meses, sendo que, segundo os próprios responsáveis da marca, esse processo ainda não estará sequer no papel.

Rui Augusto
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