
Há 90 anos, a Škoda Auto iniciou a produção do Superb na sua fábrica de Mladá Boleslav. O modelo rapidamente se tornou sinónimo de uma experiência de condução confortável, refinada e dinâmica, mesmo em pisos de estrada pobres. Impressionou com o seu interior espaçoso – com capacidade para sete passageiros -, equipamento generoso e excelente qualidade de fabrico. A produção continuou até 1949. Em 2001, o nome lendário regressou com a primeira geração moderna do Škoda Superb. Agora, na sua quarta geração, o Superb está disponível como Berlina ou Carrinha, com uma escolha de motores a gasolina e a gasóleo, bem como unidades de tração híbridas moderadas e híbridas plug-in. As variantes híbridas plug-in, a Superb Estate iV e a Superb Hatch iV, oferecem uma autonomia eléctrica de mais de 75 milhas. Os clientes podem também optar por uma tração dianteira ou integral.
Na primavera de 1934, a Škoda introduziu uma nova geração de veículos com uma estrutura de chassis de espinha dorsal e suspensão independente das rodas. Em outubro desse ano, a empresa decidiu chamar ao seu modelo principal “Superb”, para satisfazer os clientes mais exigentes. A produção em série começou em Mladá Boleslav em março de 1935. O primeiro modelo, o Škoda 640 Superb, era alimentado por um motor de seis cilindros que produzia 55 cv (40,5 kW). Logo desde o início, o Superb apresentava travões hidráulicos e um sistema elétrico de 12V de última geração. O destaque da gama foi o motor V8 de 4,0 litros com 96 cv (70,7 kW). Oferecendo um espaço generoso para até sete passageiros e respectivas bagagens, o Superb estava disponível com vários comprimentos de distância entre eixos e estilos de carroçaria, incluindo modelos de capota aberta e personalizados. Quando a produção terminou, em 1949, tinham sido construídos cerca de 890 veículos de passageiros e 1630 derivados militares – incluindo uma versão 4×4 única.
O Superb reflecte a transformação contínua da Škoda ao longo dos seus 130 anos de história. Após um hiato de 50 anos, o nome foi reavivado em setembro de 2001 com a introdução da primeira geração moderna do Škoda Superb. Esta berlina oferecia um espaço interior excecional e vinha equipada com uma gama de motores com potências entre 85 kW e 142 kW (193 cv), incluindo um V6 de 2,8 litros, topo de gama, com transmissão automática Tiptronic e faróis bi-xénon para maior conforto e segurança.
As gerações seguintes, lançadas em 2008, 2015 e, mais recentemente, em 2023, desenvolveram ainda mais o legado do Superb. A segunda geração introduziu uma versão Hatch mais prática e, pela primeira vez, uma versão Estate, oferecendo motores mais potentes e eficientes e um extenso equipamento de série. A terceira geração continuou esta trajetória, integrando tecnologias avançadas e um design inovador.
A popularidade do Superb cresceu significativamente ao longo das gerações. A primeira geração moderna, produzida de 2001 a 2008, registou 137.000 unidades vendidas. O seu sucessor, introduzido em 2008 e disponível pela primeira vez como berlina e carrinha, alcançou 618 000 vendas, com 65% dos clientes a optarem pela berlina. A terceira geração, lançada em 2015, prosseguiu esta trajetória de forte crescimento, com 805 000 unidades vendidas, 56% das quais eram modelos Estate.
Agora, na sua quarta geração moderna, o Superb continua a estabelecer novos padrões de referência. Os clientes podem escolher entre os estilos de carroçaria Hatch e Estate, com motorizações a gasolina, diesel, mild-hybrid e híbrida plug-in, tendo sido vendidas mais de 65.000 unidades até à data. Os modelos híbridos plug-in mais recentes oferecem uma autonomia eléctrica de mais de 75 milhas (WLTP). Equipado com tecnologias de ponta, materiais sustentáveis e soluções inteligentes como os Smart Dials, o novo Superb foi concebido para a mobilidade moderna.
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