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SUZUKI SUZULIGHT E RG 250 GAMMA: HISTÓRIA EM DUAS E QUATRO RODAS

O primeiro automóvel fabricado pela Suzuki já foi inovador: o Suzulight foi o primeiro kei car fabricado em série, e o primeiro automóvel com motor e tração dianteira do Japão. No quarto e último capítulo da série de pioneiros da Suzuki juntamos o mítico Suzulight com uma moto que também fez história. A Suzuki RG250 Gamma foi a primeira moto de estrada construída como uma réplica quase exata das que competiam no campeonato mundial de velocidade.

Lisboa, março de 2023. Desde o ano de 1955, data de nascimento do Suzulight, a Suzuki criou muitos modelos que se tornaram referências a seguir por todos os outros e que criaram novos segmentos. O Suzulight foi o primeiro kei car fabricado em série, a classe de veículos mais populares do Japão e onde a Suzuki tem umas vendas acumuladas de 25 milhões de unidades.

O mesmo pode dizer-se no setor das motos, onde a Suzuki criou novas fórmulas que se foram estendendo a todos os fabricantes. A Suzuki RG250 Gamma criou a categoria das motos “réplicas”, umas máquinas tão válidas para circular pela estrada como para entrar em circuito e transmitir ao seu piloto sensações puras de competição. Desde o seu lançamento em 1983, a maior parte das marcas de motos criou modelos da mesma tipologia.

Suzuki Suzulight: A revolução da mobilidade urbana

Outro ‘pequeno-grande automóvel’ que mudaria tudo foi o Suzulight, com o qual a Suzuki criava em 1955 o seu primeiro automóvel e o primeiro kei car produzido em série (que obedecia à legislação japonesa “Keijidosha”) no Japão.

O Suzulight foi projetado como um veículo compacto (apenas 2.990 mm de comprimento, 1.295 mm de largura e 1.400 mm de altura) e leve (pesando menos de 500 kg). O objetivo é que fosse um automóvel econômico, robusto, fácil de conduzir e manter. Alimentado por um motor de dois tempos de dois cilindros e 360 ​​cc, e com 16 CV de potência, este modelo estava muito à frente do seu tempo, com uma suspensão independente de molas helicoidais independente e direção de pinhão e cremalheira.

Para o design do primeiro conceito, Shunzo Suzuki baseou-se em vários modelos europeus para desenvolver o veículo, especialmente num Austin 7 desenvolvido no Reino Unido, um automóvel muito popular na época e com preços muito razoáveis. Após a construção do primeiro protótipo, iniciou-se a fase de testes. O seu percurso mais memorável foi uma longa viagem pela região montanhosa de Hakone, entre Hamamatsu e Tóquio, onde não existiam estradas pavimentadas na época. Embora tenha chegado a Tóquio muito tarde e no meio da noite, a equipa apresentou o automóvel ao presidente da ‘Yanase’ e ao Governo Automóvel. O presidente ficou até tarde para cumprimentar pessoalmente a equipa e não hesitou em entrar no veículo. Depois de o experimentar, deu a Shunzo e à sua equipa a total aprovação para colocar o automóvel em produção.

Em outubro de 1955 foram feitas as duas primeiras entregas deste modelo, destinadas a médicos que utilizariam o pequeno veículo para os seus trajetos diários. A produção inicial era de 3-4 automóveis por mês, mas no início de 1956 o volume mensal cresceu para as 30 unidades.

Com o Suzulight, era inaugurado o segmento do automóvel urbano, que se destacava pela sua eficiência econômica e pela facilidade de condução para fazer face às necessidades práticas e diárias no transporte de pessoas ou mercadorias. Um conceito ideal para deslocações ao trabalho, escola ou compras, tanto nas cidades como nas zonas rurais onde os transportes públicos eram inexistentes ou de difícil utilização.

Desde então, a Suzuki tem vindo a aperfeiçoar os produtos que vão ao encontro desta filosofia. Primeiro, com variantes comerciais deste modelo (Suzulight Carry -1961- e Suzulight Carry Van -1964-). Depois, com miniveículos muito mais avançados e modernos, prontos para enfrentar novos desafios, como o próprio Jimny em 1970, o Alto em 1979 e o WagonR em 1993, ou o Spacia em 2013 ou o Hustler em 2014.

Suzuki RG250 Gamma: 40 anos da pioneira das réplicas de competição 

Há 40 anos nascia uma moto que criou seu próprio segmento e se converteu numa lenda desde o seu nascimento. A Suzuki RG 250 Gamma foi a primeira moto de estrada construída como uma réplica quase exata de uma moto de competição. Seu sucesso foi esmagador: ‘Moto do Ano’ no Japão e 52.000 unidades vendidas no seu ano de estreia, 1983.

Para conseguir isso, a Suzuki colocou na estrada a primeira moto de série com quadro de alumínio de longarina dupla. A lendária Dual Cell-ALBOX oferecia máxima rigidez, permitia que o peso total fosse reduzido para apenas 131 quilos e trabalhava em conjunto com suspensões altamente evoluídas: traseira Full-Floater e dianteira com sistema Anti Nose Dive Fork (ANDF). A Suzuki RG 250 Gamma também foi a primeira a ter uma carenagem de corrida pintada nas cores das motos de competição de fábrica.

Este modelo era alimentado por um motor bicilíndrico de dois tempos e 250 cc com refrigeração líquida e equipado com novas câmaras de admissão Suzuki (SIPC) e carburadores de porta plana. Este motor gerava 45 CV de potência máxima às 8.500 rpm.

Sérgio Gonçalves

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