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Uma verdadeira máquina do tempo – o protótipo McLaren P1 ‘XP2R’ lança a Coleção Sub7

Muito se tem escrito sobre Nürburgring-Nordschleife ao longo dos anos, desde que começou a ser disputado. O lendário circuito de 20,83 quilómetros serpenteia através da Floresta Eifel, na Alemanha, e tem sido regularmente alvo de amadores e profissionais, que o tentaram domar, tentando obter aquele décimo de segundo extra. Bergwerk, Fuchsröhre, Schwedenkreuz e Flugplatz são apenas algumas das mais de 150 curvas que os pilotos enfrentam quando saem do pórtico de partida, com um clube exclusivo à espera de alguns.

O primeiro da chamada “santíssima trindade”, o McLaren P1 tem vários prémios impressionantes no seu nome. Sublinhando o desempenho e a capacidade do hipercarro de produção limitada, o “Sr. McLaren” Ron Dennis anunciou, aquando do seu lançamento em 2013, que a entrada no clube dos sub-7 minutos era um pré-requisito para assinar o desempenho do carro; concebido para ser “o carro mais rápido na estrada e na pista”. Palavras arrojadas, especialmente contra uma concorrência muito forte, na altura, de Maranello e Estugarda. No entanto, apenas 10 meses depois, a McLaren confirmou que a sua tentativa de adesão tinha sido bem sucedida. O carro que atingiu o marco foi um dos protótipos da empresa, o P1-‘XP2R’, e a conquista foi simplesmente uma parte da avaliação de desempenho. Não foram confirmados mais pormenores, a não ser o reconhecimento de que a tarefa – juntamente com todos os outros objectivos de desempenho do programa de desenvolvimento – tinha sido concluída. E foi então que os fóruns na Internet irromperam.

Agora, uma década depois do anúncio da McLaren Automotive, o protótipo que definiu a era, o XP2R, saiu dos esconderijos de uma coleção privada, confiada à equipa da Sub7 Collection.

Com o nome do clube mais prestigiado da indústria automóvel, a Sub7 Collection gere e adquire alguns dos automóveis mais exclusivos do mundo em nome dos seus clientes. Através da gestão dedicada de colecções de veículos privados, do aprovisionamento e do apoio passo a passo para a venda ou compra de super e hipercarros de elevado valor, a Sub7 Collection trabalha com clientes que pretendem adquirir veículos individuais, até à criação e manutenção de colecções personalizadas. A Sub7 Collection é liderada por Jamie Weir que, entre a sua vasta experiência nos mercados automóveis de prestígio e exclusivos, desempenhou um papel importante na gestão de clientes do programa McLaren P1 durante o seu tempo com a marca.

Sendo o carro de cartaz perfeito para o lançamento da Coleção Sub7, o McLaren P1 foi um dos fundadores do exclusivo clube de membros sub-7 minutos. Amplamente considerado como o ponto alto dos projectos modernos da McLaren Automotive, o modelo foi limitado a apenas 375 modelos de produção, apoiados por um pequeno número de protótipos de teste e validação. Após a conclusão desta produção, foi oferecida a clientes seleccionados a oportunidade de adquirir um número muito reduzido de veículos especiais que desempenharam um papel importante no processo de desenvolvimento.

O XP2R, ou eXperimental Prototype 2, como começou, foi uma das primeiras mulas de desenvolvimento do projeto inovador. Inicialmente a correr com a camuflagem de pista antes da revelação pública, o XP2R realizou testes exaustivos, incluindo tentativas de vMax, testes de pneus com a Pirelli, aprovação do sistema de travagem com a Akebono, aerodinâmica ativa, Race Mode e afinação de amortecedores. Recebeu a sua carroçaria totalmente pintada em junho de 2013, quando o programa se tornou mais público, aparecendo mais uma vez em Nürburgring, enquanto trabalhava nas fases finais do programa de desenvolvimento, com o objetivo de tentar atingir o tempo de volta.

Como os carros de corrida genuínos se tornaram mais apelativos nos últimos anos, particularmente quando oferecem uma proveniência de corrida de boa-fé, o XP2R apresenta-se como uma das histórias mais únicas e faladas de um carro de estrada específico nos últimos anos. Totalmente recomissionado no final da sua “vida útil” pela McLaren Automotive, está exatamente como completou o seu exigente programa de desenvolvimento – com um deslumbrante acabamento em carroçaria metálica Supernova Silver, com jantes stealth – e ainda usa a designação de “veículo protótipo”. O XP2R está agora equipado com um vasto conjunto de peças sobresselentes, incluindo um segundo conjunto de carroçaria em fibra de carbono. Com estas peças sobresselentes e a carroçaria, foi criado um veículo de silhueta completo, que se encontra ao lado do carro na coleção privada do proprietário. Este segundo modelo é praticamente idêntico ao protótipo original, embora mostre as pinças de travão de cores diferentes que foram usadas durante o programa de desenvolvimento.

Então, o que é necessário para alcançar o estatuto de sub-7? O desafio único do Nordschleife, ou “Circuito Norte”, significa que o carro tem de circular a uma velocidade média superior a 111 km/h. Como uma média. Não é um feito fácil, especialmente quando nos lembramos que algumas das curvas mais apertadas e sinuosas reduzem a velocidade para dois dígitos, afectando gravemente a média. Para completar a tarefa, é necessário o máximo empenho e confiança no carro por parte do condutor durante toda a volta.

Sérgio Gonçalves

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