A correia de distribuição é um dos componentes mecânicos mais importantes na grande maioria dos automóveis, onde a manutenção e a respetiva mudança é essencial para que o motor do seu automóvel funcione de forma adequada. Existem automóveis com corrente de distribuição metálica e outros com correia (dentada) em borracha, e é em relação a estes últimos que iremos elucidar os leitores sobre o que é, para que serve, e quando deve ser mudado.
Este componente é sem sombra de dúvidas, uma das peças mais importantes para o funcionamento do motor, já que tem como principal tarefa a sincronização de todos os componentes que permitem que este trabalhe corretamente, sejam eles os êmbolos e o seu movimento, seja às válvulas e noutros casos até mesmo a bomba de água. O equilíbrio e sincronização de todos estes componentes só funcionam com a respetiva correia de distribuição.
Olhando mais em pormenor para a correia, esta é fabricada em borracha, não só pela resistência que possuiu como permite um baixo nível de ruído quando se encontra em movimento.
A correia trabalha com uma polie fundamental para o seu correto funcionamento, onde além deste, existe também um tensor cuja sua função é criar a tensão necessária na correia de forma a manter o seu alinhamento.
Por fim como referenciámos, em muitos automóveis também existe um terceiro componente que trabalha com a correia de distribuição, ou seja, a bomba de água. A função desta é fazer circular todo o líquido de arrefecimento pelo motor.
Manutenção da Correia de distribuição
Quando se muda a correia de distribuição é aconselhável mudar também a bomba de água (e o próprio tensor), mesmo sabendo que poderá estar a funcionar corretamente, pois pelo valor da mesma e longevidade possível, poderá poupar dinheiro senão tiver que pagar a mão-de-obra mais tarde só para mudar esse componente.
É importante frisar que as correias de distribuição devem ser substituídas de acordo com os prazos e recomendações do fabricante automóvel.
Estes prazos para a mudança deste componente variam de marca para marca, e até mesmo em vários modelos do mesmo fabricante.
Muitos aconselham a substituição ao fim 5 anos ou 100.000 kms, outros ao fim de 10 anos ou se o automóvel tiver percorrido uma distância de 240.000 kms. Ou seja conforme o que fizer primeiro, se percorrer poucos quilómetros terá que a substituir pela idade, e vice-versa.
A correta montagem da correia é essencial não só para o bom funcionamento da mesma, como pelo desgaste que esta irá ter durante o período de utilização. Mesmo depois de ter instalado o kit de distribuição, convém de tempos a tempos (se possível) verificar o estado da mesma, a fim de detetar se o desgaste desta não é anormal.
Problemas na correia de distribuição
Os problemas poderão ser facilmente detetáveis, e podem ser tão diferenciados como: desgaste excessivo, cortes na correia, residios de óleo ou outros. Se forem detetados a tempo poderão poupar-lhe muitas centenas de euros.
Se por acaso acontecer uma falha catastrófica neste componente, como a correia partir por exemplo, o motor irá sofrer consequências muito graves.
Esta anomalia danifica as válvulas, empena as árvores de cames, sendo isto causado pela dessincronização entre a correia de distribuição e o próprio motor.
Mesmos os fabricantes que usam correntes metálicas de distribuição, podem sofrer de uma falha do mesmo tipo, ainda que estes casos sejam menos frequentes.
Este sistema tem a vantagem de não necessitar de manutenção, e são poucos os casos em que são substituídos. Contudo a sua maior desvantagem em alguns casos, é provocar um maior ruído de funcionamento.
Existem inúmeras marcas no mercado de peças que fabricam e comercializam as peças que compõem o kit da correia de distribuição, e a grande maioria já oferece packs com tudo incluindo, como a correia mais a bomba de água, tensor e polie.
Para uma correta substituição da correia de distribuição e respetivos componentes aconselhamos que esta operação seja feita por profissionais especializados em oficinas credenciadas.
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Gostaria de saber o que poderá estar a causar após mudar a correia distribuição e apos alguns kmd o carro deita água fora, é uma viatura Mercedes com bloco renault. Obrigado
Poderá eventualmente haver algum problema com bomba de água, algum defeito na mesma ou na montagem.