A recirculação de gases de escape é um conceito utilizado nos motores dos automóveis desde a década de setenta com o objectivo de reduzir as emissões de NOx.
O controlo das emissões dos gases de escape continua a ser um problema de todos os motores de combustão, sejam eles a gasolina ou diesel. Os fabricantes têm hoje em dia maiores preocupações ambientais e incorporam nos automóveis diversos sistemas para reduzir essas emissões. Um dos compostos que faz parte das emissões dos motores é o NOx. Este composto formado por uma molécula de nitrogénio e outra de oxigénio decorre da temperatura elevada no interior da camara de combustão associado à presença de oxigénio e atinge o seu valor mais elevado quando a mistura ar combustível é levemente pobre, ou seja, próxima da relação estequiométrica (14,7:1). Para reduzir os óxidos de nitrogénio (NOx) utilizam-se os sistemas de recirculação dos gases de escape.
Está provado que a recirculação de uma parte dos gases de escape (entre 20 a 30%) na mistura admitida nos cilindros permite reduzir a pressão média efectiva do motor e em consequência disso a temperatura máxima dentro da câmara de combustão também reduz, pelo que, nestas circunstâncias, a formação de óxidos de nitrogénio é mais pequena.
Para que a percentagem dos gases de escape reintroduzidos na admissão seja a mais aconselhável e não ultrapasse a percentagem referida anteriormente, utiliza-se uma válvula especial, mais conhecida por EGR (Exhaust Gas Recirculation). A função desta válvula é controlar o fluxo dos meios complementares directamente ligados ao sistema de gestão do motor.
Ao reintroduzir gases de escape, que são pobres em oxigénio, no motor estamos a reduzir o teor de oxigénio do ar introduzido nos cilindros.
Os gases de escape provenientes da EGR, quando combinados com os vapores de óleo que vêm do Carter, formam uma mistura pastosa, estreitando a passagem do ar de admissão aos cilindros, provocando um estrangulamento das prestações.
A grande desvantagem deste sistema, reside no facto de que ao entrar na admissão grande quantidade de gases de escape, todo o colector de admissão ficará sujo, levando o motor a perder eficácia prematuramente.
Funcionamento da EGR
A quantidade de gases de escape admitidos nos cilindros, é inversamente proporcional à carga dada pelo acelerador. Portanto, deste modo, temos a EGR no máximo de abertura ao ralenti, e a mesma fechada quando o pedal do acelerador é completamente pressionado.
Sistema EGR
O sistema é composto basicamente de: válvula EGR, circuito de controlo e dispositivos e métodos de avaliação da quantidade de gases recirculação.
A válvula EGR encontra-se localizada num tubo entre o colector de escape e o colector de admissão. Duma forma muito simples o seu funcionamento baseia-se no vácuo criado no lado da admissão. As válvulas utilizadas diferenciam-se basicamente, pela forma como são controladas, pelo que podem ter um controlo pneumático ou electrónico. Hoje em dia, o controlo da maior parte das válvulas é electrónico e, dentro destas, a valvula EGR mais usado é do tipo linear.
Tipos de Válvulas EGR
As válvulas EGR diferenciam-se essencialmente pela forma como são controladas.
1. Controlo pneumático:
2. Controlo eletrónico:
Atualmente o tipo de válvula EGR mais usado é de controlo electrónico e linear. Neste sistema, a válvula EGR é acionada por um solenoide integrado no corpo da válvula EGR juntamente com o sensor de posição da válvula. A ligação eléctrica da válvula passa, por isso, cinco terminais: dois correspondem ao solenoide de accionamento da válvula EGR e três ao sensor de posição (massa, alimentação e sinal de posição).
Funcionamento defeituoso
Muitas vezes o funcionamento defeituoso da válvula EGR é causadora de uma quebra de rendimento do motor com o consequente aumento do consumo e das emissões de gases de escape, pelo que convém proceder à sua substituição ou limpeza, um processo que é bastante simples. É preciso ter em atenção que na maior parte dos casos a limpeza pode ser suficiente, poupando-se assim uma reparação cara com a sua substituição.
Remoção da EGR
A EGR pode também ser fechada fisicamente através de dois processos: com a interrupção do canal de vácuo que activa a válvula ou também electronicamente em certos automóveis.
A principal vantagem da EGR ser fechada electronicamente em detrimento de um fecho físico, é a ausência de erros na centralina, e, como esta funciona na mesma linha de vácuo do servo-freio, a segurança e o comportamento ficarão inalterados. Um procedimento para desligar a EGR eléctronicamente num VW pode ser visto no link.
Fechando a EGR não se aumenta a potência máxima do motor, mas em cargas parciais do acelerador a resposta do motor é melhor e a longo prazo não será preciso fazer a limpeza do colector de admissão. Existem no mercado diversas empresas a comercializar supressores de EGR para substituição fisica da válvula.
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Já estive a tentar e não obtive sucesso… Os valor estavam como indicado, mas ao aplicar o New Value 33768 e carregando em Test, no campo Test Value apareceu 33638… e o botão Save não saiu de sombreado. Alguma dica?
Basta desligar eletronicamente ou recomendas aplicar tb a junta cega?
Tenho um RAV4 com 240000km que apresenta falhas internmitentes em termos de potência, ou seja em estrada por vezes o prece perder a aceleração e aleatoriamente volta ao normal. Alguma dica que me possa ajudar a perceber o que se está a passar? Obrigado
As vávulas funcionam mal quando sujas de carvão, ou quando se funde algum filamento de indicador de pressão e neste caso perde rendimento. Só sugidade pode acender luz, e não perder pressão, isto nos renaults, no para e arranca. Quando se anda todos os dias distâncias curtas convém dar ao fim de semana uns 10 a 15 Km acima dos 120 km/hora para desonbstruir, porque o reaproveitamento dos gases acontece até aos 60/80 quando se pucha. a partir daí, ela não precisa de actuar em auto-estrada e velocidade de cruzeiro.
Boa tarde vi este site queria pedir uma informação sobre a vavula GR se é boa ideia desactivar electronicamente ou por uma junta cega e aonde posso comprar essa junta cega e para uma Renalt laguna 2.2 dci de 02/2003 se me poderem ajudar agradeço sem outro assunto Luís Raposo
Bom dia,
Tenho uma VW Califórnia.
Em 2012 tive que trocar a peça por uma nova. Agora, em 2016, estou com o mesmo problema. Estão a pedir-me 700€. Será que me pode dar alguma dica onde comprar mais barato ou onde posso mandar desligar?
Muito obrigada,
Mariana
tenho um jaguar s type 2.7 D. As válvulas EGR só deram problemas! Anulei-as eletronicamente mas não as isolei mecanicamente com uma junta cega. Resultado dei cabo dos turbos! Devo isolar mecanicamente com uma junta cega?
boa tarde , alguem me pode ajudar ?? tenho uma carrinha mercedes cdi220 w 203 e quando mantenho a velocidade constante perde a força tenho que desligar a chave para ficar normal , se fizer uma viagem com a aceleração alternada nada disto acontece