Menu Fechar

A Kia foi distinguida com cinco vitórias nos Prémios de Design iF 2024, com o EV9 a receber o prestigiado prémio Ouro

A Kia alcançou um sucesso notável nos Prémios de Design iF 2024, em que cinco elementos distintos dos recentes programas da empresa foram reconhecidos pelo painel de juízes especialistas do famoso fórum de design.

O novo Kia EV9, já premiado em várias frentes, acrescentou aos seus honrosos resultados o estatuto exclusivo de prémio Gold. Atribuído apenas aos 75 melhores projectos vencedores a nível mundial, este prémio adicional demonstra o impacto contínuo da filosofia de design “Opposites United” da Kia.

Aproveitando a tensão criativa gerada pelos valores divergentes da natureza e da modernidade para criar um todo harmonioso, a filosofia “Opposites United” fornece aos designers da Kia uma estrutura através da qual podem fundir uma combinação única de formas elegantes e esculturais e uma geometria segura e assertiva, proporcionando um produto final surpreendentemente contemporâneo mas graciosamente sereno.

O exterior do EV9 exala confiança, clareza e calma com a sua postura erecta, linhas claras e superfícies planas. A assinatura Digital Tiger Face apresenta um aspeto visionário e futurista, acentuado pela grelha de iluminação com padrão digital e pelos faróis verticais.

O interior, caracterizado por um piso plano e uma longa distância entre eixos, tira partido da plataforma e-GMP para proporcionar uma excelente amplitude de espaço, enquanto componentes como os bancos e a consola central foram concebidos para proporcionar uma sensação de requinte e maximizar ainda mais a sensação de espaço.

Além disso, o habitáculo do EV9 foi concebido de acordo com a “estratégia de design sustentável em três fases” da Kia. Incorporando o compromisso da marca para com a sustentabilidade, a estratégia tem como objetivo assegurar a redução gradual do couro de origem animal, a introdução dos 10 itens de sustentabilidade obrigatórios da Kia e a promoção da investigação sobre o desenvolvimento de materiais naturais.

Fazendo eco do design exterior do EV9, o sistema de info-entretenimento “Ki” do SUV ostenta um estilo gráfico que se alinha com os valores da Opposites United e complementa o design do veículo, empregando cores reconhecíveis e de fácil visualização para completar uma experiência de marca única e contemporânea para a Kia. Vencedor na categoria de Interfaces de Produto, Ki baseia-se no visual chave de uma linha inclinada, que representa tendências ascendentes e é aplicada em todos os elementos de info-entretenimento, desde ícones a tipos de letra e ao painel de instrumentos.

Esta borda diagonal promove uma aparência distinta e unificada, mantendo a clareza e a cognição. Concebida para tornar as novas funcionalidades, como o carregamento de veículos eléctricos, mais intuitivas e legíveis, a configuração da IU optimizada para o ecrã facilita aos utilizadores o reconhecimento das transições de sinal e a contextualização das informações de carregamento e descarregamento.

Para além dos sucessos do EV9, a Kia teve a honra de ver vários outros projectos reconhecidos pelos juízes do iF, incluindo a marca para as comunicações “80 anos de movimento” da Kia, o design do stand da feira comercial “Windows of Inspiration” e a experiência multimédia interactiva “Kia EV Unplugged Ground”. Todos os vencedores do iF Design Award demonstram o papel vital que um design forte desempenha em toda a marca Kia.

Sérgio Gonçalves
Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.