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Alpina B3S – A alternativa ao BMW M3 E46

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A marca alemã conhecida por preparar modelos BMW nunca teve representação no nosso país, contudo são muitos os que gostam dos modelos da Alpina ou que simplesmente gostam das peças que esta emblemática empresa produz. que permitem melhorar, modificar e embelezar muitos BMW.

Quanto ao modelo em questão aqui esmiuçado, foi apresentado ao público em 2002 no Salão Automóvel de Paris e tinha como missão substituir na gama o B3 3.3 no formato tradicional de tração traseira, já que para os modelos de tração integral o B3 3.3 manteve-se a para com este modelo nos catálogos da Alpina.

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E qual era o tipo de cliente que a marca queria alcançar? Simples, os que procuravam uma alternativa mais confortável e discreta ao BMW M3 E46. Para além disto o M3 só estava disponível em versão Coupé e Cabriolet, e a Alpina oferecia o B3S nas mesmas versões e também nas variantes Berlina e Carrinha (Tourer), tornando neste modelo desportivo num dos mais versáteis do mercado.

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Quando olhamos para a ficha técnica deste modelo vemos que o B3S usa uma evolução do motor estreado no B3 convencional, com ligeiro aumento da cubicagem (3.346 cm3). Para além disto os engenheiros da Alpina alteraram a admissão e desenvolveram um novo sistema de escape, onde tudo combinado permite obter mais potência do seis cilindros em linha. A taxa de compressão também é inferior ao anterior B3 3.3.

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A centralina recebeu a respectiva actualização de software que permite assimilar os novos componentes e assim fazer uma nova gestão para obter mais potência, que no caso particular do B3S é de 305 cavalos às 6300 rpm e 362 Nm de binário às 2500 rpm.

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De série para passar a potência ao solo é usada a mesma caixa de velocidades do modelo anterior, a mesma unidade de 6 velocidades manual da conhecida empresa alemã Getrag. Em opção os clientes da marca poderiam optar por um caixa automática (Switchtronic) de 5 velocidades.

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Na ligação ao solo não houve alterações no que à suspensão diz respeito, já que a Alpina manteve o mesmo sistema do B3 convencional.

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As medidas de pneumáticos também são as mesmas, com pneus 225/40 em jantes de 18 polegadas (com o desenho tradicional) no eixo dianteiro e 255/35 também no mesmo diâmetro. A única diferença é que as jantes traseiras no B3S são meia polegada mais largas, passando dos 8,5 para 9.

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No capítulo estético não foram efectuadas transformações, apenas é evidente que esta geração já pertence ao restyling que a BMW operou nesse mesmo ano.

Quando olhamos para os dados estatísticos das performances é aí que vemos as maiores diferenças entre o B3 3.3 e o B3S.

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A Alpina anuncia que os valores de aceleração no exercício do 0 a 100 km/h para a berlina com caixa de velocidades manual são de 5,4 segundos e 6,3 para a versão com caixa Switchtronic.

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No exercício de 0 a 1000 metros a versão manual consegue-o em 24,9 segundos e com caixa automática em 25,9. Já a velocidade máxima para a berlina com caixa manual é de 270 km/h e 265 km/h para a versão com caixa automática.

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Quanto ao modelo Coupé os valores de aceleração são idênticos aos da berlina, porém a sua velocidade máxima é marginalmente superior no modelo com caixa de velocidades Manual em 1 km/h (271). No modelo com caixa automática o valor é igual ao da berlina, ou seja 265 km/h.

A versão Touring cumpre o exercício de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, 6,6 no caso da caixa automática. O quilómetro lançado é efectuado em 25,4 segundos e 26,6 se equipado com caixa automática. A velocidade máxima é de 266 km/h ou 261 km/h seguindo o critério anterior.

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Por fim resta referir as performances do modelo descapotável, que alcança os 100 km/h em 5,8 segundos ou 6,6 quando este possui caixa automática. Os 1000 metros são efectuados por este modelo em 25,6 segundos com caixa manual e 26,7 com caixa automática. A velocidade máxima da versão automática é de 259 km/h, já a versão manual consegue ligeiramente melhor, 264 km/h.

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Este é modelo que pretendia dar aos clientes BMW uma escolha mais racional e exclusiva quando estes se deparavam com o catálogo da marca alemã. A potência e as performances estão próximas do M3 desta geração, contudo ao escolher qualquer variante do B3S os clientes não precisavam de sacrificar a praticabilidade nem o conforto.

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Sérgio Gonçalves

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