Menu Fechar

Hilton & Moss apresenta o glorioso Mercedes-Benz 300SL Roadster para venda, que será apresentado no Salon Prive London

A Hilton & Moss, especialista líder mundial no restauro e venda de automóveis clássicos e de desempenho, tem o prazer de apresentar um exemplar verdadeiramente excecional do icónico Mercedes-Benz 300SL Roadster para venda.

O 300SL Roadster – talvez o primeiro supercarro de capota aberta do mundo – beneficiou de um restauro de raiz, sem qualquer contrapartida financeira, nas oficinas topo de gama da Hilton & Moss, e apresenta-se em óptimas condições.

Agora preparado para fazer virar cabeças na estrada, ou impressionar no relvado do Concours, o 300SL aparecerá em público esta semana no prestigiado Salon Prive London, de hoje,18 de abril, até aodia 20, no Royal Hospital, Chelsea.

A Hilton & Moss, sediada em Bishop’s Stortford, é conhecida pela sua relação de 40 anos com a marca Mercedes-Benz e é reconhecida como líder mundial no restauro e preservação dos melhores modelos clássicos e de alta performance de Estugarda.

Introduzido em 1957 e produzido até 1963, o 300SL Roadster era a versão de capota aberta do icónico coupé 300SL ‘Gullwing’. O 300SL introduziu várias inovações tecnológicas que se tornariam comuns na indústria automóvel, incluindo a injeção de combustível e um chassis de estrutura tubular leve, derivado dos desportos motorizados.

Alimentado por um motor de seis cilindros em linha de 3,0 litros com 225 cv, o SL Roaster era capaz de atingir 225 km/h e acelerar de 0-96 km/h em 7,5 segundos – excecionalmente rápido para o final da década de 1950. Celebrado na época pelo seu desempenho revolucionário, engenharia de ponta e design deslumbrante, o 300SL continua a ser muito apreciado entre os coleccionadores de automóveis de todo o mundo.

Este 300SL em particular é um testemunho das profundas reservas de know-how de restauro interno da Hilton & Moss, bem como do seu conhecimento exaustivo dos automóveis que usam a estrela de três pontas. Depois de ter chegado às oficinas da Hilton & Moss a necessitar de uma renovação completa, este 300SL foi transformado num exemplo brilhante de uma das verdadeiras lendas da indústria automóvel. Todo o trabalho foi efectuado pelos técnicos especializados da Hilton & Moss nas suas instalações em Bishop’s Stortford.

Tal como a sua icónica irmã coupé 300SL ‘Gullwing’, o incrivelmente elegante 300SL Roadster teve as suas origens no cadinho das corridas de automóveis desportivos com o W194. A génese da lenda do 300SL começou com esta extraordinária máquina de corridas, que obteve uma série de vitórias notáveis na sua primeira época de competição. As 24 Horas de Le Mans, o Grande Prémio Jubileu de Nürburgring e a Carrera Panamericana de 3.100 km através do México: o W194 foi vitorioso em todas elas – mesmo apesar de uma colisão com um abutre e um para-brisas partido no último, a uma velocidade de 217 km/h.

Uma estrela instantânea nas pistas de corrida, o W194 tinha certamente conquistado as suas faixas aos olhos de Max Hoffman – o importador oficial da Daimler-Benz nos EUA, que convenceu a direção da empresa a convertê-lo num coupé de estrada em 1954. Tudo o que o 300SL representava ressoou fortemente junto dos americanos abastados, levando a que o 300SL recebesse uma dose extra do espírito californiano com a estreia do Roadster em 1957.

Fiel às suas origens americanas, o 300SL Roadster da Hilton & Moss começou a sua vida nos EUA, antes de seguir para a Alemanha e, por fim, para o Reino Unido. Com o seu anterior proprietário ansioso por restaurar o 300SL Roadster ao seu melhor brilho, o automóvel foi levado para a Hilton & Moss para ser objeto de um restauro estrutural, interior e mecânico completo.

A equipa da Hilton & Moss aproveitou os seus vastos conhecimentos sobre os modelos antigos da Mercedes-Benz para transformar o veículo numa maravilha de nível de concurso. Após uma desmontagem completa do veículo, a equipa começou a reparar os painéis originais de acordo com as especificações precisas de fábrica. Está agora resplandecente na deslumbrante cor cinzenta antracite, correcta para a época.

Para não ser ultrapassado pelo exterior lustroso, o interior também foi objeto de um restauro cuidado – realçando o brilho do cockpit em pele vermelha, permitindo-lhe brilhar novamente ao sol. Mestres do detalhe e da preservação da originalidade, a equipa de acabamentos interiores da Hilton & Moss teve o maior cuidado em preparar o novo couro para se adaptar perfeitamente à estrutura metálica do painel de instrumentos do carro, com quase 70 anos, ajustando-o habilmente para evitar problemas de fissuras que podem afetar estes modelos e preparando-o para o futuro durante décadas.

Reflectindo o restauro meticuloso da estrutura e do interior do veículo, os componentes mecânicos do 300SL foram também sujeitos a uma revisão completa, com todos os elementos retirados, catalogados e reparados antes de serem cuidadosamente montados. A máquina com motor de seis cilindros em linha está agora preparada para muitos mais anos de condução de alto desempenho e estilo supremo.
Tendo percorrido apenas alguns quilómetros desde o seu restauro, este notável automóvel está agora pronto para ser acarinhado por um novo guardião.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.