Menu Fechar

Nissan Qashqai: o original e agora ainda melhor

Nada fica parado durante muito tempo no segmento altamente competitivo dos crossovers, no qual a Nissan foi pioneira com o Qashqai original. Nos três anos e meio desde que a terceira geração do Qashqai foi lançada, vendeu mais de 350.000 unidades na Europa e continua a estabelecer o padrão para os crossovers – o pioneiro e ainda a referência. E para manter o seu lugar como a referência no seu segmento, recebeu uma atualização estética abrangente, bem como actualizações tecnológicas significativas.

Desde as arrojadas alterações ao estilo exterior até às abrangentes actualizações do sistema de infoentretenimento e dos serviços conectados a bordo, a filosofia subjacente às alterações ao Qashqai é manter a essência daquilo que os consumidores adoram no Qashqai, melhorar os seus pontos fortes e acrescentar ainda mais tecnologia intuitiva e conveniente.

Actualizações exteriores renovam o visual do Qashqai

O novo Qashqai exala um dinamismo moderno e nítido graças ao seu design atualizado.

A grelha dianteira do Qashqai foi actualizada de forma abrangente para criar uma primeira impressão mais marcante. Inspirada nos padrões das antigas escamas das armaduras japonesas, é agora composta por dezenas de elementos tridimensionais em forma de vírgula, pintados em preto brilhante, que parecem flutuar no espaço entre o rebordo do capot e o suporte da chapa de matrícula. Para os lados da parte central, as “vírgulas” formam uma forma triangular a partir dos novos faróis até um ponto ao lado da chapa de matrícula e são acabadas com uma estampagem a quente em “crómio acetinado”, na versão de topo.

Os flancos do para-choques são da cor da carroçaria e uma faixa preta com acabamento de alto brilho passa por baixo da chapa de matrícula até aos cantos inferiores do para-choques. Por baixo da abertura de refrigeração, existe uma fina “tira de queixo” da cor da carroçaria que dá uma sensação de definição à frente.

Os novos faróis conferem uma sensação de objetivo e presença, com um aspeto ainda mais nítido. Agora, incluem um módulo de máximos adaptável complementado por uma unidade mais pequena para uma distribuição mais ampla dos feixes, útil para aumentar a visibilidade em condições de pouca luz e nevoeiro. Por baixo da lente principal, as luzes de circulação diurna são compostas por cinco pequenas lentes com a mesma forma das “vírgulas” da grelha principal. As luzes de circulação diurna circundam agora a lente principal do farol, juntando-se à luz fina por cima do farol, que é semelhante à unidade da anterior iteração do Qashqai, mas tem agora um “Nissan” iluminado na sua extremidade exterior. O elemento superior da luz de circulação diurna torna-se o indicador de mudança de direção quando ativado e, pela primeira vez, apresenta luzes de mudança de direção sequenciais (de acordo com a classe).

Na traseira, a forma das luzes mantém-se inalterada, mas a composição das luzes dentro da unidade foi redesenhada. Os elementos de iluminação vermelhos são agora constituídos por quatro elementos individuais que reflectem a forma das “vírgulas” da grelha dianteira. Parecem flutuar na caixa das lentes e são agora de uma tonalidade distinta de vermelho, conhecida como “super vermelho”, e conferem uma sensação de elevada precisão. As lentes são agora transparentes, para permitir uma melhor visualização dos elementos de iluminação. O fino elemento de iluminação em boomerang que enquadra a parte superior da unidade de luz continua através do farolim traseiro e apresenta agora o sinal indicador dinâmico.

O para-choques foi remodelado e apresenta agora uma cor harmonizada – preto brilhante nas versões de categoria superior ou cor da carroçaria na nova categoria N-Design.

Da mesma forma, quando visto de perfil, o Qashqai atualizado nas versões superiores beneficia de um novo acabamento em preto brilhante na carroçaria por baixo das portas e das cavas das rodas.

Uma nova jante de liga leve de 18″ com corte diamantado é agora de série no Qashqai de gama média. Para as versões superiores, existe um novo design de jantes de liga leve de 19″ e um novo design de jantes de liga leve de 20″ com corte diamantado. Esta gama de jantes impressionantes oferece uma das mais amplas gamas de jantes do segmento, acrescentando uma dimensão extra ao design atrativo do Qashqai.

Três novas cores foram adicionadas à paleta do Qashqai. O Branco Pérola é novo e apresenta uma tonalidade mais limpa e pura que parece brilhar em determinadas condições de iluminação. O Preto Pérola substitui a anterior opção preta e apresenta uma tonalidade preta mais rica, tendo como efeito uma maior definição da geometria visual do Qashqai.

O Deep Ocean é uma tonalidade apelativa. Parece situar-se algures entre o azul escuro e o azul-petróleo metálico, dependendo das condições de luz prevalecentes. É certo que suscitará a conversa entre os transeuntes cujo olhar tenha sido captado: “Aquele Qashqai é azul ou talvez verde?”.

Cinco das cores do Qashqai – Branco Pérola, Oceano Profundo, Vermelho Fuji, Azul Magnético e Cinzento Cerâmica – estão disponíveis em dois tons, com um tejadilho preto para um aspeto mais distinto.

Nova versão N-Design

Uma nova adição à gama Qashqai é a versão N-Design. Concebida para apelar aos clientes do Qashqai que gostariam que a sua versão fosse particularmente arrojada, apresenta toques estéticos únicos. No exterior, a parte inferior da carroçaria por baixo das portas e as cavas das rodas são da cor da carroçaria no N-Design. Existem também jantes de liga leve de 20″ exclusivas e totalmente novas que proporcionam uma maior presença na estrada.

Acabamentos interiores melhorados

Depois de os clientes potenciais ou actuais do Qashqai terem despertado o seu interesse pelo exterior renovado, essa curiosidade será aumentada quando mergulharem no interior revisto.

Para as versões superiores (N-Design e Tekna+), existe uma nova aplicação de Alcantara® no painel de instrumentos, nas inserções das portas, nos apoios para os braços das portas, na tampa da consola de arrumação central e até nas almofadas para os joelhos, tudo isto combinado para elevar o ambiente a bordo.

Novos materiais com padrões adornam a consola central em torno do seletor de velocidades e a inserção decorativa entre o painel de instrumentos superior e o porta-luvas, sublinhando a atenção ao detalhe que está na base da arte japonesa.

Foram introduzidos acabamentos de bancos actualizados nas três categorias superiores do Qashqai para um toque ainda mais premium. O mais notável é o couro premium preto parcialmente acolchoado no Qashqai topo de gama. No penúltimo nível, existe uma pele sintética acolchoada que é complementada por flashes “burnt umber” na base do banco e nos ombros do assento.

Os bancos da versão N-Design apresentam couro preto com acolchoamento e inserções em Alcantara®. A marca específica “Qashqai” em relevo adorna a secção logo abaixo do apoio de cabeça.

Outra nova dimensão para a elevada sensação de vida a bordo é a adição de iluminação ambiente nas versões N-Connecta, N-Design e superiores. Os avançados LEDs vermelhos/verdes/azuis, discretamente localizados, permitem ao condutor (ou passageiro) personalizar a iluminação interior de acordo com o seu próprio estado de espírito. Nas duas versões de topo, os LEDs estão também localizados na traseira para que todos os ocupantes possam desfrutar do efeito.

As definições da iluminação ambiente podem ser controladas através do ecrã central de infoentretenimento.

Tecnologia actualizada

O ritmo do progresso no mundo automóvel está agora intimamente relacionado com o progresso nas áreas da tecnologia digital e de processamento. E nesta área, o Qashqai atualizado aproveitou esse progresso para tornar a experiência de condução diária ainda mais intuitiva e tranquilizadora.

Uma das características mais utilizadas no Qashqai foi significativamente actualizada. O Monitor de Visão Global [AVM] é uma tecnologia exclusiva da Nissan que remonta a 2007.

Quando se selecciona a marcha-atrás, a vista de quatro câmaras externas é combinada para proporcionar uma visão panorâmica do veículo, permitindo manobras de estacionamento com a máxima confiança. A tecnologia AVM recentemente actualizada utiliza quatro câmaras para proporcionar uma visão super clara em todas as condições de luminosidade.

O sistema AVM atualizado inclui agora uma função 3D que permite ao condutor ver o automóvel não só de cima, mas também selecionar um dos oito pontos de vista diferentes da câmara externa para visualizar o automóvel de frente, de trás, dos lados ou dos cantos, de modo a identificar potencialmente quaisquer perigos exteriores não visíveis. Funciona em conjunto com o sistema de Deteção de Objectos em Movimento da Nissan, que emite um alerta quando detecta um objeto em movimento nas proximidades do Qashqai.

Adicionalmente, uma funcionalidade conhecida como “vista invisível do capot” permite ao condutor ver a posição das rodas dianteiras como se estivesse a olhar para elas a partir de trás, o que lhe permite manobrar com precisão em locais apertados, como parques de estacionamento com vários pisos, onde existem lancis de betão que danificariam uma roda. Esta vista utiliza a aprendizagem automática para criar a imagem com base no que a câmara frontal consegue ver à frente, com as rodas sobrepostas na vista para dar uma sensação de perspetiva.

Outra nova funcionalidade inteligente do AVM é a “Memória de Localização do Ponto de Estacionamento”, que permite ao condutor do Qashqai guardar os locais de estacionamento frequentemente visitados para que o automóvel reconheça automaticamente a localização através do GPS. Quando isto acontece, o automóvel memoriza a posição exacta para permitir um estacionamento perfeito de cada vez – particularmente útil quando o espaço disponível é apertado.

Além disso, a tecnologia AVM pode ser utilizada para ajudar os condutores a fazer uma entrada segura a partir de uma saída difícil para uma estrada onde a visibilidade é limitada. Utiliza uma câmara frontal de ângulo amplo para mostrar a vista da frente do capot, projectada no ecrã central. Tal como a função “Parking Spot Location Memory”, os locais com visibilidade limitada podem ser guardados na memória GPS do AVM, pelo que este será automaticamente ativado perto do cruzamento.

Foram introduzidas algumas alterações no design dos elementos visuais apresentados no ecrã TFT de informação ao condutor atrás do volante. O design dos mostradores no ecrã muda para vermelho no modo Sport, para verde no modo Eco ou para cinzento claro no modo standard – tanto no modo de visualização “normal” como no modo de visualização “melhorada”.

Existe agora um modo “mínimo” que reduz a potencial distração dos condutores, apresentando apenas a mudança selecionada, o modo de condução e a velocidade. Para os Qashqais equipados com e-POWER, o ecrã do fluxo de energia está agora disponível no modo de visualização “normal”.

Sistemas avançados de assistência ao condutor actualizados

O conjunto de sistemas de assistência ao condutor foi significativamente atualizado para proporcionar uma vigilância e intervenção melhoradas, para a máxima tranquilidade.

Em primeiro lugar, as funções de Travagem Autónoma de Emergência foram recalibradas para aperfeiçoar a sua deteção de riscos e reagir mais rapidamente em caso de possível colisão. Isto aplica-se às funções de Travagem de Emergência Dianteira, Travagem de Emergência Dianteira para Peões, Travagem de Emergência Dianteira para Ciclistas e Travagem de Emergência Inteligente.

Em caso de travagem de emergência, o Sinal de Paragem de Emergência é ativado. Este sinal desencadeia o piscar das luzes de travagem traseiras para chamar a atenção dos veículos atrás. É ativado quando é aplicada uma pressão de travagem súbita a mais de 60 km/h.

O Sistema de Manutenção na Faixa de Rodagem de Emergência é agora ativado automaticamente ao ligar o Qashqai. Ativa o funcionamento dos sistemas de Aviso de Saída da Faixa de Rodagem e de Prevenção da Saída da Faixa de Rodagem a velocidades superiores a 60 km/h. Consiste num aviso tátil através de uma vibração no volante quando o sistema detecta que o automóvel está demasiado próximo das linhas centrais ou da berma da estrada.

O sistema de Assistência Inteligente à Velocidade, que ajuda o condutor a adaptar o sistema do veículo ao limite de velocidade em vigor, utilizando uma câmara para ler os sinais rodoviários de limite de velocidade, bem como dados de GPS, foi atualizado. Um ícone intermitente já chama a atenção do condutor quando este ultrapassa o limite de velocidade, e agora soará um alarme se não reduzir a velocidade.

Uma novidade para o Qashqai atualizado é o rápido e simples Modo Personalizado de Assistência ao Condutor, que permite aos condutores adaptar rapidamente o nível preciso de intervenção das diferentes tecnologias de assistência de acordo com as suas preferências. Isto pode ser feito através de um processo de dois passos, utilizando o botão do menu de atalho no raio esquerdo do volante e o botão “Ok”.

e-POWER: uma cadeia cinemática única e inovadora

Em consonância com o espírito pioneiro que deu origem ao Qashqai original e que inventou o segmento dos crossovers, o e-POWER é o grupo motopropulsor electrificado único que se revelou tão popular entre os clientes desde o seu lançamento em 2022.

No mundo da engenharia, as ideias mais simples são frequentemente as melhores. E a e-POWER reflecte perfeitamente este princípio. O motor a gasolina gera a eletricidade que é utilizada para acionar as rodas. Esta é uma solução muito mais simples do que a miríade de híbridos tradicionais atualmente à venda.

O resultado desta simplicidade é uma experiência de condução que combina capacidade de reação e requinte com eficiência – sem comprometer o prazer de condução. Graças à e-POWER, os clientes já não precisam de aceitar uma experiência de condução medíocre como acontece com os híbridos tradicionais.

A chave para o grupo motopropulsor único e inovador da e-POWER é o facto de não existir caixa de velocidades. As rodas são apenas accionadas diretamente pelo motor elétrico.

Uma transmissão direta do motor elétrico puro para as rodas significa um binário elevado e instantâneo e uma resposta linear. Representa uma sensação de condução EV sem a necessidade de pensar no carregamento – uma espécie de trampolim para os clientes que ainda não estão prontos para fazer a mudança para 100% EV.

O único papel do avançado motor turbo de 3 cilindros – com tecnologia de taxa de compressão variável – é gerar eletricidade, que é enviada através do inversor para o motor elétrico de 140 kW ou para a bateria de 1,8 kW (ou ambos, de acordo com o cenário de condução). O motor trabalha silenciosamente em segundo plano para fornecer a carga necessária à bateria e ao motor. Foi programado para fornecer a eletricidade em função da velocidade do veículo para evitar a desconcertante desconexão entre o som de fundo e o progresso do veículo.

Tal como um veículo puramente elétrico, o sistema e-POWER pode aproveitar o impulso durante a travagem ou a desaceleração para enviar eletricidade de volta para a bateria. Os condutores podem também selecionar o modo B no seletor de velocidades para níveis mais elevados de regeneração dos travões. E a função e-Pedal Step da Nissan permite que os condutores conduzam utilizando apenas o acelerador – onde se consegue uma travagem significativa ao soltar o pedal do acelerador. Após alguns minutos, conduzir com o e-Pedal Step ativado torna-se uma segunda natureza, particularmente em ambiente urbano. (O travão pode ainda ser necessário em algumas circunstâncias imprevistas. E o e-Pedal Step só trava o veículo até à velocidade “creep”, como uma caixa de velocidades automática tradicional. Para uma paragem total, será necessário o travão).

Desde o seu lançamento no Qashqai e no X-Trail em setembro de 2022, a Nissan já vendeu mais de 100.000 veículos equipados com e-POWER na Europa – com os clientes a adorarem a sensação de condução eléctrica.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.