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O novo Dacia Duster

O novíssimo Dacia Duster abre o próximo capítulo na história de um modelo que se tornou um padrão no mercado. É um ícone completo, que sintetiza tudo o que a marca Dacia representa: “Robusto e Outdoor”, “Essencial mas Cool” e “Eco-Smart”. O Duster nasceu em 2010, foi revisto pela primeira vez em 2017 e ascendeu ao topo ao reescrever o livro de regras dos SUV.

O Duster é uma história de sucesso comprovado. Nos seus 14 anos de carreira, foi distinguido com mais de 40 prémios, a sua produção ascende a 2,2 milhões de veículos e a sua popularidade não pára de aumentar, sendo o SUV mais vendido na Europa em todos os segmentos do mercado retalhista em 2022. Cerca de 1.000 Duster saem das linhas de produção da fábrica da Dacia em Pitesti, na Roménia, todos os dias – cerca de um por minuto!

DESIGN MAIS FORTE E MAIS ASSERTIVO
A Dacia reinventou o design do Duster. Continua a ter a aparência marcante que impulsionou as gerações anteriores para o topo – especialmente o seu carácter de SUV sólido e robusto – mas leva-as mais longe com o novo e distinto design da Dacia.

A filosofia da Dacia de fornecer todos os elementos essenciais aplica-se tanto ao design do Novo Duster como a qualquer outro modelo.

A equipa começou de forma simples, olhando para o habitáculo, o capot e as asas. Em seguida, juntaram-nos no carro inteiro para dar ao modelo um estilo moderno e bem construído, com linhas deliberadamente esticadas e autoconfiantes.

As formas e os volumes simples aumentam o poder do design, incluindo a face vertical acentuada, as protecções chanfradas dos arcos das rodas, a porta da bagageira de grandes dimensões e as janelas laterais que se estendem perfeitamente da proa à popa.

O Novo Duster está protegido por um cinto elegante que o envolve a toda a volta. As protecções laterais sob a carroçaria ligam-se às marcas, depois aos arcos das rodas, que por sua vez se ligam aos para-choques dianteiro e traseiro, tornando o Novo Duster mais robusto e pronto para o exterior do que nunca.

O design do Novo Duster é consistente, acompanha os tempos e combina o seu carácter aventureiro com uma vertente mais sustentável.

As placas de proteção dianteiras e traseiras são tingidas na massa, o que significa que o plástico já está colorido quando é injetado para fazer a peça. Não utilizar tinta é bom para o ambiente e para os clientes, uma vez que os riscos e arranhões não alteram a cor original

As protecções laterais sob a carroçaria, as protecções dos arcos das rodas, as marcas, os triângulos no para-choques dianteiro e a cauda da proteção traseira são feitos de um material resistente chamado Starkle®. Concebido pelos engenheiros da Dacia e pelos químicos da LyondellBasell, o material, que foi revelado no concept car Manifesto da marca, é até 20% reciclado. A sua composição inclui partículas brancas que lhe conferem um aspeto manchado, que a Dacia decidiu exibir em vez de pintar.

Esta sensação vem também do novo painel de instrumentos alto e vertical. A forma das saídas de ar, que se assemelham às cavas das rodas, contribui para a sensação de coerência.

Tal como o exterior, o interior inclui todos os elementos essenciais – ou seja, as características que servem um objetivo. A ergonomia foi muito trabalhada, incluindo o ecrã central de 10,1 polegadas posicionado no campo de visão do condutor e com um ângulo de 10° na sua direção. A nova alavanca de velocidades automática, associada ao motor HYBRID 140, é particularmente fácil de utilizar. As superfícies planas do volante, em cima e em baixo, tornam-no extremamente confortável de manusear.

David Durand afirmou: “O Duster não seria o Duster sem um interior inteligente e prático que facilita a vida quotidiana dos utilizadores. Tudo foi concebido para que se sinta em casa, à frente e atrás”.

Por último, a nova ‘assinatura em forma de Y’ sublinha a ligação entre o interior e o exterior do Novo Duster:

No interior, a superfície das saídas de ar é em forma de Y (e Cobre no acabamento Extreme), e o Y também aparece à volta dos apoios de braços do painel das portas. O nome da marca no centro do volante foi substituído pelo logótipo Dacia.

No exterior, as luzes dianteiras e traseiras do Novo Duster estão dispostas em Y e a mesma forma é visível nas jantes de liga leve. Estas são também isentas de cromo (a forma como os materiais são polidos é o que lhes confere o seu brilho).

A PLATAFORMA CMF-B AUMENTA O DESEMPENHO
O Novo Duster é construído sobre a plataforma CMF-B, que desempenha um papel central na estratégia industrial da Dacia. Esta plataforma competitiva e extremamente flexível foi utilizada primeiro nos últimos modelos Sandero e depois no Jogger. Esta plataforma oferece toda a versatilidade de que a Dacia necessita para implementar de forma óptima o seu ambicioso plano de produtos.

Sobre a plataforma CMF-B, o Novo Duster dispõe de mais espaço para passageiros e bagagens do que a geração anterior, mantendo o mesmo comprimento total de 4,34 metros. A engenharia avançada da plataforma também reduz as vibrações e o ruído da estrada, aumentando o conforto do condutor. Proporciona um salto quântico no prazer de condução com uma ligação inigualável à estrada.

A plataforma CMF-B também embarcou o Novo Duster na sua viagem para a eletrificação, uma vez que pode acomodar grupos motopropulsores que utilizam tecnologias híbridas moderadas e totalmente híbridas.

O desenvolvimento do Novo Duster melhorou significativamente o seu comportamento dinâmico através da otimização das barras estabilizadoras. Ao aumentar a rigidez, verifica-se uma redução significativa do rolamento da carroçaria (menos 21% na versão 4×2), o que se traduz numa maior estabilidade nas curvas ou nas mudanças de direção. A versão 4×4 também beneficia (menos 17%) de uma maior visibilidade em todos os tipos de estradas. A maior rigidez do chassis é compensada durante a condução fora de estrada por um sistema de gestão eletrónica totalmente novo.

As regulações de amortecimento, a relação e a configuração da direção assistida e os pneus também evoluíram. Foram reformulados para garantir uma resposta mais precisa em diferentes condições de condução.

O ruído de rolamento é melhorado em -2dB em média, reduzindo significativamente o nível de ruído global no interior do veículo e proporcionando uma experiência de condução mais agradável para os passageiros (-3db equivale a duas vezes menos ruído!).

CAPACIDADES TODO-O-TERRENO MELHORADAS COM A VERSÃO 4X4
O novo Duster está disponível com a transmissão 4×4 Terrain Control, que inclui cinco modos de condução:

Auto: a transmissão distribui automaticamente a potência entre os eixos dianteiro e traseiro de acordo com a aderência das rodas e a velocidade
Neve: optimiza a trajetória em estradas escorregadias com regulações específicas de ESC e antiderrapagem
Lama / Areia: para terrenos instáveis
Off-Road: desempenho de topo em terrenos difíceis. Muito semelhante ao modo 4×4 Lock do Duster atual, mas com a vantagem adicional de distribuir automaticamente e de forma optimizada o binário pelas rodas dianteiras e traseiras em função da aderência e da velocidade
Eco: optimiza o consumo de combustível, regulando o ar condicionado e o desempenho do veículo. Optimiza ao máximo a distribuição do binário nos eixos dianteiro e traseiro para limitar o consumo de combustível, adaptando-se à aderência da estrada

A distância ao solo do Novo Duster é de 217 mm (medida entre eixos) na versão 4×4, a mais elevada do mercado.

Com até 31° à frente e 36° atrás (versões 4×4), os ângulos de aproximação e de saída permitem-lhe ultrapassar ainda mais obstáculos. O ângulo ventral é de 24°.

O novo Duster está equipado com o Hill Decent Control, especialmente útil em terrenos acidentados e em declives acentuados. O sistema acciona principalmente os travões para manter a velocidade do veículo sob controlo (com base nas indicações do condutor) entre os 0 e os 18,6 mph. É acionado independentemente da mudança selecionada (incluindo a marcha-atrás) para que o condutor possa ignorar o pedal do acelerador e do travão e concentrar-se na direção.

Durante a condução fora de estrada, pode ser apresentada uma variedade de informações úteis no ecrã central de 10,1 polegadas. As informações incluem:

Inclinação lateral
Inclinação em subidas e descidas
Distribuição do binário pelos eixos dianteiro e traseiro (versão 4×4)
MATERIAIS E BLINDAGEM EXTRA-PESADOS

Exterior: toda a área à volta da carroçaria está agora protegida contra choques e riscos ligeiros. As protecções dos flancos ligam-se às protecções dos arcos das rodas e aos para-choques dianteiro e traseiro, formando um cinto de proteção. As grandes placas antiderrapantes sob os para-choques protegem a parte inferior da carroçaria.

Interior: o habitáculo é resistente. Isto é especialmente evidente na versão Extreme, que vem de série com estofos TEP MicroCloud laváveis e tapetes de borracha à frente, atrás e na bagageira. Os tapetes são 20% reciclados.

MATERIAIS MAIS RESISTENTES
Como mencionado, ao tingir as placas de proteção dianteiras e traseiras na massa, o plástico já está colorido quando é injetado para fazer a peça. A cor é, portanto, inalterável (ao contrário da tinta). Os inevitáveis arranhões e riscos podem deixar marcas, mas serão praticamente invisíveis, pois não alteram a cor.

As protecções à volta do automóvel são feitas de Starkle®, um novo material criado pelos engenheiros da Dacia. Não é pintado, pelo que os riscos e arranhões não deixarão marcas visíveis.

O Novo Duster também apresenta mais acessórios InNature. Estes incluem:

O Sleep Pack, introduzido pela primeira vez no Jogger, estará agora também disponível para o novo Duster. Com um design personalizado para o novo Duster, é uma caixa 3 em 1 simples, amovível e acessível, que contém uma cama de casal que uma pessoa pode montar sozinha em menos de dois minutos, além de uma mesa de apoio e espaço de arrumação. O Sleep Pack mede 1,90 metros de comprimento e até 1,30 metros de largura.
Uma nova barra de tejadilho, extremamente útil para as actividades ao ar livre e com capacidade para 80 kg (peso dinâmico máximo). Fixa-se sem esforço nas barras de tejadilho modulares na posição transversal ou nas barras de tejadilho transversais de substituição.

NOVAS UNIDADES DE TRACÇÃO HÍBRIDAS

Novo Dacia Duster HYBRID 140: Este grupo motopropulsor, que a Dacia adoptou para o Jogger no início de 2023, está agora disponível no novo Duster. Construído com tecnologias testadas pelo Grupo Renault, é composto por um motor a gasolina de 4 cilindros, 1,6 litros e 94 cv, dois motores eléctricos (um motor de 49 cv e um gerador de arranque de alta tensão) e uma caixa de velocidades automática eléctrica (com 4 relações de motor e 2 relações de motor). Esta tecnologia combinada é possível porque o sistema não tem embraiagem. A travagem regenerativa, a elevada capacidade de recuperação de energia da bateria de 1,2 kWh (230 V) e a eficácia da caixa de velocidades permitem conduzir em modo totalmente elétrico até 80% do tempo nas cidades, o que reduz o consumo de 20% (ciclo misto) a 40% (ciclo urbano). O motor arranca sempre com energia eléctrica.

Novo Dacia Duster TCe 130: É a primeira vez que a Dacia utiliza este grupo motopropulsor, que proporciona um primeiro grau de eletrificação. Combina um motor a gasolina de 3 cilindros e 1,2 litros turbo de nova geração que utiliza o ciclo Miller (as perdas reduzidas na bomba optimizam a eficiência) e um motor híbrido suave de 48 V. Este motor auxilia o motor de combustão interna quando o automóvel arranca ou acelera, reduzindo o consumo médio e as emissões de CO2 em cerca de 10% em comparação com um motor de combustão interna de potência equivalente. Também fornece mais potência durante a aceleração do que o modelo TCe 130 existente, tornando o veículo mais reativo e mais suave de conduzir. O sistema de travagem regenerativa carrega a bateria de 0,8 kWh sem fazer uma diferença percetível para o condutor. A unidade de tração TCe 130 está disponível com uma caixa manual de 6 velocidades nas versões 4×2 e 4×4.

Novo Dacia Duster TCe 100 Bi-Fuel: A Dacia, líder incontestado do GPL na Europa, é o único fabricante de automóveis a oferecer uma opção de combustível duplo (gasolina e GPL) em todos os seus modelos de combustão interna, sob a marca Bi-Fuel. O novíssimo Duster vem equipado com esta tecnologia integrada, testada e comprovada, que garante segurança e fiabilidade. Quando funciona com GPL, o novíssimo Duster TCe 100 Bi-Fuel liberta, em média, menos 10% de CO2 do que um motor a gasolina comparável. Pode percorrer até 1.400 km (1.388 km de acordo com o ciclo WLTP) com os seus dois depósitos com capacidade para 100 litros – 50 litros de gasolina e 50 litros de GPL (este último encontra-se sob o piso da bagageira, pelo que não afecta a capacidade de carga). Um botão integrado no painel de instrumentos muda o motor de um combustível para o outro de forma rápida e impercetível.

MATERIAIS MAIS SUSTENTÁVEIS
O Novo Duster é o primeiro modelo de produção a utilizar Starkle®, um novo material inventado pelos engenheiros da Dacia. Contém até 20% de polipropileno reutilizado e é totalmente isento de tinta, o que significa que a pegada de carbono do seu processo de produção é menor. As protecções laterais sob a carroçaria, as protecções dos arcos das rodas, as marcas, os triângulos no para-choques dianteiro e a cauda da proteção traseira são feitos de Starkle®. E o fabrico das placas de proteção dianteiras e traseiras com um material tingido na massa também limita a quantidade de tinta utilizada no processo.

No total, cerca de 20%* do plástico do Novo Duster é reciclado, o que é consideravelmente mais do que o rácio habitual no segmento e um ganho de 8 pontos em relação à geração anterior. A Dacia decidiu deixar de utilizar couro e cromados decorativos em todos os seus modelos, em ambos os casos por razões ambientais.
O manual do utilizador é mais pequeno, para utilizar menos papel. A versão completa está disponível online, a partir da aplicação MyDacia.

  • Na categoria dos polímeros, tal como proposto no futuro regulamento relativo aos veículos em fim de vida (VFV)

O NOVO DUSTER CONTINUA A OFERECER UMA RELAÇÃO QUALIDADE-PREÇO INIGUALÁVEL

O Novo Duster continuará a cumprir a promessa da Dacia de uma boa relação qualidade-preço. Combinará os preços mais acessíveis do seu segmento com um habitáculo maior do que nunca. Os preços no Reino Unido serão anunciados durante o verão de 2024.

Contará com mais tecnologia, incluindo um novo painel digital de 7 polegadas, um novo ecrã tátil central de 10,1 polegadas e um novo sistema de infoentretenimento. O novo Duster será mais inteligente do que nunca, com barras de tejadilho modulares e a introdução do inteligente sistema de acessórios Dacia YouClip.

ESSENCIAL MAS FIXE: MAIS TECNOLOGIA E MAIS PENSAMENTO POSITIVO
O Novo Duster ilustra a filosofia da Dacia para o progresso tecnológico. Tem de ser sólido, inteligente, acessível e facilitar a vida aos seus utilizadores.

UM INTERIOR MAIS DIGITAL E MAIS CONECTADO
Um novo sistema de infoentretenimento com um ecrã tátil central de 10,1 polegadas está incluído de série nas versões Expression e superiores, e disponível com os dois sistemas multimédia do Duster, nomeadamente o Media Display e o Media Nav Live:

O Media Display, que vem de série nos modelos All-New Duster Expression, inclui quatro altifalantes e conetividade sem fios Apple CarPlay e Android Auto.

O Media Nav Live, que será de série nas versões Journey e Extreme, inclui todos os elementos acima referidos, além de um sistema de navegação conectado que fornece actualizações de trânsito em tempo real e cartografia actualizada durante um período máximo de oito anos. Um sistema de som Arkamys 3D com seis altifalantes também está incluído de série.
O Media Control, incluído na versão Essential, é um sistema de infoentretenimento que pode ser controlado a partir do volante. Apresenta chamadas telefónicas e informações relacionadas com os media num ecrã de 3,5 polegadas no interior do painel de instrumentos analógico. Tem quatro altifalantes, uma ligação Bluetooth, uma porta USB e um suporte para smartphone integrado no painel de instrumentos. Ao ligá-lo à aplicação gratuita Dacia Media Control, pode controlar o rádio, outros meios de comunicação e várias outras funcionalidades a partir do ecrã do seu smartphone.

Conectividade nativa em conformidade com os novos Regulamentos Europeus de Segurança 2 (GSR2) e, para veículos equipados com Media Display e Media Nav Live, fornece ainda mais serviços conectados. Estes incluem o Firmware Over The Air (FOTA), que permite actualizações remotas, para que não seja necessário visitar a rede de concessionários para obter o software mais recente.

O novo Duster é o primeiro a apresentar o novo painel de instrumentos digital a cores personalizável de 7 polegadas, onde o condutor pode apresentar as informações que considera mais úteis. Este painel de instrumentos digital é fornecido de série com a versão Expression e superiores.

Todos os níveis de equipamento incluem uma ranhura dedicada para o telemóvel. As versões equipadas com o Media Display e o Media Nav Live incluem um suporte para smartphone YouClip, duas tomadas USB-C à frente e duas atrás para alimentar até quatro dispositivos. Todas estas tomadas são retroiluminadas. Os níveis de equipamento Journey e Extreme têm carregamento de smartphone sem fios.

NOVOS SISTEMAS DE ASSISTÊNCIA À CONDUÇÃO
O controlo da velocidade de cruzeiro/limitador de velocidade é de série em todas as versões. Os faróis automáticos de médios estão disponíveis em todas as versões. Além disso, a comutação automática entre faróis baixos e faróis altos é de série nos modelos Duster Extreme e Journey.

Foram adicionados novos sistemas de assistência à condução ao Novo Duster para cumprir os mais recentes requisitos de segurança europeus, tais como a travagem automática de emergência (em áreas urbanas e suburbanas, incluindo a deteção de outros automóveis, peões, bicicletas e motociclos), reconhecimento de sinais de trânsito e alerta de excesso de velocidade, assistência ao estacionamento traseiro, sinal de paragem de emergência, aviso de saída da faixa de rodagem, assistência à manutenção na faixa de rodagem, alerta de atenção do condutor e chamadas de emergência (eCall). Para facilitar a vida dos seus clientes, o Duster dispõe de um botão inteligente, My Safety, para que os condutores acedam rapidamente à sua configuração de assistência à condução preferida.

O Novo Duster oferece a melhor relação qualidade/preço do seu segmento. A mudança para a plataforma CMF-B abriu mais espaço no interior – especialmente largura à frente e espaço para as pernas atrás (+30 mm). O piso da bagageira é mais baixo e a abertura da bagageira é mais larga e mais alta. A própria bagageira é também mais larga e mais alta, proporcionando até mais 15% de espaço (517 litros sob o tabuleiro de encomendas no Novo Duster 4×2).

Como o conforto começa com um condutor completamente livre de stress, o Novo Duster é fornecido com uma variedade de comodidades para tornar a vida mais fácil. Um travão de estacionamento elétrico está incluído na versão Expression e as versões Extreme e Journey vêm equipadas, por defeito, com espelhos retrovisores exteriores com regulação eléctrica e mecanismo de rebatimento. Como está mais preparado do que nunca para enfrentar as condições mais adversas, o Novo Duster também está disponível com um volante aquecido e um sistema de degelo no para-brisas.

Os engenheiros da Dacia inventaram o YouClip, um sistema simples e prático que permite fixar vários acessórios em áreas específicas do habitáculo e mantê-los bem presos. O Novo Duster vem com três (no acabamento Essential) ou cinco pegas YouClip em todo o automóvel.

UMA GAMA SIMPLES COM TUDO O QUE PRECISA
Atualmente, cerca de 70% dos clientes do Duster optam pelas versões topo de gama. Por conseguinte, a gama do Novo Duster tem agora três níveis. São elas a Essential, a Expression e uma nova opção entre duas versões de topo distintas, mas complementares – a Extreme, para os fãs do ar livre e de uma experiência de condução intensa, e a Journey, para os que preferem elegância, conforto e tecnologia discretos.

As principais características e equipamento de série incluem:

Duster Essential: Controlo Multimédia, barras de tejadilho fixas, seis airbags, sensores de estacionamento traseiros e muito mais.
Duster Expression: o mesmo que o Essential + jantes de liga leve de 17 polegadas, painel de instrumentos digital de 7 polegadas, ecrã tátil central de 10,1 polegadas com sistema de infoentretenimento Media Display e replicação sem fios Apple CarPlay / Android Auto, câmara de marcha-atrás e muito mais.

Duster Extreme: igual ao Expression + jantes de liga leve de 18 polegadas, barras de tejadilho modulares, estofos TEP MicroCloud laváveis, tapetes de borracha no chão e na bagageira, ar condicionado automático, sistema de infoentretenimento Media Nav Live com navegação conectada, sistema YouClip 3 em 1, toques decorativos em castanho-cobre no interior e exterior e muito mais.

Duster Journey: o mesmo que o Expression + jantes de liga leve de 18 polegadas, faróis de nevoeiro, ar condicionado automático, cartão de acesso mãos-livres, travão de estacionamento elétrico, carregador de smartphone sem fios, sistema de info-entretenimento Media Nav Live com navegação conectada, sistema de som Arkamys 3D com 6 altifalantes, etc.

Sérgio Gonçalves

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