Menu Fechar

Vigo – A super moto elétrica

O presente e o futuro têm cada vez mais mobilidade elétrica, a Tesla continua a sua senda de sucesso comercial, a expandir cada vez mais o seu negócio e a produzir mais automóveis.

Os fabricantes generalistas apostam cada vez mais na eletrização dos seus modelos e no desenvolvimento de novas tecnologias que permitem melhor baterias e cargas mais rápidas.

Depois convém não esquecer as regras impostas pelo globo com o intuito de baixar o nível de CO2 dos automóveis em geral numa politica cada vez mais de “antipoluição” para bem do meio ambiente.

Também nos motociclos esta é uma aposta em crescendo, prova disso é o mais recente projeto da empresa inglesa Vigo Motorcyle que promete motos de elevadas prestações, grande autonomia e facilidade de utilização, 100% elétricas.

A Vigo é uma superbike totalmente elétrica com um design muito futurista e agressivo que seguramente vai deixar muitos apaixonados pelas duas rodas de queixo caído.

O seu cartão de visita é a sua autonomia até 640 km, um valor muito superior a qualquer motociclo elétrico atual. A sua carga total poderá ser feita entre 7 a 12 horas nas tomadas domésticas ou 20 a 30 minutos naqueles postos de carregamento rápido.

Conhecido que é o peso dos automóveis elétricos, em geral mais pesados que os modelos a combustão por culpa do grande pack de baterias, a Vigo contudo, pesará apenas 160 kg, um valor até abaixo das superbikes convencionais.

A potência rondará os 120 cavalos e o exercício de 0 a 100 será cumprido na casa dos 3 segundos, com uma velocidade máxima de 290 km/h.

A empresa britânica garante que as baterias desta moto terão uma vida útil de 400.000 quilómetros.

O conjunto de baterias tem uma potência de 21 KWh e são produzidas com uma inovadora tecnologia que lhes permite serem bastantes mais leves, mais densas, que as baterias de iões de lítio que são atualmente utilizadas em inúmeros modelos. Para além disso conseguem aguentar mais carga com fiabilidade.

A Vigo sabe que a esmagadora maioria dos motociclistas adoram ouvir os motores das suas motos, e como tal irá desenvolver um tipo de som que permita ao modelo algum ruído para agradar aos mais exigentes motociclistas.

Este projeto passará à produção assim que a empresa consiga os apoios necessários para o efeito. Para já é possível aceder à pagina: http://eco-motorcycles.co.uk/vigo onde os fãs e os potenciais investidores interessados possam contribuir financeiramente.

O valor desta Vigo rondará os 9200€ e o interesse foi muito elevado como pode comprovar os 5000 interessados que contribuíram financeiramente para apadrinhar este projeto.

O sucesso parece assim assegurado e como tal os próximos meses serão palco de intensos testes e desenvolvimento dos sistemas elétricos e eletrónicos, antes de passar aos testes em estrada.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=V3N4ki4pbbE[/youtube]
Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.