Menu Fechar

VITÓRIA HISTÓRICA DA AUDI NO RALI DAKAR

A Audi faz história: pela primeira vez, um protótipo de baixas emissões com tração elétrica, bateria de alta tensão e conversor de energia vence o mais duro rali de deserto do mundo com o Audi RS Q e-tron. Os espanhóis Carlos Sainz/Lucas Cruz garantiram a primeira vitória da Audi no Rali Dakar após cerca de 7.900 quilómetros, com uma vantagem de 1h 20min. Mattias Ekström/Emil Bergkvist também cruzaram a linha de chegada.

“Parabéns à Team Audi Sport pela vitória no Rali Dakar”, disse Gernot Döllner, Presidente do Conselho de Administração da AUDI AG. “A Audi estabeleceu mais uma vez um marco no desporto motorizado. Vencer o rali no deserto mais difícil do mundo com uma unidade eletrificada é um visível avanço tecnológico e aponta o caminho para o nosso futuro elétrico.” O Audi RS Q e-tron tem um sistema de tração integral elétrico. O fornecimento de energia é assegurado por uma bateria de alta tensão e um conversor de energia que funciona com combustível sintético baseado em reFuel, o que proporciona uma redução de 60% nas emissões de CO2 em comparação com os combustíveis convencionais.

“Com a nossa revolucionária propulsão eletrificada superámos um dos maiores desafios do desporto automóvel em apenas três anos. Estamos assim a dar continuidade a uma longa série de realizações pioneiras que sempre caracterizaram a Audi em quatro décadas de desporto automóvel. Gostaria de agradecer a toda a equipa por este excelente desempenho numa edição particularmente difícil do Rali Dakar”, diz Oliver Hoffmann, Membro do Conselho de Administração da AUDI AG na área do Desenvolvimento Técnico. No Rali Dakar, a Audi enfrentou a Toyota e a Ford, bem como os experientes elementos da Prodrive, que provaram ser adversários difíceis.

A dupla Carlos Sainz/Lucas Cruz assegurou a liderança de forma interrupta desde a sexta etapa. Para os dois espanhóis, que terminaram em primeiro lugar em 2010, 2018 e 2020, este é o seu quarto sucesso com uma marca diferente, incluindo o segundo do Grupo Volkswagen. No entanto, o bicampeão mundial de ralis Sainz e o seu experiente copiloto tiveram de se empenhar até ao fim. Sébastien Loeb/Fabian Lurquin, da equipa BRX, foram fortes perseguidores que continuaram a reduzir a diferença até que o seu carro sofreu danos no penúltimo dia. “Foi um desempenho avassalador da equipa.”, disse o chefe da Audi Motorsport, Rolf Michl. “Todos se uniram para tornar possível este resultado histórico para a Audi. Um grande obrigado a esta maravilhosa equipa. Hoje escrevemos um novo capítulo para a Audi, mas também na história do Rali Dakar.”

Muitas etapas diárias com mais de 400 quilómetros, duas etapas de maratona com assistência limitada ou mesmo sem serviços, bem como 4.600 quilómetros cronometrados e 7.883 quilómetros no total caracterizaram o Rali Dakar 2024. Estradas de pedra e de cascalho afiado, mas também cadeias de dunas imponentes no Bairro Vazio (Rub’al-Khali) da Península Arábica e navegação muitas vezes difícil exigiram tudo das equipas. Carlos Sainz, que aos 61 anos recorda uma carreira de rali que abrange cerca de quatro décadas, registou um total de oito dias na liderança com Lucas Cruz nas doze etapas.

As duas outras equipas Audi também tiveram um bom desempenho no início. Os suecos Mattias Ekström/Emil Bergkvist venceram o prólogo e chegaram ao segundo lugar, atrás de Sainz/Cruz, no dia de descanso, após seis etapas. No entanto, um defeito no eixo traseiro na sétima etapa custou-lhes todas as hipóteses. Stéphane Peterhansel, detentor do recorde de 14 vitórias no Dakar, estava em sexto lugar após a sua 50ª vitória na etapa com automóvel e a 83ª na geral. Mas um defeito no sistema hidráulico atirou-o a ele e ao seu compatriota francês Edouard Boulanger para o 22º lugar na sexta etapa.

Ambas as equipas então ao serviço do Team Audi Sport. O Diretor da Audi Motorsport, Rolf Michl, e Sven Quandt, Chefe de Equipa do parceiro de entrada Q Motorsport, implementaram uma estratégia perfeita numa exigente 46ª edição do rali e a direção pôde contar com as suas fortes equipas de pilotos em todos os momentos. O pessoal da equipa também trabalhou de forma incansável e fiável durante este rali fisicamente exigente, longo e difícil. Ekström/Bergkvist terminaram a prova entre os 50 primeiros.

A Audi Sport evoluiu e amadureceu o altamente eficiente Audi RS Q e-tron de forma a chegar à vitória em apenas três anos. Sob a direção técnica do Dr. Leonardo Pascali, a Audi Sport estabeleceu um marco histórico com o inovador sistema de propulsão: depois de a tração integral quattro ter mudado para sempre os ralis na década de 1980 e, subsequentemente, ter alcançado inúmeras vitórias e títulos, a Audi demonstrou uma grande força em Le Mans. O eficiente motor TFSI, a tração integral eletrificada e-tron quattro e tecnologias individuais, como a luz LED Matrix e a iluminação laser Audi, representam um elevado nível de inovação e avanço tecnológico. O primeiro carro de competição totalmente elétrico da Audi fez então a sua estreia na Fórmula E, antes de a marca enfrentar os desafios extremos do Rali Dakar e concluí-lo com sucesso enquanto o primeiro fabricante a utilizar um sistema de propulsão eletrificado.

Sérgio Gonçalves
Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.