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Opel Mokka em Portugal

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O novo Mokka é a primeira entrada da Opel num segmento que tem registado rápido crescimento. Apesar de ter apenas 4,28 metros de comprimento, o novo Mokka oferece um habitáculo espaçoso para cinco pessoas, sentadas em posição relativamente elevada. O modelo faz jus à filosofia da Opel de aliar design moderno a funcionalidade e a tecnologias inovadoras, tornando esta combinação acessível a um leque alargado de consumidores.

O Opel Mokka traz novas tecnologias para o segmento dos SUV sub-compactos, nomeadamente os faróis direccionais adaptativos AFL+, o suporte integrado para bicicletas FlexFix e os bancos ergonómicos, entre outros. Dos sistemas destinados a conferir maior conforto e segurança à condução merecem destaque o controlo de estabilidade electrónico ESC, o controlo de tração (TC) e os sistemas de ajuda ao arranque em subidas (HSA) e de controlo de estabilidade em descidas (HDC).

A gama em Portugal é composta por um motor 1.6 a gasolina com 115 cv, um 1.4 Turbo a gasolina com 140 cv e um turbodiesel 1.7 CDTI com 130 cv. Além de tracção às rodas dianteiras, o Mokka pode estar equipado com transmissão integral ‘inteligente’ AWD. Este sistema transfere automaticamente potência para as rodas traseiras quando é necessário obter maior capacidade de tracção.

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Condução dinâmica ajustada a estilos de vida activos

O Opel Mokka combina funcionalidade e conforto com um toque de aventura. Um dos fulcros do processo de desenvolvimento do Mokka foi o chassis, concebido pela equipa de engenharia da Opel em Rüsselsheim. O chassis do Mokka foi desenhado para ir ao encontro dos padrões europeus, permitindo alguma aventura em todo-o-terreno.

Para além das versões com tracção dianteira, o Mokka possui variantes com tração integral AWD que conferem capacidades dinâmicas e de tracção acrescidas. Um dos principais componentes do sistema é o módulo de comando electrónico, bem como a embraiagem multidiscos eletromagnética. Os sensores do sistema avaliam em permanência dados como a taxa de guinada, as acelerações lateral e longitudinal, o ângulo de viragem, a velocidade das rodas, a posição do pedal do acelerador, as rotações do motor e o binário.

Quando se circula numa estrada normal em piso seco, a potência é aplicada apenas às rodas dianteiras, garantindo um consumo de combustível reduzido. Consoante as condições da estrada e do tipo de condução adoptado, a tracção pode variar até uma distribuição máxima de binário de 50-50 entre eixos, designadamente se o piso estiver escorregadio. Sempre que o sistema detecta situações de aderência precária, o módulo de transferência de binário (TTD) actua automaticamente, de forma perceptível para o condutor, dirigindo potência para as rodas traseiras para maximizar o comportamento dinâmico e a capacidade de tracção. Isto acontece em acelerações mais vigorosas ou em curvas descritas a velocidades mais elevadas, ou quando uma das rodas tem falta de tracção. Com todos os seus componentes, o sistema AWD pesa apenas 65 quilogramas.

O chassis do Mokka garante níveis elevados de conforto a bordo e comportamento dinâmico referencial, mesmo em pisos difíceis. O trabalho da equipa de engenharia da Opel incidiu na optimização da suspensão dianteira MacPherson.

As molas são capazes de compensar cargas laterais e foram adicionados apoios com dois vectores de carga, estabilizadores reforçados e casquilhos de duas ligações com o objectivo de obter elevados padrões de comportamento em estrada e de assegurar o melhor isolamento de ruídos e vibrações. Para a suspensão traseira, a equipa de engenharia da Opel escolheu um eixo de torção composto, moldado em forma de ‘U’ com apoios à frente das rodas.

Os engenheiros da Opel optaram pela instalação de um sistema de direcção assistida eléctrica (EPS). Este dispositivo proporciona assistência variável de acordo com a velocidade do automóvel, com grande precisão de resposta, contribuindo decisivamente para a poupança de combustível.

Dois motores a gasolina e um turbodiesel

A gama de motores disponíveis para o Mokka contempla três unidades eficientes, com sistema Start/Stop nas versões de caixa de velocidades manual. O acesso à gama de motores a gasolina é feito através do 1.6 ‘atmosférico’ com 115 cv de potência e 155 Nm de binário, que consome 6,5 l/100 km e emite 153 g/km de CO2.

Segue-se o 1.4 Turbo com 140 cv e 200 Nm de binário. Inicialmente este motor terá acoplada uma caixa de velocidades manual, surgindo mais tarde a versão com caixa automática. O Opel Mokka 1.4 Turbo AWD atinge uma velocidade máxima de 190 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos. O consumo de combustível no ciclo combinado é de 6,4 l/100 km, equivalendo a emissões de 149 g/km de CO2.

O Mokka está também disponível com motor turbodiesel 1.7 CDTI com 130 cv (96 kW) e 300 Nm de binário máximo. Este motor conta com uma escolha mais alargada de transmissões repartidas entre versões com caixa manual de seis velocidades e tracção dianteira ou AWD, ou com caixa automática de seis relações e tracção dianteira. O Mokka 1.7 CDTI com caixa manual e tracção dianteira é um dos automóveis mais eficientes do seu segmento, com consumos de apenas 4,5 l de gasóleo aos 100 km no ciclo combinado (120 g/km de CO2). Esta mesma versão do Mokka consegue atingir 187 km/h de velocidade máxima, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 10,5 segundos.

Sistemas de apoio à condução garantem segurança e conforto

Com o novo Mokka a Opel introduz pela primeira vez no segmento dos SUV de dimensões compactas um leque alargado de sistemas de assistência à condução que é exclusivo da marca. Estas tecnologias reforçam a segurança e o conforto, tornando esta combinação acessível a um leque mais vasto de consumidores. Entre elas estão o sofisticado programa de electrónico de estabilidade (ESPPlus), que inclui o sistema de ajuda ao arranque em subidas (HSA) e de controlo de estabilidade em descidas (HDC). O controlo electrónico de tracção, de série em todas as versões do Mokka, actua como um diferencial antipatinagem. Os algoritmos especiais da programação deste sistema elevam a patamares superiores o comportamento dinâmico do SUV da Opel.

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O sistema de faróis direccionais adaptativos AFL+ da terceira geração baseia-se em tecnologia bi-xénon. Este sistema adapta automaticamente a intensidade e o alcance dos feixes luminosos, ajustando-os para a iluminação ideal em zonas urbanas, em estradas nacionais ou em autoestradas. Entre as muitas funções do AFL+ estão as luzes para condições atmosféricas adversas, luzes de cruzamento e de curva e comutação automática entre médios e máximos.

A câmara dianteira ‘Opel Eye’ de segunda geração está na base das funções de detecção de sinais de trânsito (TSR), aviso de saída de faixa (LDW) e alerta de colisão dianteira (FCA). O sistema FCA alerta o condutor com avisos sonoro e visual numa situação crítica de colisão iminente com o veículo da frente. O aviso de saída de faixa alerta o condutor se este, inadvertidamente, sair da faixa de rodagem. Os engenheiros da Opel aperfeiçoaram também o sistema de detecção de sinais de trânsito que, além de sinais circulares, passa também a reconhecer sinais rectangulares como os das autoestradas e sinais de limitação de velocidade a uma distância de 60 metros. O sistema consegue ainda ler painéis dinâmicos de LED

Todos estes dispositivos tecnológicos contribuem para evitar infracções de trânsito ou acidentes causados pela fadiga do condutor.

Bancos ergonómicos AGR e sistema de transporte integrado de bicicletas FlexFix

O Opel Mokka pode ser equipado com bancos ergonómicos certificados pelos especialistas em ergonomia da Aktion Gesunder Rücken e.V. (AGR). O banco do condutor regulável em 8 vias é o primeiro banco do segmento a merecer por parte da AGR o seu prestigiado selo de certificação. O processo de certificação do banco envolveu um conjunto de dez critérios, tais como o apoio lombar ajustável em quatro vias e a adaptação exacta dos contornos das costas do banco à curvatura natural da coluna vertebral. Além disso, este banco ergonómico conta com opções de regulação adicionais, tais como inclinação, apoio lombar suplementar e extensão de apoio para as pernas. Os encostos de cabeça possuem regulação em quatro sentidos.

A capacidade de carga do Mokka pode ser alargada com o sistema de transporte de bicicletas FlexFix de segunda geração. Exclusivo da Opel, este avançado porta-bicicletas está integrado no para-choques traseiro, encontrando-se sempre a bordo. O sistema FlexFix do Mokka permite transportar uma bicicleta com peso até 30 kg, podendo ser montado um adaptador que aceita duas bicicletas adicional (carga total de 60 kg). Mesmo com três bicicletas instaladas, o sistema FlexFix faculta a abertura do portão traseiro do Mokka, dando acesso rápido à bagageira através da inclinação das bicicletas.

No habitáculo, o banco traseiro do novo Opel pode ser rebatido na proporção 60-40, criando uma superfície plana de carga.

Design moderno e funcionalidade requintada

O novo SUV da Opel engloba os pontos fortes tradicionais da marca: condução dinâmica, versatilidade no quotidiano e design moderno. Com a chegada do Mokka, o segmento dos SUV de dimensões compactas recebe uma nova filosofia de design, já conhecida de outros modelos da Opel, que alia ‘arte escultural e engenharia alemã’. O Opel Mokka exibe uma atitude ousada num conjunto de linhas esculpidas e elegantes, sem deixar de manter uma aparência musculada e dinâmica. A grelha dianteira pronunciada e as proteções em torno dos para-choques e dos arcos das rodas são realçadas pelo típico motivo de ‘lâmina’ da Opel nos flancos da carroçaria, criando uma dinâmica de movimento. O porte do Mokka é também sublinhado pela altura ao solo, que o habilita a pisar outros caminhos, bem como pelas vias largas com 1540 mm.

O habitáculo do novo Mokka também possui os traços que caracterizam os produtos mais recentes da Opel. As linhas amplas do tablier prolongam-se até às portas, criando um ambiente envolvente. A configuração do habitáculo segue também os princípios da Opel de versatilidade, funcionalidade e facilidade de utilização. Ao todo, existem 19 espaços para arrumação, entre eles, o duplo porta-luvas, o compartimento de arrumação fechado na consola central e as profundas bolsas nas portas dianteiras e traseiras. A volumetria do compartimento de bagagens poder ir até 1372 litros, o que atesta que o carácter versátil e familiar do novo Mokka.

Com todos estes atributos, o Opel Mokka vai ao encontro das exigências do quotidiano e dos passeios de fim de semana. Sente-se totalmente à vontade em meios urbanos e possui, simultaneamente, vocação para enfrentar caminhos mais exigentes.

Os estudos de mercado que a Opel realizou mostraram que o cliente-tipo do Mokka tem cerca de 40 anos e um estilo de vida muito activo, no qual as actividades de lazer desempenham um papel importante. Atendendo a isso, o Mokka conta com tecnologias como o sistema de câmara dianteira ‘Opel Eye’ e o suporte integrado para bicicletas FlexFix, adequando-se a quem pretenda compensar a azáfama do quotidiano com actividades de lazer nos tempos livres.

O novo Opel Mokka em Portugal

A gama do novo Mokka em Portugal contempla dois motores a gasolina 1.6 (tracção dianteira) e 1.4 Turbo (tracção integral), e o turbodiesel 1.7 CDTI (tracção dianteira ou tracção integral), enquadrados em dois níveis de equipamento: Cosmo e Cosmo Plus. Do equipamento de série extremamente completo fazem parte ar condicionado, quatro vidros eléctricos, espelhos eléctricos, computador de bordo, rádio-leitor de CDs com sistema de telefone mãos-livres Bluetooth, alarme, ESP (com HSA – assistência ao arranque em planos inclinados, e HDC – controlo de estabilidade em descidas), programador de velocidade, airbags frontais/laterais/cortina, sistema Isofix para fixação de cadeiras de criança, e jantes de liga leve 18”.

Os preços iniciam-se em 21.720 euros para a versão 1.6 Cosmo de tracção dianteira. A opção turbodiesel 1.7 CDTI Cosmo com transmissão às rodas da frente é proposta por 25.470 euros.

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