Menu Fechar

Correia de distribuição: O que precisa saber

correia de distribuição

A correia de distribuição é um dos componentes mecânicos mais importantes na grande maioria dos automóveis, onde a manutenção e a respetiva mudança é essencial para que o motor do seu automóvel funcione de forma adequada. Existem automóveis com corrente de distribuição metálica e outros com correia (dentada) em borracha, e é em relação a estes últimos que iremos elucidar os leitores sobre o que é, para que serve, e quando deve ser mudado.

Este componente é sem sombra de dúvidas, uma das peças mais importantes para o funcionamento do motor, já que tem como principal tarefa a sincronização de todos os componentes que permitem que este trabalhe corretamente, sejam eles os êmbolos e o seu movimento, seja às válvulas e noutros casos até mesmo a bomba de água. O equilíbrio e sincronização de todos estes componentes só funcionam com a respetiva correia de distribuição.

correia de distribuição

Olhando mais em pormenor para a correia, esta é fabricada em borracha, não só pela resistência que possuiu como permite um baixo nível de ruído quando se encontra em movimento.

A correia trabalha com uma polie fundamental para o seu correto funcionamento, onde além deste, existe também um tensor cuja sua função é criar a tensão necessária na correia de forma a manter o seu alinhamento.

Por fim como referenciámos, em muitos automóveis também existe um terceiro componente que trabalha com a correia de distribuição, ou seja, a bomba de água. A função desta é fazer circular todo o líquido de arrefecimento pelo motor.

motor com correia de distrbuição

Manutenção da Correia de distribuição

Quando se muda a correia de distribuição é aconselhável mudar também a bomba de água (e o próprio tensor), mesmo sabendo que poderá estar a funcionar corretamente, pois pelo valor da mesma e longevidade possível, poderá poupar dinheiro senão tiver que pagar a mão-de-obra mais tarde só para mudar esse componente.

É importante frisar que as correias de distribuição devem ser substituídas de acordo com os prazos e recomendações do fabricante automóvel.

Estes prazos para a mudança deste componente variam de marca para marca, e até mesmo em vários modelos do mesmo fabricante.

Muitos aconselham a substituição ao fim 5 anos ou 100.000 kms, outros ao fim de 10 anos ou se o automóvel tiver percorrido uma distância de 240.000 kms. Ou seja conforme o que fizer primeiro, se percorrer poucos quilómetros terá que a substituir pela idade, e vice-versa.

correia de distribuição partida

A correta montagem da correia é essencial não só para o bom funcionamento da mesma, como pelo desgaste que esta irá ter durante o período de utilização. Mesmo depois de ter instalado o kit de distribuição, convém de tempos a tempos (se possível) verificar o estado da mesma, a fim de detetar se o desgaste desta não é anormal.

Problemas na correia de distribuição

Os problemas poderão ser facilmente detetáveis, e podem ser tão diferenciados como: desgaste excessivo, cortes na correia, residios de óleo ou outros. Se forem detetados a tempo poderão poupar-lhe muitas centenas de euros.

Se por acaso acontecer uma falha catastrófica neste componente, como a correia partir por exemplo, o motor irá sofrer consequências muito graves.

Esta anomalia danifica as válvulas, empena as árvores de cames, sendo isto causado pela dessincronização entre a correia de distribuição e o próprio motor.

kit de correia de distribuição com bomba de água

Mesmos os fabricantes que usam correntes metálicas de distribuição, podem sofrer de uma falha do mesmo tipo, ainda que estes casos sejam menos frequentes.

Este sistema tem a vantagem de não necessitar de manutenção, e são poucos os casos em que são substituídos. Contudo a sua maior desvantagem em alguns casos, é provocar um maior ruído de funcionamento.

Existem inúmeras marcas no mercado de peças que fabricam e comercializam as peças que compõem o kit da correia de distribuição, e a grande maioria já oferece packs com tudo incluindo, como a correia mais a bomba de água, tensor e polie.

Para uma correta substituição da correia de distribuição e respetivos componentes aconselhamos que esta operação seja feita por profissionais especializados em oficinas credenciadas.

Sérgio Gonçalves

2 Comments

  1. Leonor

    Gostaria de saber o que poderá estar a causar após mudar a correia distribuição e apos alguns kmd o carro deita água fora, é uma viatura Mercedes com bloco renault. Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.