Características que um bom piloto precisa ter

Published On 26 de Agosto de 2017 | Opinião

f1 grand prix Características que um bom piloto precisa ter

Entrar em um carro, pilotar e vencer um circuito é muito mais difícil do que parece. Para o piloto ter sucesso na pista, além de um bom carro ele precisa ter várias características que diferenciam um piloto comum de um piloto campeão. E há vários campeões e profissionais desse sector que falam o que essas pessoas necessitam para diferenciar-se do comum.

Tudo começa pelo físico do piloto, pois ele precisa ser um verdadeiro atleta para ser capaz de corresponder ao exigido dentro das pistas. “É muito importante ter bons hábitos. Uma corrida gera muito stress aos pilotos, pois o coração trabalho muito e o calor pode desidratar. Se o piloto não estiver bem fisicamente, ele vai sucumbir as condições externas”, afirma o engenheiro de carros Travis Mehlinger.

Claro que há exceções. As condições físicas não são tão relevantes em competições pequenas de turismo ou kart que não exigem tanto como no carro de fórmula. Para participar de torneios entre amigos no fim-de-semana a preocupação com esse lado também é secundária.

A mentalidade, no entanto, precisa ser igual para todos os pilotos de todas as categorias e isso é um importante atributo. “Para ser competitivo na pista, os pilotos precisam ser focados no que fazem. A concentração permite com que eles adaptem-se a condições climáticas, momentos diferentes na corrida e outras surpresas que podem aparecer. Tudo isso é vital”, diz Mehlinger.

Isso fica ainda mais evidente em pilotos de alto nível e que competem entre os melhores. “Não há exceção na Fórmula 1. É um dos desportos mais exclusivos do mundo. A habilidade de controlar carros desse tipo exige muito mais do que o comum”, afirma Frank Williams, fundador da equipa Williams.

O tipo de personalidade também ajuda a construir um piloto campeão. Uma vez o três vezes campeão de Fórmula 1 Nelson Piquet disse que um bom piloto precisa mostrar personalidade forte em momentos decisivos para gerar grande desempenho em etapas importantes. E isso é um paralelo que o automobilismo faz com outros desportos, pois isso é necessário em vários outros. Por exemplo o póquer, que a personalidade de um profissional vencedor segue padrão parecido.

“Todos pilotos de alto nível são pessoas com personalidades complexas. Os melhores pilotos da Fórmula 1 são pilotos motivados, eles não aceitam ficar em segundo. São pessoas extremamente competitivas. É isso que fazem eles tão bons”, diz Williams.

Assim como em outros desportos, o treinamento também é fundamental para um piloto ter destaque, pois ele precisa conhecer todos os detalhes de cada circuito para estar no seu melhor. “Um profissional preguiçoso em qualquer sector não consegue ter sucesso. O mesmo acontece nas pistas, é claro. Se você não fizer seu trabalho antes de todas as corridas, é facto que o resultado não vai ser bom. Tudo é consequência do trabalho de todos os dias da semana”, opina Keke Rosberg, uma vez campeão da Fórmula 1.

O trabalho em equipa também não pode ficar fora dessas características. Existem pilotos que brigam com os companheiros, mas o trabalho realizado com o staff técnico não pode ter falhas. É o que diz o campeão mundial Jenson Button: “Se você não tiver um grupo de pessoas capacidades para montar um carro de qualidade, não tem como vencer um campeonato. É facto que eles fazem parte de cada vitória conquistada”.

Apenas ter o talento para pilotar o carro em qualquer competição está longe de ser a única qualidade necessária para vencer nas pistas. Trabalho em equipa, dedicação nos treinos, físico privilegiado e muito empenho são características que complementam um bom carro. Sem isso, como dizem os grandes pilotos, fica muito difícil conquistar as competições.

Segue-me

Rui Augusto

Fundador e editor do Autoblog.pt. Entusiasta de automóveis nas suas várias facetas. Apostou na internet há 13 anos atrás e criou um dos sites sobre automóveis mais visitados em Portugal. Ocupa parte do seu tempo a criar conteúdos de grande qualidade, contando já no seu portefólio com alguns dos mais reconhecidos blogs de Portugal.
Segue-me

Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.