Menu Fechar

Vista explodida de carros e motores

golf-2-desmontado

Certamente muitos de vocês ficam fascinados pelas imagens de vista explodida ou de motores e carros desmontados, mostrando em detalhe os vários. Lembro-me claramente de ver nas revistas da época a imagem de um Golf II todo desmontado, mostrando todos os componentes lado a lado, evidenciando a complexidade e multiplicidade de componentes.
Estas imagens servem vários propósitos, um deles é para verificar e mostrar o estado dos componentes depois de testes de longa duração. Várias publicações automóveis executam testes com milhares de km com um determinado carro. No final desmontam o carro e analisam o desgaste dos vários componentes. O processo é mostrado com uma fotografia dos vários componentes alinhados junto à carroçaria do carro.

1987_ruf_ctr_yellowbird

Alguns preparadores de automóveis usam este tipo de imagem para promover as suas preparações, mostrando os vários componentes que são adicionados a um carro. As minhas preferidas são a da RUF com os vários componentes como o roll-bar, jantes ou travões. Também a HPA divulgou imagens do GOLF 4 R28 com os diversos componentes que a empresa modifica no carro.

112_0412_02z_Tuners+Volkswagen_HPA_Golf_R28+Overhe  ad_Disassembled_View

Fascinantes são também as vistas explodidas e os desenhos técnicos. Este tipo de imagens e diagramas são um excelente complemento para qualquer manual técnico. As vistas explodidas mostram os vários componentes mas também a posição e sua ordem de montagem.

dsc_5254

Nestas vistas os vários componentes são mostrados separados por uma determinada distância ou suspensos, numa vista tridimensional. O objecto é representado como que se tivesse havido uma explosão controlada oriunda do centro do objecto, causando a separação das peças. Este tipo de vistas e diagramas são usados em manuais de instruções e outro tipo de manuais técnicos.

ortega-cosmic-thing-2002

Não se pense contudo que este tipo de representação é recente! Este tipo de representação gráfica foi inventado já há muito tempo e foi aperfeiçoada por Francesco di Giorgio e Leonardo da Vinci.

Mas também os artistas têm usado este tipo de representação para realizar autenticas esculturas. Quem já viu um Formula 1 explodindo? O artista Holandês Paul Veroude desfez literalmente alguns carros da Formula 1 e pendurou milimetricamente as várias peças com fios de nilon, criando assim uma vista explodida real. O resultado é que se vê nas fotos e foi visto já em vários locais em exposição.

honda-f1-01

honda-f1-02

Divirtam-se com as seguintes imagens. Clickando é possível visualiza-las em tamanho maior.

Rui Augusto
Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.