Certamente muitos de vocês ficam fascinados pelas imagens de vista explodida ou de motores e carros desmontados, mostrando em detalhe os vários. Lembro-me claramente de ver nas revistas da época a imagem de um Golf II todo desmontado, mostrando todos os componentes lado a lado, evidenciando a complexidade e multiplicidade de componentes.
Estas imagens servem vários propósitos, um deles é para verificar e mostrar o estado dos componentes depois de testes de longa duração. Várias publicações automóveis executam testes com milhares de km com um determinado carro. No final desmontam o carro e analisam o desgaste dos vários componentes. O processo é mostrado com uma fotografia dos vários componentes alinhados junto à carroçaria do carro.
Alguns preparadores de automóveis usam este tipo de imagem para promover as suas preparações, mostrando os vários componentes que são adicionados a um carro. As minhas preferidas são a da RUF com os vários componentes como o roll-bar, jantes ou travões. Também a HPA divulgou imagens do GOLF 4 R28 com os diversos componentes que a empresa modifica no carro.
Fascinantes são também as vistas explodidas e os desenhos técnicos. Este tipo de imagens e diagramas são um excelente complemento para qualquer manual técnico. As vistas explodidas mostram os vários componentes mas também a posição e sua ordem de montagem.
Nestas vistas os vários componentes são mostrados separados por uma determinada distância ou suspensos, numa vista tridimensional. O objecto é representado como que se tivesse havido uma explosão controlada oriunda do centro do objecto, causando a separação das peças. Este tipo de vistas e diagramas são usados em manuais de instruções e outro tipo de manuais técnicos.
Não se pense contudo que este tipo de representação é recente! Este tipo de representação gráfica foi inventado já há muito tempo e foi aperfeiçoada por Francesco di Giorgio e Leonardo da Vinci.
Mas também os artistas têm usado este tipo de representação para realizar autenticas esculturas. Quem já viu um Formula 1 explodindo? O artista Holandês Paul Veroude desfez literalmente alguns carros da Formula 1 e pendurou milimetricamente as várias peças com fios de nilon, criando assim uma vista explodida real. O resultado é que se vê nas fotos e foi visto já em vários locais em exposição.
Divirtam-se com as seguintes imagens. Clickando é possível visualiza-las em tamanho maior.
- PKE Automotive aposta em novo configurador - 12 de Novembro de 2018
- Standvirtual celebra 14º Aniversáriocom campanha de descontos - 13 de Setembro de 2018
- Projeto ‘round trip without sleep’ - 9 de Dezembro de 2017
ver a imagem do motor de automóveis