• Twin Cam

    A árvore de cames é o componente que controla a abertura e fecho das válvulas de admissão e de escape. Antigamente este componente encontrava-se montado lateralmente. Com o evoluir da tecnologia passaram a montar-se na cabeça do motor. Quando um motor apresenta duas árvores de cames montadas na cabeça do motor (uma para comandar as válvulas de admissão e uma para accionar as de escape) chama-se Twin Cam ou DOHC.

     
  • Avanço da ignição

    Entre o instante em que a vela emite a faísca e a combustão da mistura carburante se realiza existe um intervalo de tempo na ordem de alguns milissegundos. Para que a queima da mistura carburante se dê quando o êmbolo se encontra perto do ponto morto superior (altura que a compressão é máxima ) é então necessário que a faísca seja dada uns graus de rotação da cambota antes do ponto morto superior. A esta antecipação da faísca dá-se o nome de avanço à ignição.A velocidade dos pistões é directamente proporcional à rotação do motor. Isto significa que, quanto mais […]

     
  • IDS

    IDS significa Indemnização Directa ao Segurado. É o acordo celebrado entre a maioria das seguradoras do mercado que permite ao tomador do seguro, no âmbito do Seguro Automóvel, resolver o sinistro junto do próprio segurador, o qual pagará directamente ao seu segurado os prejuízos, evitando que este tenha que contactar o segurador do terceiro responsável. O acordo é aplicável a acidentes ocorridos em Portugal, onde intervenham apenas dois veículos com seguro válido e de onde resultem apenas danos materiais inferiores a determinado montante. É ainda necessário que a Declaração Amigável de Acidente Automóvel se encontre devidamente preenchida e assinada por […]

     
  • Questionário de Seguro

    Documento frequentemente anexado pelo segurador à proposta de seguro, destinado a recolher informações sobre o tomador do seguro e/ou segurado, necessárias para o segurador avaliar o risco que se quer segurar.

     
  • Ecotaxa

    A Ecotaxa destina-se a financiar a recolha selectiva e o tratamento dos pneus usados. A ecotaxa a aplicar aos pneus novos vendidos varia consoante o peso dos mesmos. No caso dos pneus para automóveis de passageiros/turismo a taxa é de 1,20 euros, para os todo-o-terreno é de 2,11 euros, para os comerciais de 1,84 euros e para os pesados de 8,86 euros. A Ecotaxa vem discriminada num item específico da factura de qualquer pneu vendido.

     
  • VIN

    Significa Vehicle Identification Number, ou Número de Identificação de um Veículo. Trata-se de um número de série único utilizado na indústria automóvel para identificar os automóveis. Este número foi usado inicialmente em 1954, principalmente na indústria automóvel Norte-Americana, mas foi posteriormente standardizada, definida na norma ISO3833 e é agora usada globalmente. O VIN é composto por 17 caracteres, que incluem letras e números. Apenas não são usadas as letras I, O e Q, para evitar qualquer tipo de confusão com os números 1 e 0. No VIN identifica-se o fabricante do Automóvel, as características do veículo, o ano, a fábrica […]

     
  • Seguro de danos próprios (automóvel)

    Coberturas facultativas que podem acrescer ao seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel, nomeadamente no que diz respeito a danos sofridos pelos veículos seguros. As coberturas mais comuns são as relativas a choque, colisão e capotamento, a incêndio, raio ou explosão e a furto ou roubo.

     
  • Seguro Automóvel

    Contrato através do qual o segurador cobre os riscos a que estão expostos os veículos terrestres a motor (automóveis, motociclos, etc.), incluindo a responsabilidade civil decorrente da respectiva circulação, bem como coberturas facultativas, tais como danos próprios, assistência em viagem e protecção jurídica. Poderá encontrar mais informação sobre o seguro automóvel aqui.

     
 
 
 
 

Recomendado_

 
 
 
 
 
 

Tens uma história interessante?

contacto
 
 

teste