• Amortecedores – A sua importância na segurança do seu automóvel

    Amortecedores – A sua importância na segurança do seu automóvel

    O sistema de suspensão do seu automóvel é onde se encontra uma das suas peças mais importantes, os amortecedores. Estes são um dos elementos fundamental que compõe todo esse sistema e como tal trabalham em conjunto com outras peças mecânicas. A suspensão no seu todo tem como principais funções, manter o nível correto da altura ao solo do automóvel, reduzir o efeito do impacto das estradas e manter o correto alinhamento do veículo. Para controlar e reduzir os movimentos da carroçaria e do próprio chassis do automóvel, existem então os amortecedores. As principais áreas do funcionamento dos amortecedores A dinâmica […]

     
  • Correia de distribuição: O que precisa saber

    Correia de distribuição: O que precisa saber

    A correia de distribuição é um dos componentes mecânicos mais importantes na grande maioria dos automóveis, onde a manutenção e a respetiva mudança é essencial para que o motor do seu automóvel funcione de forma adequada. Existem automóveis com corrente de distribuição metálica e outros com correia (dentada) em borracha, e é em relação a estes últimos que iremos elucidar os leitores sobre o que é, para que serve, e quando deve ser mudado. Este componente é sem sombra de dúvidas, uma das peças mais importantes para o funcionamento do motor, já que tem como principal tarefa a sincronização de […]

     
  • Pneus para SUV – As escolhas para o consumidor

    Pneus para SUV – As escolhas para o consumidor

    Num mercado automóvel cada vez mais “inundado” de automóveis com características do tipo SUV, este tipo de veículo com capacidade de transportar condutor, passageiros e bagagem tanto em alcatrão como fora dele, não sendo jipes “puros e duros”, e onde grande parte destes nem tração integral possuiu, é aqui que os pneus para SUV com a tecnologia mais recente fazem toda a diferença. Este tipo de veículos, devido à maior altura ao solo superior aos automóveis convencionais, permitem algumas incursões em pisos de terra sem prejudicar o conforto nem danificando o automóvel em si. Os modelos com estas características têm […]

     
  • O catalisador

    O catalisador

    O catalisador consiste num dispositivo utilizado para a redução das emissões de gases que são propagados através dos escapes, por meio de uma redução dos componentes tóxicos tal como os óxidos de azoto, monóxido de carbono e hidrocarbonetos. É também conhecido por conversor catalítico. De uma breve forma pode-se dizer que um catalisador funciona através de um circuito fechado onde se inclui uma redução catalítica seletiva, uma oxidante catalítica e um sensor de oxigénio para a regulação da entrada de oxigénio / combustível no motor. Prevendo a oxidação do monóxido de carbono e dos hidrocarbonetos a dióxido de carbono e […]

     
  • Faróis de nevoeiro

    Faróis de nevoeiro

    Pode não ser visível à primeira vista a importância dos faróis de nevoeiro, mas podem fazer toda a diferença na condução em condições de pouca visibilidade e a ATE preocupa-se com a segurança dos condutores. E é uma questão lógica que os faróis sejam utilizados para determinadas situações, de intempéries ou situações de escuridão que são agravadas com nevoeiro, neve, ou alguma outra substância que reduza a visibilidade. Os faróis de nevoeiro podem ser instalados na parte da frente (dianteiros), como na retaguarda do carro (traseiros). Faróis de nevoeiro dianteiros fornecem um feixe amplo em forma de barra de luz […]

     
  • A evolução do turbo

    A evolução do turbo

    A história da sobrealimentação é bastante antiga e tem as suas origens pouco depois da criação do motor de combustão interna. No final do século XIX era evidente para muitos engenheiros que a potência de um motor de combustão interna poderia ser aumentada com o aumento da quantidade de ar que fosse admitida, desde que acompanhada pelo combustível necessário. A forma mais óbvia de conseguir isso seria através de uma espécie de bomba que pudesse sobrecarregar a mistura. Interessa notar que por esta altura os motores eram muito pouco eficientes em várias áreas. Já em 1885 e 1896, Gottlieb Daimler […]

     
  • A evolução do ABS

    A evolução do ABS

    O lançamento no mercado do ABS pressupôs uma revolução tecnológica que, além de melhorar significativamente a segurança activa dos veículos, também serviu de base para a criação de outras inovações electrónicas no automóvel. O sistema anti bloqueio de travagem (ABS) é um sistema de segurança do que evita o bloqueio de uma ou mais rodas durante a travagem, conseguindo, deste modo, o controlo e uma imobilização rápida e segura do veículo. É um sistema automatizado que usa os princípios do limiar e cadência de travagem, que foi praticado por condutores hábeis, com a geração anterior de sistemas de travagem que […]

     
  • Travões de cerâmica – Super eficácia

    Travões de cerâmica – Super eficácia

    Sabemos que o tempo passa e por vezes nem damos conta. Parece que ainda foi ontem que os primeiros F1 usaram os discos de travão em carbono. Não passaram assim tantos anos quando na década de 80 haviam sido estreados pela primeira vez. Foram instalados nos Mclaren MP4, por decisão de John Barnard. Os discos em carbono apresentavam duas enormes vantagens. A primeira dessas vantagens, é porventura a mais fundamental, é que os travões de disco em carbono praticamente não apresentam diminuição de eficiência com o aumento de temperatura das superfícies de atrito, fenómeno que, nos discos tradicionais em liga […]

     
 
 
 
 

Recomendado_

 
 
 
 
 
revista bediferent
 
 
 

Tens uma história interessante?

contacto
 
 

teste