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Válvula EGR (Exhaust Gas Recirculation)

valvula egr

A recirculação de gases de escape é um conceito utilizado nos motores dos automóveis desde a década de setenta com o objectivo de reduzir as emissões de NOx.

O controlo das emissões dos gases de escape continua a ser um problema de todos os motores de combustão, sejam eles a gasolina ou diesel. Os fabricantes têm hoje em dia maiores preocupações ambientais e incorporam nos automóveis diversos sistemas para reduzir essas emissões. Um dos compostos que faz parte das emissões dos motores é o NOx. Este composto formado por uma molécula de nitrogénio e outra de oxigénio decorre da temperatura elevada no interior da camara de combustão associado à presença de oxigénio e atinge o seu valor mais elevado quando a mistura ar combustível é levemente pobre, ou seja, próxima da relação estequiométrica (14,7:1). Para reduzir os óxidos de nitrogénio (NOx) utilizam-se os sistemas de recirculação dos gases de escape.

Está provado que a recirculação de uma parte dos gases de escape (entre 20 a 30%) na mistura admitida nos cilindros permite reduzir a pressão média efectiva do motor e em consequência disso a temperatura máxima dentro da câmara de combustão também reduz, pelo que, nestas circunstâncias, a formação de óxidos de nitrogénio é mais pequena.

Para que a percentagem dos gases de escape reintroduzidos na admissão seja a mais aconselhável e não ultrapasse a percentagem referida anteriormente, utiliza-se uma válvula especial, mais conhecida por EGR (Exhaust Gas Recirculation). A função desta válvula é controlar o fluxo dos meios complementares directamente ligados ao sistema de gestão do motor.

Ao reintroduzir gases de escape, que são pobres em oxigénio, no motor estamos a reduzir o teor de oxigénio do ar introduzido nos cilindros.

esquema-funcionamento-egr

Os gases de escape provenientes da EGR, quando combinados com os vapores de óleo que vêm do Carter, formam uma mistura pastosa, estreitando a passagem do ar de admissão aos cilindros, provocando um estrangulamento das prestações.

A grande desvantagem deste sistema, reside no facto de que ao entrar na admissão grande quantidade de gases de escape, todo o colector de admissão ficará sujo, levando o motor a perder eficácia prematuramente.

Funcionamento da EGR

A quantidade de gases de escape admitidos nos cilindros, é inversamente proporcional à carga dada pelo acelerador. Portanto, deste modo, temos a EGR no máximo de abertura ao ralenti, e a mesma fechada quando o pedal do acelerador é completamente pressionado.

Sistema EGR

O sistema é composto basicamente de: válvula EGR, circuito de controlo e dispositivos e métodos de avaliação da quantidade de gases recirculação.

A válvula EGR encontra-se localizada num tubo entre o colector de escape e o colector de admissão. Duma forma muito simples o seu funcionamento baseia-se no vácuo criado no lado da admissão. As válvulas utilizadas diferenciam-se basicamente, pela forma como são controladas, pelo que podem ter um controlo pneumático ou electrónico. Hoje em dia, o controlo da maior parte das válvulas é electrónico e, dentro destas, a valvula EGR mais usado é do tipo linear.

Tipos de Válvulas EGR

As válvulas EGR diferenciam-se essencialmente pela forma como são controladas.
1. Controlo pneumático:

  • de diafragma único
  • de diafragma duplo e contrapressão positiva
  • de diafragma duplo e contrapressão negativa
  • 2. Controlo eletrónico:

  • EGR digital
  • EGR linear
  • com motor de passo
  • Atualmente o tipo de válvula EGR mais usado é de controlo electrónico e linear. Neste sistema, a válvula EGR é acionada por um solenoide integrado no corpo da válvula EGR juntamente com o sensor de posição da válvula. A ligação eléctrica da válvula passa, por isso, cinco terminais: dois correspondem ao solenoide de accionamento da válvula EGR e três ao sensor de posição (massa, alimentação e sinal de posição).

    Funcionamento defeituoso

    Muitas vezes o funcionamento defeituoso da válvula EGR é causadora de uma quebra de rendimento do motor com o consequente aumento do consumo e das emissões de gases de escape, pelo que convém proceder à sua substituição ou limpeza, um processo que é bastante simples. É preciso ter em atenção que na maior parte dos casos a limpeza pode ser suficiente, poupando-se assim uma reparação cara com a sua substituição.

    limpeza da EGR

    Remoção da EGR

    A EGR pode também ser fechada fisicamente através de dois processos: com a interrupção do canal de vácuo que activa a válvula ou também electronicamente em certos automóveis.

    A principal vantagem da EGR ser fechada electronicamente em detrimento de um fecho físico, é a ausência de erros na centralina, e, como esta funciona na mesma linha de vácuo do servo-freio, a segurança e o comportamento ficarão inalterados. Um procedimento para desligar a EGR eléctronicamente num VW pode ser visto no link.

    Fechando a EGR não se aumenta a potência máxima do motor, mas em cargas parciais do acelerador a resposta do motor é melhor e a longo prazo não será preciso fazer a limpeza do colector de admissão. Existem no mercado diversas empresas a comercializar supressores de EGR para substituição fisica da válvula.

    supressor-egr

    Rui Augusto
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    7 Comments

    1. Nuno S.

      Já estive a tentar e não obtive sucesso… Os valor estavam como indicado, mas ao aplicar o New Value 33768 e carregando em Test, no campo Test Value apareceu 33638… e o botão Save não saiu de sombreado. Alguma dica?
      Basta desligar eletronicamente ou recomendas aplicar tb a junta cega?

    2. Fernando Figueiredo

      Tenho um RAV4 com 240000km que apresenta falhas internmitentes em termos de potência, ou seja em estrada por vezes o prece perder a aceleração e aleatoriamente volta ao normal. Alguma dica que me possa ajudar a perceber o que se está a passar? Obrigado

    3. José Correia

      As vávulas funcionam mal quando sujas de carvão, ou quando se funde algum filamento de indicador de pressão e neste caso perde rendimento. Só sugidade pode acender luz, e não perder pressão, isto nos renaults, no para e arranca. Quando se anda todos os dias distâncias curtas convém dar ao fim de semana uns 10 a 15 Km acima dos 120 km/hora para desonbstruir, porque o reaproveitamento dos gases acontece até aos 60/80 quando se pucha. a partir daí, ela não precisa de actuar em auto-estrada e velocidade de cruzeiro.

    4. Luís Raposo

      Boa tarde vi este site queria pedir uma informação sobre a vavula GR se é boa ideia desactivar electronicamente ou por uma junta cega e aonde posso comprar essa junta cega e para uma Renalt laguna 2.2 dci de 02/2003 se me poderem ajudar agradeço sem outro assunto Luís Raposo

    5. Mariana

      Bom dia,
      Tenho uma VW Califórnia.
      Em 2012 tive que trocar a peça por uma nova. Agora, em 2016, estou com o mesmo problema. Estão a pedir-me 700€. Será que me pode dar alguma dica onde comprar mais barato ou onde posso mandar desligar?
      Muito obrigada,
      Mariana

    6. Alfredo Costa Pereira

      tenho um jaguar s type 2.7 D. As válvulas EGR só deram problemas! Anulei-as eletronicamente mas não as isolei mecanicamente com uma junta cega. Resultado dei cabo dos turbos! Devo isolar mecanicamente com uma junta cega?

    7. manuel sousa

      boa tarde , alguem me pode ajudar ?? tenho uma carrinha mercedes cdi220 w 203 e quando mantenho a velocidade constante perde a força tenho que desligar a chave para ficar normal , se fizer uma viagem com a aceleração alternada nada disto acontece

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