valvula egr Válvula EGR (Exhaust Gas Recirculation)

A recirculação de gases de escape é um conceito utilizado nos motores dos automóveis desde a década de setenta com o objectivo de reduzir as emissões de NOx.

O controlo das emissões dos gases de escape continua a ser um problema de todos os motores de combustão, sejam eles a gasolina ou diesel. Os fabricantes têm hoje em dia maiores preocupações ambientais e incorporam nos automóveis diversos sistemas para reduzir essas emissões. Um dos compostos que faz parte das emissões dos motores é o NOx. Este composto formado por uma molécula de nitrogénio e outra de oxigénio decorre da temperatura elevada no interior da camara de combustão associado à presença de oxigénio e atinge o seu valor mais elevado quando a mistura ar combustível é levemente pobre, ou seja, próxima da relação estequiométrica (14,7:1). Para reduzir os óxidos de nitrogénio (NOx) utilizam-se os sistemas de recirculação dos gases de escape.

Está provado que a recirculação de uma parte dos gases de escape (entre 20 a 30%) na mistura admitida nos cilindros permite reduzir a pressão média efectiva do motor e em consequência disso a temperatura máxima dentro da câmara de combustão também reduz, pelo que, nestas circunstâncias, a formação de óxidos de nitrogénio é mais pequena.

Para que a percentagem dos gases de escape reintroduzidos na admissão seja a mais aconselhável e não ultrapasse a percentagem referida anteriormente, utiliza-se uma válvula especial, mais conhecida por EGR (Exhaust Gas Recirculation). A função desta válvula é controlar o fluxo dos meios complementares directamente ligados ao sistema de gestão do motor.

Ao reintroduzir gases de escape, que são pobres em oxigénio, no motor estamos a reduzir o teor de oxigénio do ar introduzido nos cilindros.

esquema funcionamento egr Válvula EGR (Exhaust Gas Recirculation)

Os gases de escape provenientes da EGR, quando combinados com os vapores de óleo que vêm do Carter, formam uma mistura pastosa, estreitando a passagem do ar de admissão aos cilindros, provocando um estrangulamento das prestações.

A grande desvantagem deste sistema, reside no facto de que ao entrar na admissão grande quantidade de gases de escape, todo o colector de admissão ficará sujo, levando o motor a perder eficácia prematuramente.

Funcionamento da EGR

A quantidade de gases de escape admitidos nos cilindros, é inversamente proporcional à carga dada pelo acelerador. Portanto, deste modo, temos a EGR no máximo de abertura ao ralenti, e a mesma fechada quando o pedal do acelerador é completamente pressionado.

Sistema EGR

O sistema é composto basicamente de: válvula EGR, circuito de controlo e dispositivos e métodos de avaliação da quantidade de gases recirculação.

A válvula EGR encontra-se localizada num tubo entre o colector de escape e o colector de admissão. Duma forma muito simples o seu funcionamento baseia-se no vácuo criado no lado da admissão. As válvulas utilizadas diferenciam-se basicamente, pela forma como são controladas, pelo que podem ter um controlo pneumático ou electrónico. Hoje em dia, o controlo da maior parte das válvulas é electrónico e, dentro destas, a valvula EGR mais usado é do tipo linear.

Tipos de Válvulas EGR

As válvulas EGR diferenciam-se essencialmente pela forma como são controladas.
1. Controlo pneumático:

  • de diafragma único
  • de diafragma duplo e contrapressão positiva
  • de diafragma duplo e contrapressão negativa
  • 2. Controlo eletrónico:

  • EGR digital
  • EGR linear
  • com motor de passo
  • Atualmente o tipo de válvula EGR mais usado é de controlo electrónico e linear. Neste sistema, a válvula EGR é acionada por um solenoide integrado no corpo da válvula EGR juntamente com o sensor de posição da válvula. A ligação eléctrica da válvula passa, por isso, cinco terminais: dois correspondem ao solenoide de accionamento da válvula EGR e três ao sensor de posição (massa, alimentação e sinal de posição).

    Funcionamento defeituoso

    Muitas vezes o funcionamento defeituoso da válvula EGR é causadora de uma quebra de rendimento do motor com o consequente aumento do consumo e das emissões de gases de escape, pelo que convém proceder à sua substituição ou limpeza, um processo que é bastante simples. É preciso ter em atenção que na maior parte dos casos a limpeza pode ser suficiente, poupando-se assim uma reparação cara com a sua substituição.

    limpeza da EGR

    Remoção da EGR

    A EGR pode também ser fechada fisicamente através de dois processos: com a interrupção do canal de vácuo que activa a válvula ou também electronicamente em certos automóveis.

    A principal vantagem da EGR ser fechada electronicamente em detrimento de um fecho físico, é a ausência de erros na centralina, e, como esta funciona na mesma linha de vácuo do servo-freio, a segurança e o comportamento ficarão inalterados. Um procedimento para desligar a EGR eléctronicamente num VW pode ser visto no link.

    Fechando a EGR não se aumenta a potência máxima do motor, mas em cargas parciais do acelerador a resposta do motor é melhor e a longo prazo não será preciso fazer a limpeza do colector de admissão. Existem no mercado diversas empresas a comercializar supressores de EGR para substituição fisica da válvula.

    supressor-egr

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    Rui Augusto

    Fundador e editor do Autoblog.pt. Entusiasta de automóveis nas suas várias facetas. Apostou na internet há 13 anos atrás e criou um dos sites sobre automóveis mais visitados em Portugal. Ocupa parte do seu tempo a criar conteúdos de grande qualidade, contando já no seu portefólio com alguns dos mais reconhecidos blogs de Portugal.
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