
Hoje dá-se o início da produção da nova quinta geração do MINI Cooper na casa da MINI, a fábrica de Oxford.
Os colaboradores da fábrica da MINI em Oxford juntaram-se à Directora da MINI, Stefanie Wurst, para um evento especial no local, no qual o primeiro modelo de três portas foi conduzido para fora da linha de produção por Charlie Cooper, neto do lendário John Cooper, cuja herança inspirou o nome Cooper.
O novo MINI Cooper é a última geração a ser construída no Reino Unido, com as três fábricas do BMW Group no Reino Unido a contribuírem para a produção: A fábrica do BMW Group em Swindon produz prensas e subconjuntos de carroçaria, enquanto os mais recentes e altamente eficientes motores a gasolina de três e quatro cilindros são construídos na fábrica do BMW Group em Hams Hall, em North Warwickshire. Por fim, estas peças são reunidas na fábrica do MINI em Oxford, onde se efectua a produção da carroçaria, a pintura e a montagem final.
Desde o lançamento do primeiro MINI moderno em 2001, mais de 4,4 milhões de MINIs foram produzidos na Grã-Bretanha – incluindo 150.000 modelos MINI Electric que foram construídos entre 2019 e 2023.

Com o seu elevado nível de flexibilidade, competitividade e experiência, a fábrica MINI Oxford desempenha um papel importante na rede de produção do BMW Group e está atualmente a preparar-se para construir dois novos modelos MINI totalmente eléctricos a partir de 2026. O BMW Group terá então investido um total de mais de 3 mil milhões de libras esterlinas nas fábricas de Swindon, Hams Hall e Oxford.
Anunciado no mês passado, o novo MINI Cooper chega como o terceiro membro da nova família MINI, juntando-se ao MINI Cooper Electric e ao novo MINI Countryman. Disponível em duas variantes: o MINI Cooper C e o MINI Cooper S, o mais recente modelo de três portas combina os valores tradicionais da marca com tecnologia inovadora e orientada para o futuro.
A silhueta exterior do modelo apresenta superfícies claras, saliências curtas e um capot compacto que, combinados com uma distância entre eixos longa e contrastante, atingem as proporções típicas do MINI. No interior, o interior é minimalista, com todo o cockpit centrado em apenas três elementos: um revolucionário ecrã OLED circular, o novo volante Vescin e a barra de comando.
- Vitória com emoção especial de Nuno Pinto no Templários Rally Classic - 27 de Abril de 2025
- A Boreham Motorworks revela o Ford Escort Alan Mann 68 Edition: A mais pura continuação do Ford Escort Mk1 de sempre - 24 de Abril de 2025
- Os ícones dos ralis regressam à subida de montanha Hagerty de 2025 em Shelsley Walsh - 24 de Abril de 2025