No passado, nos saudosos tempos dos bólides de Grupo B do mundial de ralis, o Audi S1 era sinónimo de vitórias, ousadia, inovação, enorme potência e muitos fãs da Audi e de automóveis em geral não acham muita piada ao facto da marca alemã ter colocado a sigla S1 num citadino compacto.
Ainda assim a famosa empresa de tuning ABT do grupo Volkswagen, pegou no Audi S1 e deu-lhe ainda mais potência, algo que transfigura ainda mais o pequeno pocket rocket.
Quem lhe dissesse que num passado recente que iria poder comprar “citadinos” com mais de 300 cavalos de potência, provavelmente acharia que era uma piada.
Contudo a ABT prova que é bem real, já que o pacote de modificações que oferece permite à motorização de 2,0 litros turbo (TFSI) ganhar 77 cavalos em relação ao S1 convencional, para um total de 310 cavalos e 440 Nm de binário.
Valores notáveis que são transmitidos ao solo através de um sistema de tração integral e uma caixa manual de 6 velocidades.
Este incremento de potência é feito através de uma nova centralina (Power New Generation) que melhora significativamente o mapa da unidade de comando original.
Com o aumento de potência é preciso mais controlo e como tal a ABT disponibiliza um upgrade para a suspensão que permite baixar a altura ao solo em 30mm.
As jantes oferecidas pelo preparador alemão são de 18 polegadas de diâmetro com cores específicas (gunmetal), ou um set de jantes (ainda) mais leves, as Z5 em titânio mate.
No capítulo estético a ABT oferece um kit aerodinâmico, com spoilers incorporados nos pára-choques. No interior também é possível ver os novos tapetes e uma luz integrada para que o condutor saiba que está a entrar para um S1 ABT.
Não foram reveladas as performances nem o custo desta preparação.
- Renault 5 Turbo 3E uma lenda renascida, como modelo de produção - 14 de Dezembro de 2024
- DS N°8: UM CONVITE A VIAJAR EM MODO ELÉTRICO - 13 de Dezembro de 2024
- ŠKODA ELROQ: O PRÓXIMO CAPÍTULO DA MOBILIDADE ELÉTRICA NO POPULAR SEGMENTO DOS SUV COMPACTOS - 12 de Dezembro de 2024