Menu Fechar

Automobili Pininfarina Battista Edizione

O espírito do lendário piloto Giuseppe ‘Nino’ Farina – o primeiro Campeão do Mundo de F1 de sempre – regressou às ruas do Mónaco, 76 anos após a sua vitória no icónico circuito. O sobrinho do fundador da Carrozzeria Pininfarina, Battista ‘Pinin’ Farina, é a inspiração por detrás do Automobili Pininfarina Battista Edizione Nino Farina. O hiper GT puramente elétrico que leva o seu nome foi para a pista para um regresso emotivo antes do ABB FIA Formula E Monaco E-Prix 2024, conduzido pelos pilotos da Mahindra Racing Nyck de Vries e Edoardo Mortara.

Percorreram o famoso circuito de rua, passando por secções icónicas como Saine Dévote, Casino Square e Grand Hotel Hairpin – as mesmas curvas que Nino Farina teria experimentado em 1948.

A Battista Edizione Nino Farina está limitada a apenas cinco exemplares únicos e presta homenagem à lenda das corridas nascida em Turim. Cada carro da série celebra um dos cinco marcos da incrível carreira de Nino Farina nas corridas, assegurando que cada colecionador terá uma obra-prima de design italiano única.

Em 1950, Nino Farina competiu nas primeiras corridas de Grande Prémio formalmente organizadas pela FIA – o atual Campeonato do Mundo de Fórmula 1 – liderando uma equipa de três carros. A sua carreira de grande sucesso incluiu várias vitórias notáveis, incluindo o seu famoso triunfo nas ruas de Monte Carlo em 1948. O seu legado, caracterizado por uma reputação destemida ao volante e pela paixão pelo desporto, continua a cativar os entusiastas de todo o mundo.

A Automobili Pininfarina teve acesso aos recursos e à experiência da Mahindra Racing através da relação única entre as duas marcas pertencentes ao Grupo Mahindra.

O inconfundível design exterior apresenta uma profunda e rica pintura em vermelho Rosso Nino, complementada por uma pintura especial na parte inferior da carroçaria, com acabamentos em Bianco Sestriere e Iconica Blu, com jantes Glorioso Gold e um vistoso grafismo lateral “01”.

O exterior apresenta o Pack Furiosa, que inclui um splitter dianteiro revisto em fibra de carbono, lâminas laterais e difusor traseiro, com uma risca de giz Bianco Sestriere, e o Pack Carbon Accent com acabamento em Carbono Preto Exposto Signature.

Os detalhes escuros estendem-se ao tejadilho Goccia, enquanto o Pack Joalharia Exterior tem acabamento em alumínio escovado, anodizado a preto. Isto complementa as pinças de travão pretas e os anéis de bloqueio central, que têm acabamento em alumínio escovado anodizado em preto.

Os pormenores subtis fazem referência a Nino Farina, com uma gravação “Nino Farina” na unidade dos faróis, também em alumínio escovado anodizado a preto, enquanto a asa de carbono do lado do condutor apresenta um gráfico “Nino Farina”.

No interior, o banco do condutor tem acabamentos em Alcantara Preto, com um banco do passageiro contrastante com acabamentos em Alcantara Bege, ambos com elementos em Couro de Luxo Sustentável Preto. Os encostos de cabeça personalizados apresentam uma coroa de louros bordada e o grafismo “01” em dourado no lado do condutor, enquanto o encosto de cabeça do passageiro apresenta o logótipo “f” da Automobili Pininfarina em vermelho. As costas de ambos os bancos são em Rosso Nino, a condizer com o exterior.

Os cintos de segurança Iconica Blu fazem referência aos pormenores exteriores, com um contraste de dois tons personalizado em bege e vermelho no túnel central, no painel de instrumentos e nos bancos. Os pormenores escuros também podem ser encontrados no interior, com a Joalharia Interior com acabamento em alumínio escovado, anodizado em preto.

O automóvel de estrada mais potente de Itália é alimentado por um grupo motopropulsor de última geração que debita 1.900 cv e 2.340 Nm de binário. O primeiro hiper GT puramente elétrico do mundo utiliza uma bateria de iões de lítio de alta capacidade de 120 kWh contida numa caixa de fibra de carbono forte mas leve. A sua tecnologia exclusiva de controlo de arranque contribui para uma aceleração de carros de Fórmula 1, 0-100 km/h em 1,86 s e 0-200 km/h em apenas 4,75 segundos.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.